∞∞∞∞∞∞∞∞

terça-feira, 8 de maio de 2012

Dicas Práticas_Sabão ou doce?

Por denise rangel em 27/03/2012



Interessante a consistência deste sabão, não? Macio, firme e bonito, parece até um doce. Já o testei e aprovei (na limpeza, que fique bem claro, he he). Preparei este sabão caseiro, há uma semana, aproveitando as sobras de óleo de cozinha usado (daquela oficina que fiz com meus alunos no final do ano passado).
Na ocasião, eles prepararam uma grande quantidade de sabão, porém, como coletaram muito óleo, nem tudo foi aproveitado. Para não desperdiçar o material, guardei-o para usar futuramente. E aqui está, mais uma receita de sabão caseiro.

Quer aprender como se faz? Mãos à obra!
Você vai precisar de:
  • 2 litros de óleo de cozinha usado, coado, para retirar os resíduos de fritura;
  • 1 ¹/² litros de água fria;
  • 300 ml de soda cáustica em escamas;
  • 100 ml de sabão em pó;
  • embalagens de sorvete ou potinhos, para servir de forma;
  • 1 colher de pau (ou cabo de vassoura) para mexer;
  • Luvas e óculos para se proteger da soda cáustica;
  • Balde plástico.
Como fazer:
  1. Coloque a água no balde e acrescente a soda cuidadosamente;
  2. Mexa bem, até diluir toda a soda, com cuidado, pois a água, em contato com a soda, esquenta, devido à reação química;
  3. Adicione o óleo e o detergente e continue mexa por 40 minutos;
  4. Despeje o sabão nas fôrmas e deixe-o descansar por 12 horas, em lugar ventilado e seco.
  5. Após o tempo de espera, desenforme o sabão e corte-o em pedaços (ou deixe-o na forma, se preferir).
  6. Mantenha o sabão à sombra, em um local ventilado, por uma semana - tempo de cura do sabão – para usá-lo na limpeza geral.
Se quiser um sabão mais perfumado, pode-se usar essências, chás diversos, amaciante, sabão em pó ou detergente de lavar louça. O resultado será um sabão de consistência firme, espumante e eficiente na limpeza de roupas, azulejos, pisos, louças e utensílios de alumínio.
Não utilize o sabão para o banho de pessoas ou animais. Seu uso é exclusivo para limpeza. E é econômico, pois dura muito. A última vez em que fiz sabão caseiro foi há 6 meses, e a durabilidade e eficiência dele é realmente fantástica. Super aprovado.
Cuidados ao manusear a soda cáustica
O Hidróxido de Sódio – nome químico da soda cáustica, deve ser manuseado com segurança, pois é uma substância que, se inalada, pode provocar desde uma irritação até sérios danos no aparelho respiratório superior, dependendo do grau da exposição. Também pode causar irritação na pele e nos olhos, e até levar à cegueira.
É muito importante, durante a fabricação do sabão, o uso de óculos de proteção contra respingos, e luvas, que devem ser bem lavadas após o manuseio do produto. Na oficina de sabão na escola, os alunos usaram todos os itens de proteção, trabalhamos em um local bem ventilado, e não tivemos nenhum acidente.
Outro cuidado ao manusear a soda cáustica: não colocá-la em recipientes de alumínio, zinco, estanho e cobre, pois, com a elevação da temperatura, pode ocorrer inflamabilidade, devido à formação de hidrogênio gasoso. Prefira sempre um balde plástico e use um cabo de vassoura ou colher de pau para mexer a mistura.
Recicle ou doe o óleo usado (Instituto Triângulo)
Procure minimizar o impacto do descarte de óleo usado no meio ambiente e na saúde humana, e aproveite para economizar na compra de sabão e outros materiais de limpeza. Se, porventura, não deseja ter este trabalho, providencie o descarte adequado do óleo usado na cozinha: encaminhe-o para quem fará bom uso dele.
Muitos estabelecimentos comerciais e residências jogam o óleo comestível usado na rede de esgoto. O óleo, mais leve que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática, os fitoplânctons. Além de gerar graves problemas de higiene e mau cheiro, a presença de óleos e gorduras na rede de esgoto, causa o entupimento da mesma, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente constitui uma prática ilegal punível por lei. (Alberici & Pontes / Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão)
Jamais jogue o óleo usado em frituras na pia ou no solo. Coloque-o em garrafas PET e então descarte-o com o lixo não reciclável, ou leve-o a postos de coleta, ou entregue-o a entidades que fazem o seu reaproveitamento. Faça a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário