∞∞∞∞∞∞∞∞

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dicas Práticas_Castanhas e Nozaes Germinadas e Deisdratadas


Nozes e castanhas germinadas é uma excelente opção em consumir oleoginosas no formato germinado. As nozes são alimentos ricos em ômega 3, 6 e antioxidantes poderosos como o selênio. Elas são crocantes e duram muito tempo na geladeira, pois foram desidratadas em baixa temperatura, mantendo assim a vida das enzimas.

Porque germinar?

O processo de germinanação elimina fitatos e substâncias tóxicas presentes naturalmente nas sementes que servem como mecanismo de
defesa das sementes contra a invasão de fungos, bactérias e micróbios.

Na natureza quando chega a temporada das chuvas elas liberam estas substâncias que as protegem para dar início a uma explosão de vida
e energia vital. Quando consumimos alimentos germinados, estamos consumindo alimentos que estão prontos para serem consumidos.

Porque desidratar?

Desidratar é uma técnica culinária que também encontramos na natureza. Exceto em países de clima quente e úmido. Já nos países de clima seco é muito comum encontrar frutas secas que
foram desidratadas na própria árvore. O desidratação tem uma função de conservar os alimentos de forma saudável sem uso de conservantes ou produtos químicos.

Porém quando desidratados estamos também concentrando o sabor e alterando a textura. As nozes quando estão desidratadas elas são crocantes e mantêm sua frescura pois a temperatura que desidratamos os alimentos está a baixo de 60C o que significa que elas estão com suas ezimas ativas uma vez que o processo de desidratação pode chegar até 65C sem problemas, pois na verdade a temperatura na superfície dos alimentos está a 42C devido a evaporação da água nos alimentos. Após 12h de secagem baixamos a temperatura para 45C e mantemos secando por mais 24h.

O processo é simples, basta deixar de molho as nozes por 12h depois levar ao desidratador a temperatura de 65C por 12h, após 12h baixar para 45C e esperar chegar na textura desejada.

Quanto torramos as nozes no forno, oxidamos os óleos essências, oxidamos alguns dos micro-nutrientes como os antioxidantes, e toramos os alimentos demasiadamente duros, já quando desidratamos mantemos os nutrientes e tormamos os alimentos em verdadeiros petiscos vivos.

Benefícios das Nozes e Castanhas Germindas:

Estes talvez sejam um dos super alimentos mais interessantes e mais controversos. O consumo de nozes é interessante, mas em pouca quantidade. Algumas nozes por dia é excelente para a saúde.

Elas são ricas em diversos tipos de minerais que não encontramos nas frutas e nas hortaliças. Um dos mais importantes e o ômega 3.As nozes são as melhores fontes deste óleo essencial para o nosso cérebro, olhos e sistema nervoso. Apesar de alguns estudos colocarem em questão o aproveitamento dos óleos essencias dos vegetais, não restam estudos que comprovem que sim ele pode ser absorvido tão bem quanto os óleos essênciais dos peixes, a diferença é que os óleos das nozes deve se ainda transformado pelo nosso organismo para uma melhor absorção.

Pela grande contaminação de mercúrio nos oceanos, sempre devemos alternar nossas fontes alimentares para alimentos alternativos e nunca ficarmos presos em uma única fonte.

Já as Castanhas do Pará são famosas por terem em alta concentração um dos antioxidantes mais importantes na prevenção de alguns tipos de câncer. O selênio também existe nas frutas e folhas verdes mas em 10 a 100x menor concentração que nas Castanhas do Pará.

Lembramos que o melhor seria germinar todo dia uma castanha do pará e consumir no dia seguinte. Adotar esta rotina seria ideal (tira uma da água e coloca outra), mas para quem vai viajar ou não tem disciplina ainda, nosso pacotinho de castanha do pará germinada e desidratada seria uma ótima opção em manter seu nível de selênio diário.

Nosso pacote de amêndoa e castanha de caju é uma delícia, além claro de serem ricas em proteínas e cálcio. As amêndoas são ricas em ômega 6, sendo assim, deveriam ser consumidas em menor quantidade que as nozes e a linhaça que é riquissima em ômega 3. Nossa linhaça não está germinada, ela deve ser consumida na forma de sucos, bem batidinha para que nossso corpo possa aproveitar ao máximo o ômega 3.

Tabela Nutricional de Não Germinados:

clique na imagem para ampliar

Quando um determinado tipo de proteína está elevado em nossa corrente sanguínea, isso significa que estamos inflamados, sendo assim, precisamos consumir alimentos anti-inflamatórios com valor positivo, ou seja, as nozes são excelentes para isso. Já os produtos de origem animal seriam os piores, pois são extremamnete inflamatorios. A rainha das sementes anti-inflamatórias é sem dúvida a linhaça. Ela tem o mais alto valor de todos os alimentos, 100g de linhaça tem índice anti-inflamatório elevado. Já o teor de selênio nas castanhas do pará, se mostram absurdamente maiores que em outros alimentos do reino vegetal. As amêndoas são ricas em proteínas e cálcio.

Agora compare com os salgadinhos de milho que as pessoa usam como lanches, as fatias de pão branco com manteiga e café, e responda você mesmo por que nozes desidratadas são uma ótima opção para saciar a fome de forma saudável e nutritiva.

DICAS

Excelente opção de lanche pois são crocantes e foram desidratadas em baixas temperaturas por 3 dias. Além disso são germinadas e perderam aquele leve amargo das nozes e ganharam um adocicado bem sutil.

Todos nós sabemos que devemos consumir mais gorduras boas e menos as gorduras ruins, mas fato é que precisamos de gordura para uma série de funções em nosso corpo, desde metabolizar hormônios ao transporte de nutrientes. Sendo assim se escolhemos opções saudáveis de gordura o nosso corpo para de ficar pedindo gorduras não saudáveis como frituras e saladas cheias de azeite.

Não acreditamos que as nozes devam fazer parte de nossa dieta em grande quantidade, mas sim devemos consumir pelo menos de 3 a quatro nozes por dia para ajudar nosso corpo a chegar ao tão importante equilíbrio.

Evite misturar o consumo de nozes com frutas, apesar de ser uma delícia juntas. Elas devem ser consumidas separadas em intervalos de 30 minutos a 1h. Mas claro que de vez em quando não tem problema. O ideal seria consumir nozes com vegetais e folhas raramente em pratos doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário