∞∞∞∞∞∞∞∞

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dicas Práticas_Por uma alimentação mais verde

Por Denise Rangel em 06/03/2012


Já imaginou uma geladeira repleta de alimentos naturais, que dispensam o cozimento? Este costume de não querer cozinhar pode até não ser muito viável para a maioria das famílias, porém, alimentar-se desta maneira tem suas vantagens, principalmente para quem quer ter uma vida mais saudável ou aproveitar melhor os nutrientes dos alimentos e ainda economizar energia.
Há algum tempo que venho mudando os hábitos alimentares da minha família, que, embora já sejam bem naturais, ainda trazem resquícios do consumo de produtos industrializados. Aumentamos a quantidade de alimentos que podem consumidos crus, disponíveis a qualquer hora, com um único trabalho: lavá-los bem para diminuir a quantidade de possíveis resíduos de agrotóxicos, caso não sejam alimentos comprovadamente orgânicos.
A ideia de ter os alimentos sempre à mão e prontos para serem consumidos, não se aplica aos que necessitam de cozimento. O velho hábito de preparar uma grande quantidade de refeição não é saudável, uma vez que, os alimentos cozidos têm uma vida útil reduzida, e precisam de cuidados para evitar a contaminação por microorganismos prejudiciais à saúde. O ideal é que se faça só um pouquinho da refeição para comer tudo fresquinho.
A variedade de novas frutas e verduras que entram em meu cardápio a cada ida à feira ou ao sacolão, é algo que me estimula a manter essa mudança na alimentação! Não sou vegetariana, pois, embora tenha abandonado o hábito de comer carne, há cerca de três anos, ainda consumo ovos, leite e seus derivados. Penso que devo consumir mais vegetais e frutas, pra minha saúde, diariamente.
Um cardápio mais natural
Há uma variedade de frutas, verduras, grãos e carnes (minha família come carne) que, em sua maioria, dispensam cozimento.Veja que cardápio variado preparei para minha família. A cada semana, basta mudar os itens de cada coluna, de acordo com a disponibilidade dos vegetais durante o ano.

*necessitam de cozimento
É muito bom abrir a geladeira e perceber que há frutas, verduras e outros vegetais prontos para serem consumidos. Apenas com um descascador, você tem legumes em tiras ou rodelas, e, em questão de minutos, uma salada muito leve e nutritiva.
Penso que precisamos buscar hábitos de vida e uma alimentação mais saudáveis, se desejamos viver melhor agora e no futuro. Os alimentos processados, industrializados e modificados não é a melhor alternativa para quem precisa manter corpo e mente com saúde. A natureza fornece a vida e a saúde. Basta aproveitá-la com sabedoria e consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário