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segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Home-Office_disciplina, foco e ação_1/3

1. Não transforme seu quarto de dormir em um escritório
Apesar de parecer uma boa idéia – principalmente se você mora em um lugar compacto – é o primeiro erro que você vai cometer no seu novo home-office. Pense antes se o que você quer é ter como companheiro de quarto pilhas de papel, equipamentos com fios por todo o lado, móveis, objetos, etc. Cedo ou tarde você vai precisar de um refúgio dentro de casa para se proteger do seu trabalho. Se ele estiver dentro do seu quarto, a divisão entre vida pessoal e profissional vai ficar ainda mais difícil de ser estabelecida.

2. Não utilize seu escritório como um “centro de convivência familiar”
Quanto mais distrações você tiver no seu escritório, menor o foco que conseguirá dar ao trabalho. O escritório deve ser um local destacado exclusivamente para trabalho. Por isso, para resistir à tentação de jogar videogame no meio do expediente, basta não deixá-lo dentro do escritório. O mesmo vale para assistir TV, ficar jogado no sofá conversando com os amigos ou cuidar do seu filho enquanto ele brinca com a guitarra estridente que toca sozinha.

3. Trabalhe em casa, mas não more no escritório
A maioria das empresas estabelece um horário de expediente, feriados e férias a cada ano trabalhado. Porém, quando o escritório fica na sua casa, é muito fácil cair na armadilha de não adotar as paradas dos escritórios tradicionais, e passar a trabalhar 24h seguidas. Você afetará sua vida pessoal. A solução está em estabelecer um expediente (e obedecê-lo), tirar pelo menos dois dias de folga na semana, não trabalhar em feriados, fazer diversas pausas no decorrer do dia e separar bastante tempo para ficar junto da família.

4. Não permita que a papelada e o equipamento do seu escritório tomem conta da casa
Quanto mais sua empresa crescer, mais espaço você vai precisar. Estabeleça fronteiras para que o escritório não invada a casa (e comece uma guerra). Encontre outras formas de armazenar sua papelada. Garagem, sótão ou porão, podem acomodar caixas de arquivo morto (mas não se esqueça de frequentemente checar se parte da papelada não pode ser jogada fora.

5. Não permita que trabalhos domésticos e hobbies desviem o foco do trabalho
A hora de trabalhar é sagrada!
Não é hora de trocar lâmpada, sair para comprar pão, bater papo no messenger ou checar sua página de orkut. Tem hora pra tudo. E além de se convencer disso, avise também as outras pessoas da casa: família e eventuais empregados.

6. Não encha a geladeira e a despensa com junk food
Se a tentação está a três passos de distância, previna-se já na lista de supermercado. Troque salgadinhos, refrigerante e bolachas por frutas, verduras picadas, frutas secas, saladas, barras de cereal, shakes de fruta, etc. Seja disciplinado neste departamento para não sair rolando do seu home-office. Por outro lado, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando para se tornar uma pessoa mais saudável.

7. Não fique esperando que o trabalho venha até você
Seja proativo. Prospecte. Anuncie.

8. Não espere ter sucesso do dia para a noite
Ao contrário do que “garantem” as empresas de marketing multi-nível do tipo “trabalhe em casa”, o sucesso é lento e muito trabalhoso. E isso é igual em qualquer o tipo de negócio: a verdadeira “fórmula mágica” de sucesso é trabalho duro + persistência.

9. Não ceda quando alguém tentar te remover do trabalho
O difícil de trabalhar em casa, é convencer os outros que isso não significa que você está à disposição. Seja para pegar os filhos de uma amiga na escola, jogar conversa no meio da tarde, ou sair com os amigos. Seja forte e não ceda, para não perder prazos, clientes e o grande privilégio de trabalhar de casa. Para argumentar contra insistentes, seja assertivo e deixe claro que está indisponível no momento, mas que poderá encontrar-se em determinado dia, hora e local.

10. Não espere conseguir trabalhar de forma eficaz com crianças “coladas” com você.
O home-office permite que você fique mais perto dos seus filhos. Isso não quer dizer que você vai conseguir trabalhar com crianças brincando dentro do seu escritório. Estabeleça limites, feche portas e contrate babás. Ou você não vai conseguir se comunicar de forma eficaz com seus clientes ou superiores.

Artigo extraído do Blog Go Home

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