∞∞∞∞∞∞∞∞

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Armários_roupas_seleção e armazenamento_2/6



Após a seleção e o descarte, inicia-se a a classificação e a melhor maneira de armazená-las.

Começe pelas roupas que devem ser penduradas, de acordo com a seguinte ordem: das cores claras para as escuras, das peças com tecido fino para as de tecido encorpado, das peças sociais para as esportivas.

Agora, faça uma ordem por familiaridade das peças, começando por blusas e camisas; depois calças, saias e shorts; em terceiro os conjuntos, depois ternos e blazers, em quinto as peças longas, como os vestidos e por último as peças mais encorpadas como jaquetas e casacos.

Os cabides ideais são os de madeira, com o ombro largo. Para saias e calças é possível usar cabides com grampos.

Pendure os cabides com a ponta do gancho para o fundo do armário (fica mais fácil para retirá-los) e se possível deixe apenas uma peça por cabide. Se você tiver altura suficiente no seu armário, pendure as calças e saias pelo cós. Não separe os conjuntos. As camisas são guardadas com o primeiro botão abotoado e os outros intercalados (um botão abotoado, outro desabotoado).
Algumas peças precisam ser protegidas com sacos (peças brancas, jaquetas, casacos pesados, etc...). Para isso, são sugeridos sacos de TNT pois este tecido apresenta poros que permitem a circulação de ar, sendo assim, não é recomendado o uso de sacos de plástico.

Após pendurar as roupas, comece a dobrar as peças que vão ser guardadas nas gavetas e prateleiras.

As roupas íntimas podem ser separadas por tipo (lingerie do dia-a-dia e lingerie para ocasiões especiais) e por cor. As calcinhas devem ser dobradas com o sutiã por dentro para que não se percam os pares. As meias também devem ser separadas por tipo e por cor. As meias podem ser dobradas ou guardadas uma dentro da outra, só não dê nó nas meias para guardá-las pois isso as danifica.



É possível comprar em lojas ou fabricar em casa as divisórias para separar as peças (lingerie e meias) dentro das gavetas.

Meça o interior das gavetas, recorte seis tiras de papelão com altura 1 cm menor que a da gaveta. Três tiras devem ter o comprimento da largura e outras três devem ter o comprimento da profundidade. Com a tesoura faça três cortes perpendiculares até a metade da largura das tiras. Encaixe uma tira na outra até formar um separador com 16nichos.

O ideal é deixar uma gaveta apenas para as roupas de ginástica porque a conservação dos tecidos (lycra, supplex, nylon, etc...) será melhor. Separe por tipo (tops, shorts, bermudas, leggings, etc...) e por cor.

As roupas de praia podem ficar em outra gaveta, separadas por tipo e cor. Os biquínis são guardados como as calcinhas e os sutiãs, os maiôs e as sungas são dobrados. Ao lado das roupas de banho, deixe os acessórios (cangas, saídas de praia, bonés, viseiras, etc...).


As camisetas de manga curta ficam numa gaveta e são empilhadas por cor. Evite fazer rolinhos pois as peças ficam amassadas, a exceção é para as camisetas de tecidos que não amassam (malha fria, lycra, supplex, etc...). A mesma regra vale para as camisetas de manga longa. Você pode usar um gabarito para dobrar as camisetas, assim elas ficarão do mesmo tamanho (use uma pasta, uma prancheta ou uma revista).

As malhas e casacos de lã/linha são dobrados usando o gabarito e colocados nas prateleiras de acordo com seu tipo e cor.

As peças de moletom são guardadas por cor.

Use o gabarito para dobrar a parte de cima do conjunto e coloque a calça dentro da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário