∞∞∞∞∞∞∞∞

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dicas Práticas_vinagre

Vinagre para temperar, esterilizar, amaciar, neutralizar odor. Mais que dar sabor aos alimentos, o ácido acético tem funções que podem facilitar o dia-a-dia e diminuir o orçamento doméstico, para limpar metais, cristais e avivar as cores das roupas. Pode ser usado também para neutralizar odor em ambiente poluído por fumaça de cigarro.

Com o nome derivado do francês vin aigre, vinho ácido, o vinagre é o resultado de atividade bacterial, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético.

Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos, para prevenir possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos.


Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.

Conheça alguns tipos de vinagre:

Vinagre agrin – o mais utilizado na cozinha brasileira. É o tipo mais ácido, pois contém acético de álcool na composição. Não traz muitos benefícios à sua saúde.

Vinagre de vinho – quando o vinho não está muito bom para o consumo, transforma-se no vinagre de vinho. Possui sabor acentuado, por isso é muito utilizado como tempero para saladas e marinar carnes.

Vinagre Balsâmico ou Aceto Balsâmico – é o mais nobre de todos os tipos. É um condimento refinado de aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce.

Vinagre de maçã – obtido a partir do suco fermentado de maçãs. É o tipo menos ácido. É interessante para a saúde quando há grande quantidade de maçãs na fermentação, de onde vem o seu poder antioxidante.

Vinagre orgânico - produzido com alimentos orgânicos. Possui diversos benefícios por manter as propriedades nutricionais.

Os benefícios...

[Baixo valor calórico, 1 colher de sopa tem em torno de 1,28kcal]

[Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação]

[Digestão, o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão]

[Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos]

[Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considero uma colher de sopa, uma boa quantidade]

Importante ressaltar que se você tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos não consuma, siga sempre as recomendações do seu médico.

Usos do vinagre:

* Dicas de beleza

[Manchas de idade] o vinagre misturado com suco de cebola pode ajudar a reduzir o aparecimento de manchas de idade. Misture partes iguais de suco de cebola e vinagre, e passe sobre elas. Após várias semanas com esta rotina diária, as manchas devem clarear.

[Coceira na pele] para aliviar a coceira na pele e/ou dores musculares, adicione 240 ml de vinagre de maçã em uma banheira com água morna. Permaneça dentro da banheira por pelo menos 15 minutos.

[Pós-barba] vinagre de maçã é um ótimo pós-barba ajudando a manter sua pele macia e com parência jovem. Mantenha uma pequena garrafa de vinagre de maçã no armário dos remédios e passe no rosto após a barba.

[Limpadores e tonificantes] utilize uma mistura de metade de vinagre e metade de água para limpar o seu rosto. Depois enxágüe com vinagre diluído em água e deixe o seu rosto secar naturalmente para fixar a umidade.

[Pele oleosa] na pele pode ser controlada com uma mistura de metade de vinagre de maçã e metade de água fresca. A mistura funciona como um adstringente. Você também pode gelar essa solução com cubos de gelo e usá-la como um tratamento facial refrescante em um dia quente de verão.

Prepare uma pasta com mel, farinha de trigo e vinagre, depois utilize-a para cuidadosamente cobrir um novo surto de acne. Mantenha a pomada durante a noite e enxágüe de manhã. Isto deverá acelerar o processo de cicatrização.

* Cuidados com as mãos

[Pele ressecada] misture partes iguais de vinagre e creme para as mãos para melhorar as mãos ressecadas.

[Esmalte de unha] faça o seu esmalte de unha durar mais mergulhando as pontas dos dedos por 1 minuto em um copo com 2 colheres de chá de vinagre e 1/2 de água morna antes de aplicar o esmalte.

[Escovação] limpe mãos bem sujas, friccionando farinha de milho umedecida com um pouco de vinagre de maçã. Enxágüe com água fria, depois seque.

* Cabelo saudável

[Condicionador] o vinagre é um ótimo condicionador de cabelo e pode melhorar a limpeza e brilho. Para um condicionador simples, apenas coloque 1 colher de sobremesa de vinagre no seu cabelo à medida que o enxágüa.

[Brilho] enxágue os cabelos em solução de 2 colheres de vinagre dissolvidas em 1 litro de água, dá brilho e é adtringente.

[Caspa] massageie vinagre puro no seu couro cabeludo várias vezes na semana, antes de passar xampu. Isto pode ajudar a deixar o cabelo saudável e controlar a caspa.

* Para a casa

[Desodorante de ambiente] faça uma solução de ervas com vinagre e borrife no ambiente, tira cheiros de cigarro e tinta.

[Mofo] para evitá-lo, passe um pano umedecido em vinagre, no interior do armário e deixe secar.

[Resíduo de cola em plástico] deixe a peça submersa em uma vasilha com vinagre por uma noite, lave em seguida.

[Inox preto] certifique-se que a peça é mesmo de inox e deixe-a de molho a noite toda em vinagre.

[Latão e cobre] para dar brilho, faça uma solução de água com vinagre.

[Talheres] uma vez por semana, coloque-os de molho em uma solução de cândida, vinagre e álcool, pela noite toda.

[Limpa vidro] faça uma solução de água e vinagre e limpe com um pano. Depois passe jornal para dar brilho.

[Cera de vela na madeira] amolecer a vela com secador de cabelo e remover com papel absorvente. Depois limpar o local com vinagre.

[Desengordurante] coloque 3 colheres de sopa no detergente.

* Roupas

[Facilitar o enxague] ou peças com sabão a mais, diluir o vinagre sobre as peças.

[Amaciante de cobertores, de peças de lã] passá-los rapidamente em água e vinagre após a lavagem.

[Manchas de tecido (ciclete ou desodorante)] desaparecem se a peça for molhada com vinagre antes da lavagem.

[Pano de prato] para deixá-los brancos, coloque em uma solução de água morna, vinagre e sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário