∞∞∞∞∞∞∞∞

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dicas Práticas_ aromaterapia

A Aromaterapia é uma técnica terapêutica que se pratica através de estímulos do olfato. Poderosa e milenar, usa o sentido humano mais diretamente conectado com o emocional, através do sistema límbico, que fica no cérebro, imediatamente atrás das fossas nasais.

Um braço da Fitoterapia, os óleos essenciais (OEs), aromáticos, são extraídos de várias partes das plantas. São extremamente puros e concentrados, por isso exigem cuidado e conhecimento para seu uso. São extratos de flores como a lavanda, o gerânio e a rosa, de raízes como o gengibre e o vetiver, de folhas como o capim limão e o alecrim ou de cascas como a canela e o limão.

Dicas de uso prático

[Para desodorizar e higienizar o ar dos banheiros, ambientes com pessoas doentes, com alergias respiratórias ou densos (pesados)] adicionar 12 gotas de óleo essencial (OE) de Limão (pode ser Tahiti ou Siciliano) em 1 copo de água filtrada + 1 copo de álcool de cereais. Colocar numa embalagem com válvula spray e pulverizar 3-4 vezes/dia. Outra opção é a sinergia VERDE da Doce Limão (para tratar ambientes), que é uma mistura de partes iguais dos seguintes óleo essenciais (OEs): Limão Tahiti + Eucalipto glóbulus + Capim Limão + Laranja Pêra.

[Para dar leveza aos ambientes] colocar 15 gotas de OE de Limão (pode ser Tahiti ou Siciliano) junto com o produto de limpeza de carpetes e tapetes para retirar manchas, desinfetar, deixar mais brilhante e com um aroma refrescante e suave no ambiente.

[Para não dormir na escola, curso, reuniões, baladas ou na direção] cheirar óleo essencial de alecrim ou amassar as folhas frescas. Atenção: não podem usar este recurso grávidas, hipertensos e quem tem histórico de epilepsia.

[Para quem deseja relaxar, acalmar, serenar] cheirar óleo essencial de lavanda ou lavandim. É indicado pingar uma gota na banheira do último banho do bebê para ele dormir bem relaxado. Para adultos vale pingar 1-3 gotas no travesseiro.

[Para quem acabou de sofrer uma queimadura ou se cortar] passar óleo essencial de lavanda. A queimadura cessará de arder e não ficará cicatriz. No corte o sangue irá estancar na hora e a cicatrização será mais rápida e sem marcas.

Fonte: Doce Limão
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Recomenda-se a leitura na íntegra do livro O poder de cura do Limão - Conceição Trucom - Editora Alaúde, o que possibilitará o seu consumo com consciência e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário