∞∞∞∞∞∞∞∞

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pense Nisso...Repensar o tecido pet é reutilizá-lo

Por denise rangel em 03/04/2012



Nos últimos anos, os consumidores que se preocupam com o ambiente, adotaram a ideia de reciclar garrafas de plástico para fazer algo usável, e, assim, mantê-las fora dos aterros e oceanos.
Uma destas iniciativas, é fazer um tecido a partir das garrafas pet, do qual se produzem as camisetas, mochilas, ecobags charmosíssimas e outros objetos. A malha PET é tão gostosa quanto o algodão, tem ótimo caimento, não desbota nem deforma, mesmo com sucessivas lavagens. É durável, confortável e ecológica.
No entanto, as camisas feitas de plástico reciclado não podem ser novamente enviadas para reciclagem. É claro que estaremos desviando milhões de garrafas de plástico dos oceanos e aterros ao transformá-las em produtos que serão utilizados pelas pessoas. Porém, este é um problema no qual precisamos pensar: o que fazer com as roupas de malha pet, ao final de sua vida útil? Como reaproveitá-las e evitar que voltem aos lixões?
Há várias maneiras de se resolver isto. Penso que, o mesmo destino que damos aos tecidos comuns, pode ser dado aos tecidos em pet. Fazer panos de limpeza, enchimentos de almofadas e pufes, são alguns exemplos. O importante é que as camisas feitas de pet não voltem para o ambiente, como muitas garrafas de plástico ainda, infelizmente, vão.
Reciclar é importante, porém, reaproveitar materiais é muito mais eficiente no combate à poluição ambiental. E, ao repensar o tecido pet e seu descarte, é melhor reutilizá-lo para outros fins que não o lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário