∞∞∞∞∞∞∞∞

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como organizar a despensa

Ter um bom estoque de despensa só é bom se você sabe o que você tem e pode encontrar as coisas facilmente. Uma despensa organizada deixa mais prazeroso o ato de cozinhar, já que tudo vai estar a seu alcance num piscar de olhos.

1. Passe algum tempo fazendo o pré-planejamento de seu armazenamento antes de começar a arrumação da despensa.
2. Tente organizar a despensa quando estiver sozinho. Assim você pode se concentrar.

3. Esvazie todas as prateleiras, não tente arrumar somente movendo as coisas de lugar.

4. Coloque os suprimentos em caixas ou em um balcão que fique próximo à despensa, enquanto limpa as prateleiras.

5. Limpe e seque tudo com um pano limpo e seco.

6. Não hesite em jogar fora comida velha ou itens que você possa não usar de novo.

7. Agrupe os itens por categoria. Por exemplo, use uma prateleira para massas e grãos, outra para ketchup, molho, extrato e outros produtos derivados do tomate e assim por diante.

8. Junte itens pequenos como caixas de gelatina e mistura instantânea para pudins em uma caixa ou vasilha plástica. É mais fácil encontrá-los quando estão em um mesmo lugar.

9. Coloque tudo em seus devidos lugares, e ao mesmo tempo, faça duas listas: uma é a de compras, com os itens que estão faltando e a outra é de idéias de como tornar sua despensa mais funcional.

10. Deixe os produtos procurados com mais frequência em uma prateleira que fique ao nível dos olhos.


11. Nas prateleiras mais baixas, guarde materiais de papel – guardanapos, toalhas e pratos descartáveis – e os produtos mais pesados como garrafas de refrigerante.

12. Guarde produtos de limpeza longe da comida.
13. Etiquete as prateleiras identificando o que está guardado em cada uma delas. A etiquetadora eletrônica facilita bastante esse trabalho e é muito útil para organizar toda a casa.

14. Se tiver espaço na parede ou porta de sua despensa, pendure ganchos onde possa pendurar a vassoura, um quadro de anotações para a lista de compras e outras coisas que tornem sua arrumação mais fácil.

DICA
Se você não conseguir encaixar tudo mantendo a arrumação, considere remover alguns dos itens não primordiais para guardá-los em outro local.

Fonte: OZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário