∞∞∞∞∞∞∞∞

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Trabalhar em casa_esbelecer novos hábitos_3/3

O livro “Working from home” traz seis passos para evitar o excesso de indulgências ao trabalhar de casa:

Passo 1_Trabalhe em um ritmo racional. Cuide-se: não pegue mais trabalho do que consegue fazer. Faça pausas. Aprenda a relaxar.

Passo 2_Vicie-se em coisas saudáveis. Existem atividades que podem “viciar” no bom sentido. Correr no parque, jogar golf, natação e tricô, para citar algumas.

Passo 3_Interaja frequentemente com as pessoas com as quais você se sente bem. Muitas vezes os excessos do home office surgem por conta da falta de convívio social do escritório tradicional. Utilize o telefone ou o e-mail para fazer contato para troca de idéias e eventuais catarses, ao invés de compensar esta solidão com comida, TV ou um copo de whisky no meio da tarde.

Passo 4_Planeje um “auto-agrado” diário. Uma ou duas vezes ao dia você pode se recompensar com pequenos “auto-agrados”, como por exemplo, passear em volta da quadra, tomar um banho relaxante, regar as plantas, comprar-se um pequeno presente, ler sua revista favorita, sentar-se no sol ou tirar um cochilo de 15 minutos depois do almoço.

Passo 5_Estipule algumas regras para os lanchinhos. Procure saber se a vontade de comer é fome, ou somente uma necessidade de fazer uma pausa. Se este for o caso, beba um copo de água e faça algo para se distrair por uns momentos, para então voltar ao batente. Se estiver realmente com fome, evite sentar-se para comer no local de trabalho. Saia do escritório e sente-se à mesa. Outro macete é comer meditando: faça uma pausa em silêncio antes de começar, dê pequenas mordidas e faça pausas entre elas, mastigue bem, concentre-se e observe o aspecto, cheiro e sabor do alimento. E pare de comer no momento em que se sentir saciado.

Passo 6_Para não comer besteiras, não as traga para dentro de casa. No nosso home office resolvemos a questão dos lanchinhos de uma maneira simples. Parte da idéia de que se você tiver um saco de batatinhas fritas em casa, eventualmente vai comê-las. Portanto o macete é nem comprá-lo. Substitua os salgadinhos, bolachas recheadas, bombons de chocolate, balas, café e refrigerantes por barrinhas de cereal, passas, frutas, chocolate escuro, nozes, castanhas, biscoitos integrais, chás descafeinados e sucos naturais para matar aquela fominha das quatro da tarde. Eu sei que para muita gente não é a mesma coisa. Mas posso garantir que gente acaba se acostumando. Esta é mais uma vantagem de trabalhar de casa. Uma vez no controle da situação – e com um pouco de disciplina – você aproveita o ambiente caseiro para escapar dos almoços fast-food e horas extras regadas a pizza fria dos escritórios tradicionais, e passa a cuidar melhor da sua alimentação.

E como quebrar hábitos errados? O primeiro passo é conscientizar-se de que o hábito existe. O segundo é corrigí-lo. Deve-se encontrar outras maneiras de lidar com as causas do hábito, na maioria das vezes o estresse no trabalho. E então substituir o velho hábito por um novo. Para ajudar nesta migração vale tudo: colar lembretes na porta da geladeira, programar o despertador para despertar na hora certa para o lanche ou quebrar costumes estabelecidos (por exemplo: se você está acostumado a fumar enquanto faz suas ligações do dia, experimente tomar um chá).

Artigo extraído do blog GO HOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário