∞∞∞∞∞∞∞∞

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O que é Xamanismo?_1/3


por Alessandro Meiguins e Vitor Shin

Nos primórdios da humanidade, não havia fronteiras entre ciência, arte e religião. Tudo se fundia em uma única busca: conhecer as forças da natureza e saber usá-las em benefício do home. 

Esse era o domínio do xamã, figura tribal que exercia múltiplas funções – de sacerdote e curandeiro, pesquisador do poder de cura das plantas, a músico e poeta, narrador e guardião dos mitos e histórias do seu povo. 

O termo original saman vem justamento do verbo “conhecer” na língua siberiana manchu-tungus, significando “aquele que conhece” ou, simplesmente “feiticeiro”. Em português (ou melhor, tupi), o exato equivalente seria “pajé”. A definição clássica de xamanismo – “técnicas arcaicas de êxtase” – pertence ao filósofo romeno Mircea Eliade (1907-1986), especialista em História das Religiões e um dos vários estudiosos que ficaram impressionados com o modo como as práticas xamânicas de reproduziam identicamente entre nativos de regiões tão distantes quanto Sibéria, Austrália e Amazônia. 

A principal delas é entrar em transe - por meio de ritmos repetitivos tocados em tambores ou de substâncias psicoativas encontradas em fungos ou vegetais. Nesse estado alterado de consciência, o xamã seria capaz de realizar o chamado “voo mágico”: desprender-se do próprio corpo para viajar a outros planos do universo, para a o além. “Nesses mundos – alguns celestiais, outros subterrâneos -, ele vai resgatar almas perdidas. 

Isso porque, na crença desses povos, quando alguém está doente é porque sua alma está perdida”, diz o antropólogo Robin Wright, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Outro traço comum às diversas tradições xamânicas é trabalhar com “espíritos aliados” – tanto de seus ancestrais, quando de bichos selvagens e ervas medicinais. São os chamados animais e plantas de poder, que o ajudam a viajar por outras dimensões e a curar males físicos e psicológicos, além de conduzir rituais que propiciem a caça e a fertilidade da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário