∞∞∞∞∞∞∞∞

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Porque a agenda é importante?

Se quiser ter sua vida e seu tempo sob controle, você precisa ser organizado. Ninguém nasce organizado, mas esta é uma habilidade que qualquer um pode adquirir. É só ter uma atitude pró-ativa e decidir começar. O resto é fácil, pode acreditar. Qualquer pessoa que pretenda ser organizada e ter seu tempo e sua vida sob controle precisa indiscutivelmente de uma agenda.

Entenda-se por agenda qualquer tipo de organizador pessoal: PDAs, Outlook, agendas de papel, etc. É aí que tudo começa.

Quando nos referimos a agenda, não estamos falando apenas de um lugar para anotar seus compromissos e registrar os telefones de seus contatos. A agenda é muito mais que isto.

Ela pode ajudá-lo a:

  • Lembrar-se de tarefas futuras.

  • Anotar compromissos.

  • Escrever listas de coisas a fazer.

  • Planejar sua semana.

  • Planejar seu dia.

  • Anotar prazos importantes.

  • Controlar tarefas com prazos determinados.

  • Registrar idéias e acompanhar projetos.

  • Lembrar-se de eventos recorrentes como datas especiais e aniversários, compromissos semanais ou mensais, etc.

  • Registrar e guardar números de telefone e endereços.

  • Armazenar informações pessoais como números de documentos, contas bancárias, códigos, senhas, etc.

  • Programar atividades recorrentes como reuniões com colaboradores, operações de backup de dados, organização ou limpeza semanal da sua área de trabalho.

  • Organizar atividades com base em suas metas e objetivos.

  • Desenvolver mapas mentais.

Enfim, tudo aquilo que possa ser importante para que você tenha seu tempo e sua vida sob controle.

Claro que existem outros fatores que podem influenciar na sua organização e você terá todos eles relacionados neste site, mas a agenda é a ferramenta mais importante que você tem à sua disposição. Ela é o seu guia, o seu mapa, a certeza de poder sempre voltar ao seu "porto seguro".

Lembre-se que a informação e o conhecimento só têm valor quando podem ser resgatados de forma rápida e segura, na hora que você precisa. Quer um exemplo simples? De que adianta você conhecer várias pessoas influentes, que poderiam ajudá-lo numa situação de emergência, se não tiver seus telefones ou não souber como encontrá-las no momento que precisar?

Confiar na memória é o maior erro que podemos cometer no que diz respeito a se organizar. Na verdade, as pessoas deveriam se esquecer de lembrar das coisas. Isto pode soar um pouco estranho, mas o ritmo de trabalho e a quantidade de informações que temos que processar nos dias de hoje, fazem com que seja impraticável utilizarmos a técnica da memória para administrarmos nossa vida.

Registrar no lugar certo e poder acessar estas informações na hora que precisamos é sem dúvida o caminho mais fácil e eficiente a seguir, se quisermos realmente nos organizar.

Uma outra coisa muito importante e que pode ser fundamental para determinar o seu grau de produtividade e tranqüilidade pessoal é: Pediu para alguém fazer uma tarefa importante para você? É possível que essa pessoa se esqueça, comprometendo o seu projeto. Para garantir que o trabalho seja feito, agende para poder acompanhar ou cobrar a tempo, se for necessário.

Acabou de combinar uma mudança num trabalho? Agende imediatamente. Passou pela sua cabeça que você talvez não esteja dando a atenção necessária a seu filho ou parceiro (a)? Agende imediatamente uma ação para consertar isto, (a compra de um ingresso, envio de flores, etc).

Fonte: OZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário