∞∞∞∞∞∞∞∞

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pense Nisso...Que destino você dá a seu velho celular?

Por denise rangel em 22/03/2012

No mundo moderno, grande parte de nosso lixo vem se tornando cada vez mais perigoso para nós mesmos e para o ambiente.
Entre estes componentes perigosos estão o aparelho celular e os eletrônicos, que, devido a seus vários metais tóxicos, se não forem descartados corretamente, podem poluir o ambiente e aumentar o volume de lixo perigoso aos aterros sanitários.
Em consequência disto, é muito provável que ocorra a contaminação da água, a contaminação do solo, a ameaça para os animais, para as plantas e para a saúde humana.
No entanto, se os telefones celulares e os outros eletrônicos receberem um destino adequado, de forma responsável, aqueles metais podem ser reutilizados em um novo aparelho, minimizando, assim, a necessidade de mineração (outro processo que é prejudicial para o ambiente) para a aquisição de novos materiais.
A reciclagem de seu telefone celular ou eletrônicos é uma coisa tão fácil, barata (geralmente grátis) e acessível, que você pode, certamente, colaborar para tornar nosso planeta mais saudável para todos nós.
Como reciclar seu celular com facilidade e segurança:
1. Para onde enviar?
Se você adquiriu um novo telefone celular, mais inteligente e funcional, o que fazer com o antigo? Jogá-lo no lixo ou deixá-lo esquecido em uma gaveta com outros produtos eletrônicos obsoletos que foram se acumulando, está fora de cogitação, certo?

Encaminhá-lo para a reciclagem é o que lhe ocorreu? Saiba que muitos recicladores utilizam métodos não saudáveis de reciclagem, como queimar o revestimento de borracha e tirar os fios de cobre para reciclagem de cobre. Isso é altamente perigoso e danoso ao meio ambiente e atmosfera.
A melhor maneira de lidar com o seu velho celular é enviá-lo a um reciclador legítimo, em organizações que irão reutilizá-los, ou irão desmontar os seus componentes para a reciclagem, com responsabilidade, e descartarão o que não pode ser reciclado adequadamente.
Então, procurar os locais de coleta adequados e confiáveis é o primeiro passo para um descarte seguro de seu celular ou eletrônico.
2. Por que doar? Muitas pessoas ainda preferem um celular velho, bem como o carregador e as baterias, por razões econômicas ou de segurança, principalmente se andam a pé em lugares não muito seguros. Você pode, ainda, encontrar uma empresa de reciclagem de telefone celular, que retira e vendem o cobre e outros metais, e os plásticos de seu telefone e usam o dinheiro para ajudar várias instituições de caridade.
3. Em quais locais descartar?
Muitos fabricantes de celular oferecem reciclagem gratuita ou de baixo custo de seu próprio equipamento. Verifique o site do fabricante do seu celular e veja que opções há neste sentido. Centros de informática de grande porte, tais como os Info shoppings, podem aceitar doação ou comprar os telefones celulares para reciclagem, juntamente com os carregadores e baterias.

Procure uma instituição de caridade perto de seu local de trabalho ou residência, que aceite doações de telefones usados. Algumas instituições de caridade têm um convênio com unidades de reciclagem, que lhes dão uma pequena doação para cada telefone recebido.
Há organizações que recebem baterias, carregadores, telefones celulares e afins. Confira os sites destas organizações, através de uma pesquisa para encontrar que instituições têm programas semelhantes na sua área.
4. Dicas de segurança antes de reciclar
Antes de reciclar o seu celular ou outro eletrônico, certifique-se de que ele esteja inativo e de que você cancelou o contrato, se for o caso. Remova o cartão SIM e limpe todas as informações pessoais do telefone, como os contatos telefônicos, as listas de contatos e de chamadas, os correio de voz, as mensagens enviadas e recebidas, os textos, o histórico de pesquisa na web, e assim por diante. Se necessário, contate o fabricante, para ajudar no acesso a estas informações.
Reciclar ou doar?
Encontre os postos mais próximos de você e no E-lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário