Se quiser ter sua vida e seu tempo sob controle, você precisa ser organizado. Ninguém nasce organizado, mas esta é uma habilidade que qualquer um pode adquirir. É só ter uma atitude pró-ativa e decidir começar. O resto é fácil, pode acreditar. Qualquer pessoa que pretenda ser organizada e ter seu tempo e sua vida sob controle precisa indiscutivelmente de uma agenda.
Entenda-se por agenda qualquer tipo de organizador pessoal: PDAs, Outlook, agendas de papel, etc. É aí que tudo começa.
Quando nos referimos a agenda, não estamos falando apenas de um lugar para anotar seus compromissos e registrar os telefones de seus contatos. A agenda é muito mais que isto.
Ela pode ajudá-lo a:
Lembrar-se de tarefas futuras.
Anotar compromissos.
Escrever listas de coisas a fazer.
Planejar sua semana.
Planejar seu dia.
Anotar prazos importantes.
Controlar tarefas com prazos determinados.
Registrar idéias e acompanhar projetos.
Lembrar-se de eventos recorrentes como datas especiais e aniversários, compromissos semanais ou mensais, etc.
Registrar e guardar números de telefone e endereços.
Armazenar informações pessoais como números de documentos, contas bancárias, códigos, senhas, etc.
Programar atividades recorrentes como reuniões com colaboradores, operações de backup de dados, organização ou limpeza semanal da sua área de trabalho.
Organizar atividades com base em suas metas e objetivos.
Desenvolver mapas mentais.
Enfim, tudo aquilo que possa ser importante para que você tenha seu tempo e sua vida sob controle.
Claro que existem outros fatores que podem influenciar na sua organização e você terá todos eles relacionados neste site, mas a agenda é a ferramenta mais importante que você tem à sua disposição. Ela é o seu guia, o seu mapa, a certeza de poder sempre voltar ao seu "porto seguro".
Lembre-se que a informação e o conhecimento só têm valor quando podem ser resgatados de forma rápida e segura, na hora que você precisa. Quer um exemplo simples? De que adianta você conhecer várias pessoas influentes, que poderiam ajudá-lo numa situação de emergência, se não tiver seus telefones ou não souber como encontrá-las no momento que precisar?
Confiar na memória é o maior erro que podemos cometer no que diz respeito a se organizar. Na verdade, as pessoas deveriam se esquecer de lembrar das coisas. Isto pode soar um pouco estranho, mas o ritmo de trabalho e a quantidade de informações que temos que processar nos dias de hoje, fazem com que seja impraticável utilizarmos a técnica da memória para administrarmos nossa vida.
Registrar no lugar certo e poder acessar estas informações na hora que precisamos é sem dúvida o caminho mais fácil e eficiente a seguir, se quisermos realmente nos organizar.
Uma outra coisa muito importante e que pode ser fundamental para determinar o seu grau de produtividade e tranqüilidade pessoal é: Pediu para alguém fazer uma tarefa importante para você? É possível que essa pessoa se esqueça, comprometendo o seu projeto. Para garantir que o trabalho seja feito, agende para poder acompanhar ou cobrar a tempo, se for necessário.
Acabou de combinar uma mudança num trabalho? Agende imediatamente. Passou pela sua cabeça que você talvez não esteja dando a atenção necessária a seu filho ou parceiro (a)? Agende imediatamente uma ação para consertar isto, (a compra de um ingresso, envio de flores, etc).
Fonte: OZ!
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