∞∞∞∞∞∞∞∞

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Feng-Shui_5 S

Você já deve ter ouvido falar na organização do 5S. A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S: Seiri_Senso de Utilização, Seiton_Senso de Ordenação, Seisou_Senso de Limpeza, Seiketsu_Senso de Saúde, Shitsuke_Senso de Autodisciplina.

O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas.

Observando os métodos de gestão e o potencial das pessoas em variados ambientes, se, devidamente entendido e apresentado, o 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer circunstância.

[Seiri_Senso de Utilização]
Desenvolver a noção da utilidade dos recursos disponíveis e separar o que é útil de o que não é.
Destinar cada coisa para onde possa ser útil. O organismo de qualquer ser vivo faz isso. É a planta sugando do solo os nutrientes de que precisa, é o sistema digestivo dos animais absorvendo o que o organismo precisa, separando do que não precisa.

[Seiton_Senso de Ordenação]
Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa. As plantas mandam os nutrientes para os galhos, as folhas, flores, frutos, do mesmo modo que nosso sistema vascular alimenta todo nosso corpo.

[Seisou_Senso de Limpeza]
É tirar o lixo, a poluição; evitar sujar, evitar poluir. Cascas e folhas são eliminadas pela planta quando já cumpriram sua função. Nosso organismo se limpa no suor, na respiração, nas fezes e na urina e em muitas outras formas de se manter, de se livrar das toxinas e excessos.

[Seiketsu_Senso de Saúde]
Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental. A cada segundo, todo os organismos das plantas e dos animais se dedicam para manter sua integridade, sua saúde.

[Shitsuke_Senso de Autodisciplina]
Autogestão, cada um se cuidando, adaptando-se às novas realidades de modo que as relações com o ambiente e pessoais sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável. Plantas e animais se cuidam de forma natural. Nascem, crescem, se reproduzem, morrem. Não precisamos mandar uma planta praticar sua fotossíntese e nem a um gato que cuide de seu pêlo.

Neste nossa vida tão cheia de novidades e oportunidades, é o 5S que vai nos mostrar como melhor aproveitá-las para a Qualidade de Vida. Qualidade de Vida para a humanidade e, sobretudo, para o sistema biológico, do qual fazemos parte e sem o qual não podemos viver.


Aqui, um esquema pra colocar o 5s em prática, de uma maneira mais fácil e organizada, para obter uma melhora contínua e constante.

A Segunda-feira é um dia para prestar atenção na utilidade dos recursos que temos perto e dentro de nós: o tempo, a energia, o talento, as idéias, os objetos, usando o Senso de Utilização.
Na Terça-feira, o Senso de Ordenação, ajuda na atenção e ordem em que guarda e usa os objertos. Uma atividade que se repete todos os dias nos torna especialistas e, então, capazes de avaliar se ela está sendo feita da melhor forma possível. Melhore pelo menos uma ordem hoje.

Na Quarta-feira, melhore a limpeza, prestando atenção no ambiente em que passa, em que fica, em que interfere. Observe suas ações, seu relacionamento com o mundo e as pessoas. Neste dia, procure sujar menos e faça pelo menos alguma coisa para melhorar a limpeza.

Na Quinta, dia do Senso de Saúde, procure ser mais saudável, curtir o bom relacionamento com o mundo, com as pessoas. Padronize o que dá certo, o que fizemos de boas melhorias na segunda, na terça e na quarta.

Na Sexta, Sábado e Domingo assuma a responsabilidade com a autodisciplina. Nem todas as idéias que a gente tem de melhoria são praticáveis na hora. Às vezes, a gente não consegue fazer no dia e nem mesmo na semana. Há, portanto, três dias para reflexão e planejamento.

Na Sexta, ainda no ambiente de trabalho, repense e converse sobre suas idéias. Busque solução.

No Sábado e Domingo, leve o 5S para casa e o pratique também na vida doméstica, com a família, com a comunidade. Enquanto isso, sem maiores esforços de sua consciência, seu inconsciente está buscando a solução. De repente, surge uma nova idéia. A tranquilidade e conforto do final de semana termina com a feliz expectativa de chegar a Segunda-feira para aplicar a nova idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário