Quem nunca pisou em um chiclete jogado no meio da rua? Além deste incômodo, mesmo quando a goma de mascar é descartada da maneira correta, no lixo, ela causa problemas para o meio ambiente, já que demora ao menos cinco anos para se decompor.
A inventora fundou uma empresa chamada Gumdrop e criou dentro desta companhia o modelo de uma pequena lixeira redonda, que pode ser acoplada em vários lugares de destaque no meio da rua, como postes de luz.
Com um pequeno orifício, a ideia é que novos chicletes sejam depositados ali dentro, ao invés de jogados na rua ou em lixos convencionais. Quando o recipiente estiver cheio, ele segue novamente para a reciclagem, criando novas lixeiras e ampliando a área atendida pelo sistema, que já começou a ser testado em Londres.
Para conscientizar a população da importância do descarte correto das gomas de mascar, o próprio site da Gumdrop traz uma série de estatísticas. Segundo a empresa, se todo mundo no Reino Unido parasse de jogar chicletes no chão hoje, demoraria ao menos quatro meses para retirá-los das ruas do país. Ao menos 500 milhões de gomas de mascar são jogadas fora no Reino Unido por ano e 150 milhões de libras (quase R$ 400 milhões) são gastas anualmente com a remoção do doce das ruas britânicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário