∞∞∞∞∞∞∞∞

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dicas Práticas_ Relaxamento

Se você sente estresse, anote: o relaxamento é uma habilidade que pode ser aprendida.

Revista Prana Yoga
Dezembro de 2006

Se alcançar a paz da mente fosse simples como lembrar de relaxar quando nos sentimos agitados, a maioria de nós se sentiria feliz o tempo todo. Assim como qualquer outra habilidadde que vale à pena, o relaxamento exige muita prática. Felizmente, o yoga pode ser um bom treinamento para cultivar essa fina arte. As habilidades que aprendemos durante a prática podem nos dar suporte para o resto de nossas vidas, nos ajudam a lidar em tempos de estresse com clareza e equilíbrio. O que podemos fazer para aprofundarmos nossa habilidade de acessarmos um estado de relaxamento e tranqüilidade? Como podemos nos conectar com nosso nestado interior de paz quando nossa vida exterior está inundada de caos e estresse? As sugestões a seguir podem traçar seu caminho ao equilíbrio e tranquilidade, dentro e fora do mat.

Expire. Um dos melhores meios de trazer vcê mesmo para terra é alongar as expirações. Essa forma de respiração – como está prescrito no Yoga Sutra - encoraja o sistema nervoso a tornar-se clame e quieto, movendo o corpo para um estado sossegado de ser.

Foque a sua mente. Tente focar a sua mente de maneira engajada e construtiva. Uma dica é praticar um asana desafiador ou mesmo um exercício de respiração.

Minimize estímulos exteriores. Desligue a televisão, desconecte o telefone e diminua a luz – baixe o volume da sua vida, lembrando que a calma exterior nutre a clama interior. Durante uma sessão de yoga, use uma bandana ou venda nos olhos enquanto está em posturas restauradoras; isso serve para acalmar olhos e mente.

Substitua pensamentos negativos por positivos. O antigo sábio yogi Patanjali aconselhava que quando estamos perturbados por padrões de pensamento negativo, podemos recuperar o equilíbrio ao convidar pensamentos pacíficos para a nossa mente. Então da próxima vez que se encontar vacilando ou cambaleando em medos agonizantes ou pensamentos depressivos, note o hábito negativo, arremesse-o para fora da mente, e use a criatividade para desenvolver uma visão de mundo mais positiva.

Libere o riso. Não há nada mais impactante ao estresse do que uma boa gargalhada. Chame seu amigo mais divertido, alugue uma comédia, ou aventure-se em alguma postura de equilíbrio de braços. Algumas dessas são tão ridiculamente difícies, que honestamente, como não rir?

Pratique, pratique e pratique. Assim como um bom vinho, o relaxamento também melhora com o tempo. Mesmo que você não se sinta hoje em completa bem-aventurança durante a Savasana (postura do Cadáver), você está preparando o seu corpo para a calma e tranqüilidade de amanhã. Ao praticar repetidamente posturas tranqüilas aumenta, aumenta-se o movimento cicrcular do relaxamento, logo você se sentirá capaz de fácil e rapidamente acessar um estado de tranqiuilidade algum dia no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário