∞∞∞∞∞∞∞∞

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Feng-Shui_Mantras_1/2

Os Mantras são conjuntos de palavras ou de sons dotados de simbolismo e energias específicas. Existem em todas as culturas, alguns são elaborados e outros muito simples, mas todos atuam sobre a vida humana, melhorando-a em vários aspectos.


A palavra mantra deriva do sânscrito e significa qualquer coisa como “alavanca da mente”, ou seja, é uma ferramenta que nos permite atuar sobre plano mental, provocando com isso determinados efeitos na vida prática.

Talvez o mantra mais conhecido seja o OM – o som primordial, a trindade arquetípica, Brahma, Vischnu e Shiva ou o Alpha e Omega da tradição ocidental. Outro mantra muito conhecido é o OM MANI PADME HUM – uma forma riquíssima que, a seu tempo, irá merecer um artigo dedicado na nossa Biblioteca. A maior parte dos mantras conhecidos e utilizados chegam-nos do Hinduismo e do Budismo, porém existem muitos outros de origens diferentes. O que os une são os efeitos concretos que produzem e o fato de não ser necessário conhecer o significado das palavras entoadas para que estes se manifestem (apesar de, geralmente, as palavras também possuírem uma carga simbólica profunda). Bastam 5 a 10 minutos de entoação concentrada de um mantra para que se comecem a produzir os seus efeitos. Com a experiência, os tempos de entoação vão sendo aumentados e os benefícios da prática vão sendo também cada vez mais visíveis.

Porém, existem mantras que são de efeito imediato, indispensáveis à vida e cuja força é independente de qualquer tradição. Para demonstrar melhor o que são estes sons e qual é a sua importância, dou-vos um exemplo que, normalmente, nunca faz parte da literatura sobre este tema... o primeiro som que é produzido pelo ser humano ao nascer: AH, o choro da criança. De início é uma forma de chamar a atenção dos progenitores para que lhe sejam satisfeitas as necessidades básicas. No entanto, o AH mantém-se durante toda a vida, independentemente das culturas, como a mais básica interjeição de dor.

Apesar de poucas pessoas saberem que se trata de um mantra, a sua utilização é universal e serve, justamente, para minorar as dores – trata-se de um analgésico natural. Tal como acontece com todos os outros mantras, dos mais simples aos mais elaborados, a forma como se pronuncia o AH não é relevante. Assim temos muitas maneiras de o dizer como, por exemplo “Ai” em Português, “Ah” em Inglês, “Au” ou “Aua” em Alemão e todas as variações de tom, intensidade e forma (mais ou menos gutural) que dependem do tipo de dor que se destinam a tratar. Efetivamente, todas as pessoas utilizam este som quando têm dores – e estas são infinitamente mais insuportáveis quando nos vemos privados de entoar o AH.

No seguimento dos mantras inatos, a Humanidade não tardou a descobrir o potencial destas formas, tendo-as desenvolvido ao longo dos tempos. Segue-se uma pequena lista (nada exaustiva) de mantras para diversos fins.

OM NAMAH SHIVAYA

Um mantra hindu que significa algo como “Om, inclino-me perante Shiva” ou “Om, inclino-me perante o meu divino Ser interior”. É utilizado na meditação Yoga para cura, para indução de um profundo relaxamento e para crescimento interior.

OM NAMAH NARAYANA

É uma saudação à divindade e seu efeito é, principalmente, o aumento do poder pessoal.

OM SRI LAKSHIMYAI NAMAH

Mais um mantra hindu que se mostra especialmente eficaz na superação de fobias e insegurança.

OM APADAMAPA HATARAM DATARAM SARVA SAMPADAM LOKA BHI RAMAN SRI RAMA BHUYO BHUYO NAMANYAHAM

É uma invocação dos poderes curativos de Rama. Este mantra é relativamente longo, mas decidi incluí-lo nesta lista por ter virtudes curativas realmente notáveis.

OM TARE TUTARE TURE DZAMBEH MOHED DANA METI SHRI SOHA

É um mantra tibetano de invocação a Tara – o aspecto feminino da divindade (Buda). É utilizado sobretudo para alcançar prosperidade.

OM BANZA TARE SARVA BIGANEN SHINDHAM KURU SOHA

Outro mantra tibetano, também dedicado a Tara e utilizado como proteção contra desastres.

HELION MELION TETRAGRAMMATON

É um mantra de origem hebraica e invoca todas as letras do sagrado nome de Deus. Este mantra é uma dos mais fortes defesas contra espíritos inferiores, vampirismo energético, negatividades de toda espécie.

RAOM GAOM

Um mantra cuja proveniência desconheço, mas que se mostra eficaz para reter a memória dos sonhos, bem como para promover a ocorrência de sonhos lúcidos.

ABRACADABRA

Talvez a mais famosa “palavra mágica” de todos os tempos. A sua origem ainda não foi esclarecida, existindo referências linguísticas no Aramaico, no Copto, nas línguas celtas e em muitas outras. Seja qual for a sua proveniência, este mantra tem sido usado desde tempos imemoriais para banimentos e curas de todos os tipos.

Fonte: Blog Castelo de Asgard

Nenhum comentário:

Postar um comentário