∞∞∞∞∞∞∞∞

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Pra Trabalhar Bem

Com novas relações de trabalho e possibilidades de cumprir tarefas a distância, permite que as pessoas realizem suas atividades profissionais por mais tempo, seja no escritório ou em casa, no home-office. Para isso é preciso pensar adequadamente nas acomodações, pensando nas necessidades, no conforto e na estética do ambiente.

De acordo com a ergonomia (ciência multidisciplinar que estuda a relação do homem com o meio, visando qualidade de vida), usa-se duas medidas "padrões", a altura da pessoa mais alta e da mais baixa. Não existe altura "média", pois onde o mais baixo alcança, o mais alto também alcança e onde o mais alto passa, por exemplo o vão de uma porta de 2,10 m, o mais baixo também passa.

Abaixo coloco um esquema simples, tomando base a altura de um homem de 1,92 m de altura e de uma mulher com 1,47 m de altura. Este esquema, é de acordo com uma tabela antropométrica do Design Industrial norte-maericano Henry Dreyfuss (1904-1972), The Mensure of Man and Woman. Nele, existe uma mesa fixa com uma altura de 71 cm, e cadeiras reguláveis pras as 2 alturas. É importante salientar que:

1. se, não for possível ficar com os pés inteiros no chão, usar um apoio, uma lista telefônica resolve o problema

2. o braço deve ficar descançado num ângulo de 90º, é importante que o punho fique neutro (reto), sobre a mesa

3. a altura do topo da tela do computador, deve estar na altura dos olhos, e o monotor deve estar de 45 a 70 cm de distância de você

4. a coluna deve estar apoiada na cadeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário