∞∞∞∞∞∞∞∞

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Interessante, não?!?_Mobiliário com PET

Esse tutorial está muitíssimo bem explicado pela Recicloteca. Eles ensinam fazer peças com resistência.

Veja e clique nas imagens para ampliar, se necessário:

O importante nessa montagem, é encaixar a peça c na peça b encostando o bico da garrafa no fundo. Da mesma forma, a garrafa a deve entrar com firmeza até o fundo da peça c e a cobertura com a peça d deve ficar bem justa.

Outro detalhe importantíssimo: use somente garrafas de dois litros.

Parte-se do princípio, óbvio, que todos esse móveis precisarão suportar o peso das pessoas. Para que isso aconteça sem maiores problemas, é necessário que a estrutura seja resistente. Uma garrada pet solta, não consegue suportar tanto peso, mas numa garrafa pet reforçada montada em módulos, a segurança necessária está garantida.

O segredo está em unir as peças de resistência duas a duas, depois essas duplas em duas, tornando-se quatro, depois essas quatro em duplas que se tornam oito e novamente até chegar no conjunto com dezesseis. O importante é que a cada vez que você una um conjunto desses, eles sejam bem envolvidos com uma fita adesiva larga de qualidade. Assim pode ter certeza de que seu móvel durará por muito tempo.

A dica é colar a fita adesiva com bastante pressão, para que as peças fiquem muito firmes.

O módulo com dezesseis peças é que será unido a outros iguais até chegar no tamanho do móvel que você deseja.


  • Para uma cama de solteiro serão necessários no mínimo 750 garrafas. Para uma cama de casal padrão você precisará de 1500 garrafas. As diferenças extras ficam por conta das cabeceiras e de como você deseja fazê-las.
  • Para um sofá de dois lugares você precisará entre 400 e 500 garrafas.`
  • Para uma poltrona são necessárias 250 garrafas.
  • para um pufe entre 40 e 50 garrafas.


Para criar uma espécie de encaixe para o seu colchão, ou saber como se fazem os braços e encostos dos sofás, confira a explicação na página da Recicloteca.

No caso da cama não é necessário colocar nenhum estrado sobre a estrutura. Um bom colchão com espuma firme é o suficiente.

Fonte: Blog Vila do Artesão, Recicloteca, Humanizarte e galeria Picassa de Carlos Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário