∞∞∞∞∞∞∞∞

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Tempo do Inverno


Fonte Desconhecida. 

TEMPO DO INVERNO
O NORTE
O CAMINHO DAS MUDANÇAS DE FINS E COMEÇOS




Quando chega o inverno, a semente se deita no colo da Mãe Terra e se prepara para germinar, e nesse processo ela deverá permanecer no silêncio profundo, se nutrindo de força e coragem para germinar, se desenvolver e atravessar a terra e todos os obstáculos que por ventura se colocarem em seu caminho de florescimento. Assim como a semente, os homens se recolhem dentro de si mesmos, em profundo estado de meditação e oração, para que neste estado possam obter a clareza dos próximos passos. Fortalecer a confiança e a fé na vida. Desenvolver-se enfim para atingir o estado de abundância. É hora do encontro consigo mesmo, livre de todas as cascas e máscaras, deixadas no outono. É o momento de encontrar-se com a verdade de ser quem se é.

Nesta direção que Alce Negro recebeu uma asa branca e a Sálvia. A asa simboliza o poder da clareza, paciência, persistência e coragem. A Sagrada Erva representa e traz a verdade, honestidade, força, cura para o corpo físico, limpeza e harmonia entre todos os filhos da Terra. No Norte o homem precisa aprender a parar para ouvir a mãe terra, as criaturas e seus semelhantes. É ouvindo que se pode acessar a sabedoria.

É representado pelo Búfalo Branco. O animal búfalo, que se entrega à morte para a vida da tribo. Cada pedaço de seu corpo tem utilidade para a manutenção da vida: sua carne é alimento, sua pele abrigo, seus ossos viram instrumentos diversos, seus tendões fazem cordas e seus dentes adornos. Ele se coloca a serviço da tribo. O norte é a direção do ficar de pé, da sabedoria do encontro com o próprio poder. Reverenciado pelos povos das planícies americanas como a expressão física da abundância, pois dele tudo se aproveita — carne, pele, chifres, ossos — para alimento, confecção de instrumentos, armas e utensílios domésticos, roupas, cobertores e forro para os tipis, o Búfalo é o animal símbolo do Norte. Ele traz as energias da beleza, nutrição, partilha, reverência pelo sagrado, integridade e dignidade. O Búfalo nos ensina que para alcançarmos a abundância precisamos manter relações harmoniosas com todos os seres da Criação, conservarmo-nos em estado de oração, em sintonia com o Criador, atento aos ensinamentos dos anciões do Norte. São eles que nos indicam quando devemos ouvir, calar e falar, honrando e respeitando todas as demais formas de vida, zelando pela grande Mãe Terra. A abundância é uma dádiva do Grande Espírito para aqueles filhos que escolhem trilhar o caminho que lhes é destinado, em equilíbrio e graça.

A clareza é um dos três estágios do caminho do Norte na Roda de Cura que nos leva ao Grande Mistério. Relembrando que o Norte tem, em algumas na tradições xamânica, como elemento a terra e representa o corpo físico, neste ponto existe a conexão da mente em oitavas maiores, do mental superior. Quem está no norte, caminha para a fonte geradora da Vida sente a sua alma ser inspirada a render-se e submeter-se às latentes forças divinas de seu interior como indivíduo. Acalmar as emoções, levar paz ao coração e à mente. Ampliar o pensamento, o viajante da Roda de Cura acessa a tranqüilidade e a sabedoria necessárias à conquista da clareza. Esta energia se projeta no mundo e é vivenciada de forma poderosa por meio de pensamentos, sentimentos, palavras e ações límpidas. A clareza mental superior chega a este ponto da Roda como uma energia feminina, representante da terra e do acolhimento amoroso que a Grande Mãe emana de seu Ser. Ela é o elemento que facilita os caminhos para expressar os sentimentos, emoções e pensamentos que, se contidos, sufocam, impedindo-nos de fluir normal e levemente, aliviando o estresse que é a conseqüência de carregarmos o peso de emoções aprisionadas e não colocadas para fora.

A oração é também um caminho de retorno ao sagrado impulso criador da Vida. A luz e a beleza podem estar ocultas em lugares improváveis, ensinando que os tesouros espirituais se escondem justamente naqueles aspectos cotidianos que mais nos parecem desinteressantes. A oração é o bastão do garimpeiro espiritual que faz florescer a mente superior pela oração, resplandecendo e iluminando as estradas da noite que percorremos. Buscar o caminho da oração é, finalmente, poder enxergar a beleza pela entrega ao fluxo espiritual da vida. É a direção do mestre interno, o silêncio. Onde aprendemos como orar, e sob o poder da oração, como revelar gratidão. O norte traz a qualidade da abundancia e fala da necessidade de o homem praticar sempre a ação correta para se obter a abundancia, é preciso estar atento à revelação do conhecimento divino, estar em equilibrio, ouvir a intuição e ser gentil.

Como a abundância é a herança divina, fruto das relações criativas entre o homem e a natureza, o norte nos pede para desenvolver a criatividade, estimular a atividade em todos os sistemas físicos, aquecendo e nutrindo as estruturas que vão fazer emergir a prosperidade em todos os níveis. A forma pela qual podemos viabilizar à realização dos desejos, que inclui o enriquecimento, a alegria de viver, o orgulho de si mesmo está na nossa jornada pela sabedoria dos caminhos do norte. No Norte o xamã entende os funcionamentos do Céu e da Terra. De acordo com lenda, os ensinamentos que recebemos dos ancestrais, nos dá o poder das forças da natureza e a habilidade para influenciar o curso de nossos destinos coletivos. Esta é a direção do serviço e do poder. O norte representa o corpo, a cor branca e povos pele branca. Introspecção e confiança nos seus dons, segurança, estabelecer as estruturas e a base, trabalhar o corpo, e estar aberto ao processo sem apego aos resultados das nossas ações. Problemas no fígado, insônia, nervosismo, má circulação sangüínea, são indicações sobre o quanto bloqueamos nossos canais de abundância a partir do corpo físico. Problemas de fígado, por exemplo, significam dificuldades em filtrar os tóxicos, sejam físicos ou emocionais, que nos desequilibram. Acabamos por assimilar e reter o que não nos serve e, com isso, além de mal-estar, inchamos nossa vida, não deixando espaço para que coisas melhores nos alcancem, isto é, a abundância verdadeira.

Ele trás a necessidade de introspecção para acessar os ensinamentos que nos tornam seres luminosos, sem karma e fantasmas do passado. Aprendemos a nos ver dentro e fora de cada situação. Os ensinos do Norte são os mais bonitos na Roda da Medicina. O Norte é o lugar dos mistérios; é onde aprendemos escutar e ouvir as vozes dos ancestrais. O fundamento do norte consiste em liberar a força da sabedoria. Essa força transformadora flui quando todos os membros do sistema familiar são reconhecidos, honrados e respeitados no seu devido lugar.

Os Yachas dizem que todo mundo tem um futuro, mas não são todos que têm um destino. O destino é algo que você tem que chamar para você. Não precisa ser um destino grande, mas sim um destino que tenha significado e propósito, gentileza e doçura. As lições do Norte ensinam a despertar nosso corpo luminoso, e caminhar na Terra como seres luminosos. Aqui todo o trabalho é feito procurando encontrar nossa alma, fazendo uma lista do nosso passado, pisando além da morte e do medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário