∞∞∞∞∞∞∞∞

quinta-feira, 3 de março de 2011

Reabertura da Biblioteca Municipal Mário de Andrade


Em janeiro acontece a reabertura da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Serão 13 eventos, de janeiro a maio, com curadoria musical de Anna Maria Kieffer, realizados sempre aos sábados, entre 16h e 19h (com exceção do evento do dia 12 de fevereiro, entre 15h e 18h). O projeto constitui uma ampliação do trabalho realizado pela curadora no CD Cancioneiro da imigração e ressalta, agora, não apenas o que as comunidades de imigrantes guardam de mais tradicional, mas também seu histórico de integração à cidade e as outras comunidades. A curadora criou um projeto com apresentações temáticas tendo no repertório obras relativas às comunidades árabe, italiana, russa, japonesa, germânica, húngara, andina, judaica, espanhola, polonesa, portuguesa, coreana e africana. Os eventos serão gratuitos!

No ano de 2004, Anna Maria Kieffer editou, pela Akron, o CD livro-duplo Cancioneiro da imigração que retrata a prática musical entre comunidades de imigrantes na cidade de São Paulo, num total de 520 músicos divididos entre representantes de 3 populações formadoras e 12 comunidades de imigrantes.

Agora, a convite da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a Akron volta ao tema em outro recorte. A primeira abordagem foi o que se pode chamar de “memória do navio”, neste segundo projeto, ressalta-se não apenas o que as comunidades guardam ainda de mais tradicional mas também seu histórico de integração à cidade e a outras comunidades.

O projeto terá:

1. Uma mesa-redonda com dois debatedores especialistas em temas relativos a cada comunidade, mediados pelo curador da Sessão de Obras Raras da Biblioteca que falará, também, sobre livros e documentos importantes que integram seu acervo e que dizem respeito à comunidade em questão.

2. Uma apresentação musical

A série completa de apresentações, num total de 13 eventos, sempre aos sábados entre 16h e 19h (com exceção do evento do dia 12 de fevereiro, entre 15h e 18h) terá início a 29 de janeiro de 2011 e será precedida pelo evento de reabertura, a 25 de janeiro, no qual se apresentarão organismos dos Corpos Estáveis do Teatro Municipal de São Paulo:

Coral Lírico
Coral Paulistano
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Veja a programação completa aqui.

Fonte: Vitruvius

Nenhum comentário:

Postar um comentário