∞∞∞∞∞∞∞∞

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Interessante, não?!?_Estante Pirâmide



Se você está procurando uma configuração para mostrar seus livros, o alumínio nova estante da Pirâmide Arranjo faz uma afirmação de estilo negrito. Italiana, a estante triangular é modular, ou seja, você pode empilhar algumas juntas para atender às suas necessidades. Ou se você está lidando com uma pequena parede, você pode optar por um dos menores triângulos.

Fonte: GizModo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pense Nisso...Quem decide o que comemos?

Adital - 21.01.10 - MUNDO

Esther Vivas *

Tradução: ADITAL


Atualmente, a crescente mercantilização da agricultura é uma realidade inegável. A privatização dos recursos naturais, as políticas de ajuste estrutural, os processos de "descamponização" e de industrialização dos modelos produtivos e dos mecanismos de transformação e distribuição de alimentos nos conduziram à atual situação de crise alimentar.


Nesse contexto, quem decide o que comemos? A resposta é clara: um punhado de multinacionais da indústria agroalimentar, com o beneplácito de governos e de instituições internacionais, acabam impondo seus interesses privados acima das necessidades coletivas. Diante dessa situação, nossa segurança alimentar está gravemente ameaçada.


A suposta "preocupação" por parte de governos e instituições, como o G-8, G-20, Organização Mundial do Comércio (OMC) etc. frente ao aumento do preço dos alimentos básicos e de seu impacto nas populações mais desfavorecidas demonstradas no transcurso do ano de 2008 em cúpulas internacionais, só denotaram sua profunda hipocrisia. O atual modelo agrícola e alimentar gera-lhes grandes benefícios econômicos, sendo utilizado como instrumento imperialista de controle político, econômico e social em relação aos países do Sul global.


Como o movimento internacional Via Campesina assinalava, no final da última reunião da FAO, em Roma, a medianos de novembro: "A ausência dos chefes de Estado dos países do G-8 foi uma das principais causas do fracasso total dessa cúpula. Não foram tomadas medidas concretas para erradicar a fome, deter a especulação sobre os alimentos ou frear a expansão dos agrocombustíveis". Da mesma forma, apostas como o Paternariado Global para a Agricultura e Segurança Alimentar e o Fundo Fiduciário para a Segurança Alimentar do Banco Mundial, que contam com o apoio explícito do G-8 e do G-20, apontam nessa direção, deixando nossa alimentação, mais uma vez, em mãos do mercado.


De toda forma, a reforma do Comitê de Segurança Alimentar (CSA) da FAO é, segundo a Via Campesina, um passo adiante na direção de "democratizar" as decisões em torno à agricultura e à alimentação: "pelo menos esse espaço respeita a regra básica da democracia; isto é, o princípio de ‘um país, um voto’, e outorga um novo espaço à sociedade civil". Porém, ainda estamos por ver a capacidade de incidência real do CSA.


Monopólios


A cadeia agroalimentar está submetida, em todo seu percurso, a uma alta concentração empresarial. Se começamos pelo primeiro trecho, as sementes, observamos como dez das maiores companhias (Monsanto, Dupont, Syngenta, Bayer...) controlam, segundo dados do grupo ETC, a metade de suas vendas. As leis de propriedade intelectual, que dão às companhias direitos exclusivos sobre as sementes, estimularam ainda mais a concentração empresarial do setor e desgastaram na base o direito camponês à manutenção das sementes nativas e da biodiversidade.


A indústria das sementes está intimamente ligada a dos pesticidas. As maiores companhias de sementes dominam também esse outro setor e, frequentemente, o desenvolvimento e a comercialização desses produtos são realizados juntos. Porém, na indústria dos pesticidas, o monopólio é maior e as dez maiores empresas controlam 84% do mercado global. Essa mesma dinâmica se observa no setor da distribuição de alimentos e no de processamento de bebida e comida. Trata-se de uma estratégia que está em crescimento.


A grande distribuição, da mesma forma que outros setores, conta com uma alta concentração empresarial. Na Europa, entre 1987 e 2005, a quota de mercado das dez maiores multinacionais da distribuição significava 45% do total e se prognosticava que poderia alcançar os 75% nos próximos 10-15 anos. Em países como a Suécia, três cadeias de supermercados controlam AL redor de 95,1% da quota de mercado; e em países como a Dinamarca, a Bélgica, a Espanha, a França, a Holanda, a Grã Bretanha e a Argentina, umas poucas empresas dominam entre 60% e 45% do total. As megafusões são a dinâmica habitual. Esse monopólio e concentração permitem um forte controle na hora de determinar o que consumimos, a que preço, de quem procede, como foi elaborado.

Negociar com a fome


Em plena crise alimentar, as principais multinacionais da indústria agroalimentar anunciavam cifras recorde de lucros. Monsanto e Dupont, as principais companhias de sementes, declaravam um crescimento de seus lucros de 44% e de 19%, respectivamente, em 2007, em relação ao ano anterior. Na mesma direção apontavam os dados das empresas de fertilizantes: Potash Corp, Yara e Sinochem, que viram subir seus lucros em 72%, 44% e 95%, respectivamente, entre 2007 e 2006. As processadoras de alimentos, como a Nestlé, assinalavam também um aumento de seus lucros; bem como supermercados (Tesco, Carrefour e Wal-Mart). Enquanto milhões de pessoas no mundo não tinham acesso aos alimentos.


[Autora de "Del campo al plato" (Icaria editorial, 2009)].


* Militante de Izquierda Anticapitalista. Miembro de la Red de Consumo Solidario y de la Campaña ‘No te comas el mundo’.Miembro de Revolta Global-Esquerra Anticapitalista y del Centro de Estudios sobre Movimientos Sociales (CEMS) de la UPF.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Feng-Shui_Espelhos

De acordo com o Feng-Shui, o uso do espelho na decoração deve seguir algumas recomendações para não prejudicar a energia dos ambientes.

Aquilo que parece ser bonito pode provocar problemas, que muitas vezes não são detectados. A seguir, uma relação de dicas para o uso correto dos espelhos.

[Excesso] é possível, sim, ter muitos espelhos em um mesmo ambiente, mas é preciso ter bom senso. Quando um cômodo é todo espelhado, estamos movimento em demasia a energia desse local. Isto pode provocar irritabilidade e mal-estar.

[Iluminação] espelho e ambiente muito iluminado é uma combinação perigosa. Juntos, esses dois elementos deixam o local "agressivo".

[Porta de entrada] um grande espelho localizado na entrada de um imóvel é péssimo para a energia da casa e de todos que lá vivem. Toda a energia chi que circula pelos ambientes vem de fora e entra pela porta principal. Quando temos um espelho logo após essa entrada, ele irá refletir todos os bons fluidos que deveriam entrar.

[Janela] toda a imagem que "entra" por uma janela é refletida no ambiente caso este possua um espelho. Se pela sua janela, por exemplo, se vê um rio poluído ou um hospital, esses símbolos negativos serão refletidos dentro de seu lar. Mas, se pela janela temos imagens bonitas e agradáveis, o espelho irá reproduzir essas belezas.

[Imagens negativas] se há um quadro com gravuras de tragédia ou algo triste e solitário, tenha cuidado em dobro! Um espelho irá redobrar essas imagens negativas.

[Posição] muito cuidado quando for fixar o espelho em uma parede. Ele nunca deve ficar em uma altura que "corte" a cabeça das pessoas. Ele precisa refletir o rosto e a cabeça por inteiros.

[Sala de jantar] esse é um dos melhores cômodos da casa para se ter um espelho. A mesa representa fartura e união entre familiares e amigos, portanto, vale a pena refletir essas energias.

[Fogão] o cofre da casa, recomenda-se que seja colocado um espelho pequeno atrás do fogão ou em uma de suas laterais, refletindo e, consequentemente, dobrando os alimentos preparados.

[Quarto] espelhos não são bem-vindos no ambiente em que as pessoas dormem. Eles alteram a harmonia durante o sono. Solução: tirá-los do cômodo ou cobri-los quando for deitar.

[Lojas] espelhos no fundo da loja, de frente a porta de entrada, é um péssimo sinal. Toda a energia, de clientes e negócios, bate no espelho e sai da empresa. E isso definitivamente não é bom.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dicas Práticas_Lembre de alimentar seu cérebro

A mente anda cansada, com preguiça de pensar, planejar e aprender?

E pior, vive dando brancos: para onde estou indo mesmo? Sei que tenho que comprar algo... Caramba, esqueci a panela no fogo! Qual é mesmo o nome daquele ator?

Bem, isto é sinal de que você está esquecendo de colocar alguns alimentos no prato. Afinal, um cérebro saudável e vivo, depende de uma alimentação consciente e vitalizante.

Que o consumo de peixes faz bem à manutenção das células cerebrais todo mundo já sabe. Mas os neurobiólogos não param de realizar estudos, e a lista de alimentos que fortalecem as funções cerebrais fica cada vez mais focada para o mundo dos vegetais frescos e integrais.

É nas frutas, por exemplo, que se encontra a fisetina - mais precisamente no morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã e também na cebola e espinafre. Segundo o Instituto Salk, na Califórnia (EUA), essa substância vem sendo considerada fundamental para manter a memória “jovem”, porque sua função é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) e fortalecê-las.

O fenômeno pode ser explicado pelo fato destes vegetais, quando integrais, frescos e crus, estão concentrados de compostos antioxidantes, que neutralizam os danos dos radicais livres no cérebro, melhorando a juventude e sanidade das suas células. A capacidade delas se comunicarem com todas as partes do organismo e de armazenarem informações.

Além disso, encontramos na fração oleosa das sementes, grãos integrais e na gema do ovo, uma grande gama de substâncias que são muito amigas do cérebro. Vamos conhecê-las:

[Zinco, Selênio, Ferro e Fósforo] sais minerais que participam de inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo (elétrico). Presente em todas as sementes e grãos, em raízes e nas folhas verde escuro.

[Vitamina E] poderosa ação antioxidante. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.

[Vitamina C] famosa ação antioxidante. Presente nas sementes frescas e cruas que foram pré-germinadas, assim como na maioria das frutas.

[Vitaminas do complexo B] regulam a transmissão de informações (as sinapses) entre os neurônios, presente nas sementes e nas fibras dos alimentos integrais.

[Bioflavonóides] são polifenóis com forte ação antioxidante. Além das sementes são encontrados também no limão, frutas cítricas, uva e nas folhas verde escuro.

[Colina] participa da construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.

[Acetil-colina] um neurotransmissor, fundamental para as funções de memorização no hipocampo. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.

[Fitosteróis] estimulante poderoso do sistema de defesa do organismo, reduzindo proliferação de células tumorais, infecções e inflamações. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.

Fosfolipídeos entre eles a Lecitina - funcionam como um detergente, “desengordurando” todos os “sites” por onde passa. Além disso, participam na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória. Presente em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.

[Ômega-3] funciona como um antiinflamatório poderoso, evitando a morte dos neurônios. Existem somente três fontes: os peixes de águas frias e profundas e as sementes de linhaça e prímula.


NÃO ESQUEÇA DE TER SEMPRE NA DESPENSA

[Sementes cruas e sem sal] linhaça, gergelim, girassol, abóbora, castanha do Pará, castanha de caju, noz pecã e macadâmia. Lembre das sementes da melancia, do pepino e do melão.

[Óleos] azeite virgem ou aqueles que são prensados a frio – linhaça, girassol, gergelim e soja. Lembre do famoso óleo de fígado de bacalhau.

[Leguminosas] soja, ervilha, lentilha, grão de bico, feijão branco, azuki e os demais.

[Frutas] limão e as demais cítricas, uva, maçã, kiwi, pêssego, morango e demais frutas vermelhas (amora, cereja), abacate, tomate e azeitona.

[Cereais integrais] arroz, trigo, aveia e centeio, como também o germe de trigo.

[Verduras] todas as folhas de cor verde escura, como todas as couves (manteiga, brócolis, flor), a bertalha, a espinafre e a folha da beterraba.

[Legumes] principalmente os de cores vivas como a cenoura, a beterraba, a abóbora e no meio deles a cebola e a cebolinha.

Se você não é vegetariano, lembre-se que os peixes não devem faltar quando o propósito é cuidar do cérebro, da capacidade de se concentrar e da memória. Os mais interessantes são os de água fria, ricos em ômega-3, como salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala.

Os Alimentos Neuroprotetores

São os agentes antioxidantes, como os bioflavonóides e carotenos, presentes nas frutas cítricas, na uva (principalmente as escuras), nas frutas vermelhas (morango, amora e cereja) e laranjas (pêssego, caqui, mamão, manga e damasco) e na maçã. Quanto às hortaliças, insista nas de folhas escuras, como as couves, a bertalha e o espinafre. Nos legumes: a abóbora, a cenoura e a beterraba.

A vitamina E (tocoferóis) está presente nas sementes e nos óleos vegetais prensados a frio, como o de soja, linhaça e girassol, assim como no germe de trigo. Óleos vegetais refinados são pobres de micronutrientes de valor terapêutico.

Entre os minerais, as revelações são o zinco - encontrado em doses generosas na semente de abóbora, no iogurte e nos cereais integrais; e o selênio, que está concentrado na castanha do Pará e em menores doses nos grãos integrais, na cebola e no alho.

Por fim, o ômega-3 dos peixes de água fria, que também protege os neurônios. Mas ele está presente em altas doses na semente de linhaça e no seu óleo prensado a frio.

Os Alimentos Regeneradores das células

A colina e a lecitina, substâncias fartamente encontradas na fração oleosa da soja e na gema do ovo, têm papel fundamental na composição da membrana gordurosa que reveste os neurônios. E, haja colina, pois as funções cerebrais de aquisição e armazenamento de novos dados, exigem mais intensamente pela formação de novas células. Bem, não dá para sair comendo ovo em excesso, mas é possível fazer uso diário de suplementação alimentar com a lecitina isolada de soja (1 grama/dia).

Elas estão presentes também, mas em menor concentração, no germe de trigo, nas leguminosas e no levedo de cerveja. Está provado que o consumo de alimentos que contêm colina durante a gravidez e na fase de aleitamento influi beneficamente no desenvolvimento cerebral da criança.

Os Alimentos que Estimulam as conexões cerebrais

Os alimentos deste grupo contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar. É o caso da fisetina, que marca presença nas frutas já citadas.

As vitaminas do complexo B também facilitam a comunicação entre as células e tais substâncias são mais comuns em alimentos de origem animal como as carnes, peixes, aves, vísceras, leite e derivados. Entretanto, nos vegetais como os cereais integrais, sementes, germe de trigo, soja e demais leguminosas, também estão presentes, porém em menor concentração.

Finalmente, o fósforo, que se encontra nos peixes, no germe de trigo e ainda nas sementes de girassol e abóbora.

O QUE COMPROMETE A SANIDADE DO CÉREBRO?

Procure fugir de alimentos que causam picos glicêmicos - eles estouram a taxa de glicose no sangue e no cérebro - como o açúcar (principalmente o refinado), massas e cereais refinados, batata inglesa e doces em geral. Eles elevam a produção de insulina e de ácido aracdônico, fortes responsáveis pelos processos inflamatórios, que aceleram o envelhecimento e morte das células cerebrais.

Metabolicamente, sabe-se que logo após os picos glicêmicos gerados pelo consumo excessivo de açúcar e amidos, é inevitável quadros de hipoglicêmia, que é a queda vertiginosa do teor de glicose no sangue. Tal situação desarticula todas as funções sensoriais do cérebro, assim como a sua produtividade, poder de comunicação interna e armazenagem de dados. Tanto que a reação natural de um cérebro em estado de hipoglicemia é o sono, ou seja, pára tudo.

Evite também as drogas que geram produção massiva de radicais livres como é o caso do cigarro, das frituras, do álcool, do café, dos alimentos muito processados e aditivados. Os radicais livres AMAM destruir neurônios e demais células do organismo.

Por último, evite as frituras e as gorduras de origem animal, que tormam as membranas celulares rígidas e pouco porosas, inviabilizando a fluidez e a qualidade das trocas químicas, tanto de nutrição, como de limpeza orgânica. Uau! Cérebro desnutrido e envenenado.

Fomte: Doce Limão
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Organização de Escritórios_Novos Hábitos_6/6

7 Hábitos das Pessoas Organizadas

A maioria das pessoas organizadas segue algumas regras simples.Apresentamos abaixo os 7 hábitos das pessoas muito organizadas.


1. Elas possuem um lugar para cada coisa.
Cada item que possuem tem um local adequado, uma "casa". Os livros estão na estante de livros. O lugar dos brinquedos é no quarto de brinquedos ou no armário próprio para eles. Os CDs estão caixas, gavetas ou em porta CDs, organizados por gênero ou artista por exemplo. Os documentos estão em pastas de arquivo, etc.

2. Elas colocam as coisas de volta no lugar.
Uma vez que um objeto qualquer não será mais utilizado, eles não ficam vagando por lugares temporários. Estes objetos, após serem usados, retornam imediatamente à sua "casa", ao seu local de origem.

3. Elas anotam suas tarefas e lembretes.
Pessoas organizadas costumam anotar seus compromissos, tarefas e listas de lembretes. Isto é feito de forma constante e consistente, em suas agendas (de papel, computador ou computador de mão). Elas não se arriscam a se esquecer das coisas. Elas sabem que suas memórias não são confiáveis e que suas agendas estão ali exatamente para cumprir esta função.

4. Elas não acumulam papéis.
Papéis e documentos que devem estar guardados, são arquivados diariamente. Correspondências são abertas perto do lixo, e papéis desnecessários são descartados imediatamente. Contas são colocadas na pasta de contas a pagar, revistas são lidas e guardadas por uma semana ou duas, depois doadas ou descartadas.

5. Elas não deixam as coisas para depois.
Quando alguma coisa deve ser feita, as pessoas organizadas costumam agendar, planejar ou simplesmente executar a tarefa o quanto antes. Desta forma evitam acumulo de serviço, prazos apertados e outros problemas causados pela procrastinação (procrastinar é voluntariamente deixar para depois o que deveria ser feito agora).

6. Elas possuem prazos e objetivos.
Pessoas organizadas sabem que para obterem resultados, precisam saber claramente aonde querem chegar e em que prazo. Elas fazem revisões periódicas em seu planejamento.

7. Elas procuram manter apenas as coisas necessárias.
Pessoas organizadas não acumulam coisas. Não ocupam espaço com objetos inúteis, roupas que não utilizam há anos, revistas antigas e outras tranqueiras. Apenas as coisas que lhe são úteis ou proporcionam algum prazer, são mantidas. Estas pessoas acreditam na simplicidade. Elas respiram mais facilmente se puderem circular em seus espaços sem ter que esbarrar em caixas ou mergulhar em armários abarrotados.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Interessante não?!?_Tapete de Papelão






O papelão é uma das mais baratas matérias-primas encontradas e ainda pode ser reaproveitada e reciclada. Até aqui, nenhuma novidade. Mas porque não transformar esse material tão acessível em um objeto de design? A designer Wendy Plomp teve uma grande sacada para prolongar a vida útil de caixas usadas com muito charme. A impressão de grafismos inspirados em tapetes.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Feng-Shui_Glossário


Uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram na hora de estudar ou ler sobre o Feng-Shui, é entender os vários termos desta Técnica de Harmonização de Ambientes. Para facilitar foi elaborado um Glossário com os principais termos do Feng-Shui, no qual cada termo será explicado de uma forma objetiva e prática.


[AMBIENTE] todo e qualquer local, onde circula a Energia ch'i e se pode aplicar o Feng-Shui.

[BA-GUÁ] uma das técnicas de estudar e mapear as Energias dos Ambientes. O Baguá tem a forma octogonal, no qual cada lado ou "guá" representa os principais aspectos ou energias de nossa vida - trabalho, sabedoria, familia, prosperidade, fama, relacionamento afetivo, criatividade e amigos. Cada "guá" está associado aos oito trigramas do I Ching. Quando se aplica o Baguá, por exemplo, sobre planta de uma casa, mapea-se as Energias desta, procurando harmonizá-las.

[CHEN] um dos oitos trigramas do I Ching. Significa o Trovão

[CHI] representa Energia Vital. Esta energia está em tudo e todos. É um dos principais pontos do Feng-Shui e harmoniza a circulação da Energia Ch'i nos ambientes.

[CHIEN] um dos oito trigramas. Significa o Céu.

[CURAS] cura no Feng-Shui. Representa a solução dada a um problema encontrado em um Ambiente, por exemplo, durante uma Consultoria de Feng-Shui.

[DRAGÃO] um dos Quatro Animais Sagrados do Feng-Shui.

[ELEMENTOS] são os cinco elementos do Feng-Shui_Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.

[FENG SHUI] técnica chinesa que estuda, equilibra e harmoniza a Circulação da Energia Ch'i nos ambientes, bem como os energiza. Feng significa "Vento" e Shui, "Água", que são formas de Energia em constante movimento.

[FÊNIX] um dos Quatro Animais Sagrados do Feng-Shui.

[FLECHA ENVENENADA] em geral, são "cantos vivos" de construções, dos quais se emana uma energia negativa_SHA, para as estruturas vizinhas.

[GUÁ] os lados do Baguá, num total de oito. Cada lado representa uma das Energias de nossa Vida - trabalho, fama, etc.

[HEXAGRAMA] figura de seis lados, das quais surgem 64 no I Ching.

[I CHING] muito mais que um oráculo, o I Ching é fonte de conhecimento para quem o estuda e o pratica

[KAN] um dos oito trigramas do I Ching. Significa a Água.

[KEN] um dos oito trigramas do I Ching. Significa a Montanha.

[KUN] um dos oito trigramas do I Ching. Significa a Terra.

[LI] um dos oito trigramas do I Ching. Significa o Fogo.

[PA-KUA] outra designação para o Baguá.

[SERPENTE] um dos Quatro Animais Sagrados do Feng-Shui.

[TAI CHI] é o centro do Baguá e representa o equilíbrio das forças. Está ligado à saúde.

[TAO] filosofia ou modo de vida oriental. É representado por um círculo dividido por uma linha sinuosa que delimita duas parte - o YIN e o YANG, que são duas forças complementares dentro do Feng Shui.

[YANG] é a força positiva/masculina dentro do TAO. Na Vida, representa a luz, calor, movimento, etc.

[YIN] é a força negativa/feminina dentro do TAO. Na Vida, representa a escuridão, o frio, o estatico, etc.

Fonte: Redação Terra