∞∞∞∞∞∞∞∞

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pense Nisso...Orgânicos para uma vida e mundo melhor!

Por: Joop Stoltenborg

Um estudo de 30 anos mostra que a produção orgânica é vital para a humanidade e o Planeta.

No ano de 1981 começou, no Instituto Rodale (EUA), um teste para comparar a produção orgânica com a produção convencional. Para isso iniciaram, em três glebas da fazenda do Instituto em Emaus, Pensilvânia, três diferentes sistemas de produção. O primeiro com produção orgânica, baseado em esterco e composto. O segundo com produção orgânica, baseado em leguminosas e cereais e o terceiro com o sistema convencional, baseado em produtos sintéticos (adubos químicos e agrotóxicos), inclusive milho e soja transgênicos. Em ambos, orgânico e convencional, era usado plantio direto, quer dizer, sem revolver a terra com arado, grade ou enxada rotativa. O sistema de rotação nos orgânicos teve maior diversidade que no convencional, com até sete culturas diferentes em oito anos. Durante 30 anos anotaram minuciosamente a produção, o uso de energia, a produção de gases estufa e o lucro de cada gleba.
Conclusões
A produção de ambos os sistemas se mostrou igual. Porém o orgânico mostrou produção 31% mais alta em ano de seca moderada.
O lucro por ano foi 1.395 dólares por hectare no orgânico e 475 dólares no convencional, então uma diferença bem significante.

O orgânico usa 45% menos energia, portanto é bem mais eficiente.

O convencional produz 40% mais gás de efeito estufa, que piora o aquecimento global.

A saúde da terra, que é medida pelo crescimento da quantidade de carbono e vida no solo, se mostra bem maior na produção orgânica. A gleba, no sistema convencional, sofreu uma perda de carbono no solo.
As terras orgânicas drenam a água das chuvas 15 a 20% melhor do que o solo cultivado no sistema convencional. Quer dizer, o cultivo orgânico gera menos erosão, contribuindo para a preservação da camada fértil do solo no Planeta.
Há muito mais conclusões no relatório: www.rodaleinsitute.org/fst30years. Vale a pena conhecer. O relatório fecha com as seguintes palavras:
“Após trinta anos de uma rigorosa comparação lado a lado, o Instituto Rodale conclui, de modo confiável, que os métodos orgânicos estão melhorando a qualidade da nossa alimentação, melhorando a saúde de nossos solos e água e melhorando a zona rural da nossa nação. A agricultura orgânica cria mais empregos, proporcionando uma renda digna para os agricultores da qual se pode viver e restaura a confiança dos Estados Unidos em nossa comunidade agrícola e sistema alimentar.”
É por isso mesmo que adotamos no Sítio A Boa Terra o lema: ”Alimentos orgânicos, saúde para você, vida para o Planeta!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário