∞∞∞∞∞∞∞∞

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Como a Desordem Afeta Você_4/4

Sequência em 4 posts nos dias 03, 10, 17 e 24 de Outubro

13_A Desordem Cobra de Você um Custo Financeiro


Quanto custa para você manter toda esta bagunça? Às vezes a simples matemática é que traz as pessoas de volta ao bom senso no que se refere a desordem.


Façamos algumas somas. Vá a cada compartimento da sua casa e faça uma estimativa da porcentagem de espaço que é ocupada por coisas que você raramente ou nunca usa. Seja bastante honesto consigo mesmo ao fazer este trabalho. Se quiser encarar a verdade, inclua tudo aquilo que você não gosta, ou que não tenha usado de um ano pra cá e para uma abordagem mais branda, estenda o período de tempo para dois ou três anos.


Para quantificar tudo mais exatamente, faça uma lista em porcentagem e divida-a por cômodos. Pegue o total de porcentagem e divida pelo número de cômodos. Você obterá a média de entulho de sua casa ou escritório.


Talvez, você tenha atingido o estágio em que suas coisas inumdaram a sua casa, e você pode vir a pagar um depósito para conseguir guardar tudo. Qual o custo disso? Será que o uso do seu dinheiro vale realmente a pena? Não haveria algo mais em que você poderia utilizá-lo?


Além disso, há outras maneiras do hábito da bagunça cobrar de você outros custos. Há o custo do tempo que você gasta fazendo compras para aumentá-la, comprando algo para armazená-las, coisas como, caixas, prateleiras guarda-louças, arquivos, baús, ou em quartinhos, sótãos ou porões inteiros, tomados por coisas que você não usa mais.


Há ainda o custo para limpá-las, mantê-las em temperatura e umidade adequada, protegê-las contra cupins, traças ou pragas, e de transportá-las quando você muda de casa. Você pode decidir colocá-las no seguro e instalar um sistema de segurança para guardá-la.


Finalmente, há o tempo, o dispêndio e a energia emocional que custa para se livrar de tudo isso, quando você recobra o juízo. A bagunça merece isso?


14_A Desordem o Distrai de Coisas Importantes


Você é dono de suas coisas ou elas é que são donas de você?


Tudo o que você possui exerce um apelo sobre a sua atenção e quanto mais desordem você tem, mais sua energia é amarrada em assuntos mundanos. Vimos no item 13 que toda a sua desordem requer cuidado e o quanto ela custa.


Quando você se livra da sua bagunça, você fica livre para colocar as coisas importantes da sua vida em perspectiva em vez de ficar constantemente atolado nos detalhes da manutenção diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário