∞∞∞∞∞∞∞∞

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Como planejar o espaço da área de serviço

Como as áreas dos imóveis estão cada vez menores, a maior prejudicada quase sempre é a área de serviço. Veja aqui umas dicas de como racionalizar o uso do pouco espaço.

[Isole o ambiente]
Apesar de ser uma recomendação quase impossível para os projetos dos apartamentos atuais, o ideal é que a lavanderia não fique grudada na cozinha, para que as roupas lavadas não fiquem com cheiro de comida.
Se este for o caso, coloque uma porta entre a cozinha e a lavanderia.

[Escolha o piso adequado]
Escolha pisos resistentes à água e deixe uma base de alvenaria de aproximadamente 10 centímetros para os armários que estiverem próximos ao chão. Assim, eles não estragam com a umidade.

[Verifique a ventilação]
A área deve ser muito bem ventilada para que as roupas possam secar bem. Para isto, a presença de uma boa janela é fundamental, pois ela garante ventilação e iluminação natural.
Certifique-se de que o varal fique bem perto da janela. Planeje uma janela que tenha um tamanho igual à pelo menos um quinto do total da área de serviço.

[Verifique a iluminação]
Use lâmpadas fluorescentes, pois iluminam melhor e não esquentam.
Certifique-se que o tanque, a máquina de lavar e de secar e a tábua de passar roupa recebam boa iluminação. Ao planejar a área de serviço, lembre-se de colocar uma tomada para cada eletrodoméstico. Não sobrecarregue a parte elétrica utilizando adaptadores de tomada. O ideal é já pensar na disposição dos aparelhos antes de começar a construção. Se já tem uma lavanderia com tomadas insuficientes e mal distribuídas, chame um eletricista.

[Deixe as áreas de passagem livres]
Coloque ganchos para pendurar as vassouras e rodos. Coloque os cestos de roupas, material de limpeza e baldes em armários.Instale prateleiras caso não tenha armários suficientes.
Deixe os armários, máquinas e o tanque encostados na parede para não atrapalhar a movimentação no ambiente. A tábua de passar roupa deve ser do tipo que pode ser recolhida quando não está sendo usada, para não ocupar espaço. Os varais internos também devem ser do tipo suspenso.

[Organize os objetos de modo prático]
Tenha pelo menos dois cestos grandes separados. Um para roupas sujas e outro para roupas limpas. Além disso, coloque um cabideiro, próximo à tábua de passar, para pendurar as roupas passadas e utilize um organizador suspenso, perfeito para separar e organizar as roupas secas a serem passadas. Existem também suportes para se pendurar o ferro e a tábua de passar juntos, assim ficam em um só lugar e ocupam menos espaço. O ideal quando for guardar os produtos de limpeza é já deixá-los organizados por tipo e utilização: detergentes, limpeza pesada, etc.
Você também pode aproveitar o espaço para ter uma pequena lixeira para coleta seletiva e fazer com que todos da casa separem os itens que vão para reciclagem; hoje há modelos modernos que combinam com diversos ambientes da casa.

Fonte: OZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário