∞∞∞∞∞∞∞∞

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pense Nisso...Consumista ou consumidor?



Um aperto no orçamento nos ensinou uma lição básica, mas que nem sempre seguimos: a necessidade de consumo consciente para substituir o consumo desenfreado de itens desnecessários. Vimos que é possível comprar apenas o essencial para viver, uma vez que, sem dinheiro extra para comprar supérfluos, pudemos praticar o consumo consciente nos mínimos detalhes.
Após a crise, pretendemos persistir no objetivo de ser mais conscientes do que já somos em nossas compras diárias. E seria muito bom para nossa saúde financeira e para o planeta, se todos aprendessem esta lição. Em todo o mundo, pessoas gastam milhões em compras diárias. Compram mais do que o necessário; compram para satisfazer seus impulsos consumistas.
Preciso mesmo disso?
Os consumidores precisam estar cientes da necessidade do consumo consciente. Essa mudança de mentalidade deve começar com uma ideia bem simples: ser mais atentos com as compras que fazem e reconhecer que pequenas quantidades podem fazer uma grande diferença ao longo do tempo. Para que comprar muito, gastar tanto e desperdiçar tantos recursos do planeta?
Se todas as pessoas, mesmo as que têm poder de compra, pudessem fazer este exercício mental: “se eu tivesse apenas o suficiente para passar o mês, como administraria minhas compras? O que privilegiaria na hora de comprar?” O necessário, não é mesmo? Será que precisamos mesmo de tudo o que compramos?
Todos somos consumidores de bens necessários à vida, como os alimentos e outros itens necessários ao nosso bem estar. Precisamos, no entanto, ser menos consumistas e apenas consumidores. Estes compram produtos e serviços necessários para sua subsistência, enquanto aqueles compram muito além daquilo de que realmente necessitam.
E o meio ambiente sofre as consequências do consumismo desenfreado, que incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo descartada nele. Pense nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário