Flores e plantas trazem a natureza para dentro de casa e contribuem para ativar a energia dos ambientes, segundo os mestres da técnica chinesa de hamonização. A cada área do ba-guá, corresponde a espécies diferentes, dependendo da forma das folhas e da cor das flores.
[Trabalho]
Esse guá relaciona-se ao elemento água e pede plantas de formas arredondadas e cores claras. Nos vasos, copos-de-leite, patas-de-elefante e filodendros. Em recipientes com água, paus-d’água e lírios-da-paz.
[Espiritualidade]
Nessa área do ba-guá corresponde ao elemento terra, a forma geométrica mais indicada é o quadrado. Como praticamente não há plantas com esse desenho, o melhor é escolher espécies com folhas achatadas. Flores azuis, como violetas, hortênsias, íries e bambu, símbolo da sabedoria.
[Família]
Por ser de elemento madeira, essa área do ba-guá recebe bem todo tipo de árvore que se adapte a ambientes internos. As cores aqui são verde e azul, que podem ser ativadas com flores e folhagens desses tons. Fícus, árvore-da-felicidade e bambus do tipo mossô são indicados na área da família.
[Prosperidade]
Para ativar a prosperidade, vale cultivar plantas que evocam expansão, crescimento, força e vigor. Como o elemento da prosperidade é a madeira, as árvores também são bem aceitas nesse guá, inclusive os bambus. São os girassóis, gérberas, alpínias, helicônias, flores roxas e vermelhas, hera-da-fortuna e dinheiro-em-penca também estimulam a riqueza.
[Sucesso]
Área de fogo, o sucesso deve receber flores vermelhas, púrpura ou lilases. As folhas devem ser vistosas, de formato triangular ou pontiagudo e, de preferência, apontando para o alto. São as bromélias com flores vermelhas, palmeiras-rápis, dracenas e gérberas.
[Relacionamento]
Para reforçar as relações amorosas, as flores mais indicadas são as vermelhas, cor da paixão, e as cor-de-rosa, o tom do carinho e do amor. Quando as brigas são constantes, vale apaziguar os ânimos com flores brancas. A árvore da felicidade, com uma muda do tipo macho e outra do tipo fêmea plantadas no mesmo vaso, também reforça a união. Bromélias, bico-de-papagaio, begônias-rosa, ciclame, violetas e flores-de-maio.
[Criatividade]
Para esse guá, pertencente ao elemento terra, as plantas mais indicadas são as que têm flores brancas ou em tons pastel e folhas arredondadas, como as orquídeas. Entre as folhagens, destacam-se a peperômia, o bálsamo e o colar-de-pérolas. Ainda vão bem flores-de-maio, begônias e margaridinhas e flores brancas em geral ativam essa área, assim como folhas arredondadas.
[Amigos]
Essa área é representada pelo elemento metal e, nela, aconselha-se o uso de plantas com flores brancas e lilases (ou de cores escuras) e folhagens arredondadas. Podem ser utilizadas flores de corte, como angélicas, orquídeas, palmas, rosas brancas, íris ou, cultivadas na terra, violetas-africanas, prímulas, lírios-da-paz e crássulas, uma folhagem bem arredondada.