∞∞∞∞∞∞∞∞

segunda-feira, 15 de março de 2010

Estresse no Trabalho_2/2


Dicas de como evitar o estresse:

[Permita-se tempo extra]

Se dê mais tempo do que pensa precisar para chegar a qualquer compromisso ou encontro. Uma ligação para a companhia aérea antes de sair de casa para ver se o seu vôo está no horário pode evitar o estresse criado ao se apressar e tentar vencer o trânsito.


[Acorde mais cedo]

Ligue o alarme para se dar mais tempo de se aprontar para o dia. Ao evitar a correria diária para fazer as coisas, você pode começar o seu dia num ritmo mais calmo, o que será menos

estressante.


[Carregue números de telefones importantes com você]

Mantenha uma lista atualizada com números importantes e leve ela sempre com você para que não tenha o estresse adicional de ter que procurá-los quando precisar deles.


[Pegue instruções claras]

Repita os direcionamentos para a pessoa que os deu a você. Certifique-se de entender antes de começar. Evite o estresse de ir a algum lugar ou fazer algo sem ter a certeza de onde vai ou de como tem que fazer.


[Copie suas chaves]

Tenha cópias das chaves da casa ou do carro em algum lugar escondido ou com alguém de

confiança. Será mais fácil resolver o problema se algum dia você se trancar para fora do carro, de casa ou do escritório.


[Faça hoje]

Não deixe a procrastinação te causar estresse. Tome a decisão de tirar o tempo necessário para fazer o trabalho. Se for um projeto grande, divida-o em partes razoáveis. Estabeleça um objetivo para você mesmo. Uma vez que tenha começado, você será capaz de terminar.


[Conserte ou reponha itens dos quais depende]

Se algo não funciona, e você precisa disto regularmente, cuide do conserto ou reposição do item. Não se deixe aberto ao estresse de depender de algo que está quebrado.


[Faça o trabalho mais difícil na primeira parte do dia]

Assim você terá tempo depois para os trabalhos mais prazerosos. Evite o estresse de adiar este trabalho, e pensar que tem que fazê-lo durante o dia inteiro.


[Tenha um diário]

Coloque seus sentimentos e pensamentos no papel. Volte a eles alguns dias depois e note que

novas soluções e pontos de vistas vieram a você. Sinta-se livre para rasgar as páginas e jogá-las fora depois que resolver a situação.


[Viva um dia de cada vez]

Mantenha seu foco no hoje. O sol nasce no leste e se põe no oeste sem sua ajuda há milênios. Ontem e amanhã não estão sob o seu controle.


[Mantenha uma agenda]

Mantenha todos os seus compromissos - de negócios e sociais – centralizados em um só lugar para evitar ter que consultar sua “outra” agenda.


[Faça uma programação realista]

Permita que haja intervalos razoáveis entre os seus compromissos. Tire um tempo para rever o que aconteceu. Estar muito apressado durante todo o dia vai induzir seu corpo ao estresse.


[Faça planos alternativos]

Pense antecipadamente no que você fará caso seus planos originais não funcionem. Comunique-se com as outras pessoas envolvidas. Evite o estresse de ter que adivinhar o que as outras pessoas farão nestas situações.


[Prepare-se na noite anterior]

Antes de ir para a cama, separe suas roupas, faça o seu almoço e junte as coisas que precisará

para a manhã seguinte. Mexer em tudo para procurar as coisas e tentar preparar o que precisa de manhã pode fazer com que você inicie seu dia sob estresse.


[Ensaie visualizando]

Se você tem uma situação pela qual vai passar e que traz ansiedade, ensaie. Veja-se fazendo o que precisa obtendo os resultados positivos que espera. Na hora de realmente passar por ela, tudo parecerá mais familiar e menos assustador.


[Retire-se a solidão]

Passar um tempo com você mesmo, fazendo que precisa fazer, é uma defesa contra o estresse.


[Programe um tempo calmo diário]

Dê-se bastante tempo para auto-reflexão e restabelecimento. Mesmo que sejam apenas 20 minutos lendo o jornal, se fizer o que gosta e esperar ansioso por esse momento, isto pode contribuir para sua tranquilidade mental.


[Durma antes de decidir]

Antes de tomar qualquer decisão apressada, escreva o que quer fazer, coloque em algum lugar onde você não veja e espere até o dia seguinte, depois de uma noite de sono, antes de seguir em frente. Quando ler o que escreveu na manhã seguinte, veja se ainda quer aquilo.


[Escreva as coisas]

Faça anotações das coisas que precisa fazer. Tenha um livro ou uma lista de compromissos em um local que você possa achar quando precisar. Evite o estresse de ter que se lembrar das coisas que esqueceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário