∞∞∞∞∞∞∞∞

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dicas Práticas_Dor de Estômago nunca mais

Como o Ayurveda pode ajudar a aliviar incômodos, azia e queimações estomacais
Por Juliana Moraes
Revista Prana Yôga - 30/09/2008

Conhecida como uma das ciências médicas mais antigas, o Ayurveda é a medicina oficial da Índia e atua tanto na prevenção quanto na cura de doenças e mal-estar.

A filosofia dessa medicina, que tem mais de 5 mil anos, diz que o nosso corpo é composto por três tipos de doshas, considerados os elementos da natureza no homem: o Vata tem o predomínio do ar, o Pitta tem como principal elemento o fogo e o Kapha é caracterizado pela água. Quando qualquer uma dessas características entra em desequilíbrio, seja por excesso ou por falta, são sentidas alterações patológicas no corpo.

O dosha do estômago
Pitta é o humor biológico que, quando em desequilíbrio, ocasiona as dores de estômago, azias, queimações, gastrites e, até mesmo, úlceras. Para o médico Aderson Moreira da Rocha, Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, “os doshas desencadeiam doenças físicas e psicológicas porque a rotina é inadequada, há uma irregularidade nos hábitos alimentares e as emoções mal resolvidas também ajudam a desequilibrar esses elementos”.

A alimentação funciona como um dos principais meios de equilibrar o Pitta. “Ingredientes ácidos e picantes devem ser evitados, enquanto os alimentos amargos, como as verduras, e os doces, como as frutas, devem ser consumidos para o equilíbrio do elemento. A hortelã é um dos principais remédios para controlar o fogo estomacal”, afirmou dr. Aderson.

Sabrina Alves, terapeuta, 29, teve os dois tipos de gastrite, a H. Pylori (causada por bactéria) e a ocasionada por stress. “Apesar de ser vegetariana, sofri tanto que quase virou uma úlcera. Recorri à medicina ayurvédica para encontrar a cura. Fiz uma dieta de desintoxicação, tirei do cardápio todos os alimentos que continham glúten e tomava suco de clorofila de batata, um excelente cicatrizante”, contou.

O tratamento durou cerca de dois anos e foi à base de
ceno grego, uma erva medicinal, e lavagens de cólon do intestino com café, por ser regenerativo. Ela ainda mantém os hábitos saudáveis diariamente. “Para prevenir que a gastrite volte e fazer a manutenção da saúde do meu corpo, evito comer frutas ácidas e frituras, ainda não como pães integrais, nem farinha integral”, disse Sabrina.

Para regularizar o dosha, além de mudar os hábitos alimentares, existe a necessidade de cuidar da rotina também. “Precisamos de horários para a alimentação, cuidar das emoções, fazer a dieta adequada, praticar Yoga e meditação. Assim, o psicológico e o emocional proporcionarão um bem-estar físico”, disse dr. Aderson.

Cardápio ideal
Para equilibrar o seu dosha, você deve optar por alimentos que tenham a ação anti-Pitta, que sejam amargos, doces e adstringentes. Pitta absorve mais rapidamente alimentos com baixo teor nutritivo, o que significa que o organismo digere as toxinas com mais facilidade. Para isso, os alimentos devem esfriar o fogo presente no corpo. Consumir chás de ervas, leite, suco de frutas e água mineral e evitar bebidas alcoólicas são alternativas para desintoxicar o corpo e regularizar os doshas.

“O Ayurveda recomenda dividir o estômago em quatro partes: metade ou dois quartos devem ser preenchidos por alimentos, um quarto com um pouco de água (nunca gelada) ou chá de ervas e o último quarto deve permanecer vazio. A mensagem é: coma menos e procure mais qualidade que quantidade na sua dieta”, aconselhou dr. Aderson.

Receitas para quem tem gastrite
Vegetais crus, para Pitta, são muito aconselhados para controlar a dor de estômago. Na estação do inverno, cozinhe em água, ou refogue em ghee, pois gordura não é bom para a dieta. Batatas, repolho, couve de Bruxelas, brotos, chicória são os vegetais mais indicados.

Use condimentos e ervas suaves, com pouco sal e evite pimentas nas refeições. Coentro, canela e erva-doce são bem-vindos no tempero.

Para comer doces, o melhor tipo de açúcar é o mascavo. Todos os açúcares são bons, pois harmonizam as emoções dos pacientes Pitta. Evite adoçantes artificiais.

O Dr. Aderson dá uma receita de arroz de açafrão: (diminui Vata, diminui Pitta,
não altera Kapha quando consumido em quantidades moderadas)


Arroz de Açafrão
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
1/8 colher (de chá) de açafrão
1 colher (de chá) de sementes de cominho
1 xícara de arroz integral
3 xícaras de água
1/2 colher (de chá) de sal

Modo de preparo
Lave o arroz. Toste o açafrão e o cominho no fundo de uma caçarola de tamanho médio durante 2 a 3 minutos para extrair bem o sabor destes condimentos. Acrescente o arroz, a água e o sal, deixe levantar fervura, cubra e reduza o fogo. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos.


Meditação ajuda no equilíbrio
A inclusão do Ayurveda auxilia no equilíbrio do corpo e também do espírito. Para a mente alcançar um nível de silêncio, com consciência interna e paz, a meditação é uma importante ferramenta pregada nessa filosofia milenar. “Ela é um meio eficaz de aliviar as pressões mentais, o ritmo da respiração diminui, os batimentos cardíacos baixam, os músculos relaxam e as emoções se pacificam. Isso ajuda a diminuir em muito os problemas relacionados a stress e tensão e a reduzir hábitos pouco saudáveis, como o fumo, a bebida em excesso, uso de remédios para dormir e de tantas drogas químicas indesejáveis”, afirmou dr. Aderson.

Com o nível do stress dosado por meio da meditação, percebe-se que os transtornos estomacais podem ser diminuídos, já que uma das formas mais comuns de ter gastrite é devido ao stress. Assim, mente e corpo entram em equilíbrio saudável.

Postura e respiração que aliviam dor no estômago
A medicina ayurvédica e o Yoga são grandes aliados para sanar as dores estomacais. Para isso, os exercícios recomendados são aqueles relaxantes, harmônicos e refrescantes.

Para os exercícios relaxantes são recomendadas as meditações, que podem ser executadas sentadas ou deitadas.

Já para os harmônicos,
Balasana (Postura da Criança).
Sente-se sobre os pés em
Vajrasana. Curve-se à frente quando expirar. Coloque a testa no chão e mantenha os braços estendidos e a cabeça na linha do pescoço.


Um exercício refrescante é o
Shitali pranayama (inspiração com a língua em calha)

Coloque a língua em forma de calha entre os dentes semicerrados, projete-a para fora da boca, sem tensão. Faça uma inspiração completa pela boca, de modo que o ar atravesse o canal formado pela língua. Feche a boca com a língua recolhida e retenha o ar. Expire lentamente pelas narinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário