∞∞∞∞∞∞∞∞

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Feng-Shui_Sala

Ative o coração da casa

Para os chineses a atmosfera da sala deve ser ampla, acolhedora e cheia de luz. Esse ambiente pode ser comparado ao chacra cardíaco do corpo, pois é o centro amoroso da moradia. É o espaço em que acontecem os encontros entre as pessoas da família, o lugar onde os amigos queridos são recebidos.

Na harmonização de ambientes, a disposição dos móveis da sala é muito importante. Eles não devem obstruir a visão de quem entra. A distribuição ideal de sofás e poltronas é em forma de U – os móveis parecem acolher o visitante. Também é melhor que estejam colocados contra a parede e que tenham o espaldar alto. As pessoas devem ter as costas sempre protegidas – assim se sentem mais segura.

Outro detalhe: móveis e objetos com formas arredondadas facilitam a circulação do ch’i, a energi vital. Elas estão mais ligadas à harmonia e à fluidez.

[Caso 1_sala em L define um guá faltante]

Problema

A sala em L é vista com reserva, isso porque, ao aplicar o ba-guá , obrigatoriamente ficará faltando uma delas.

Solução

Nas casas, o guá faltante pode ser reconstituído com cores, formas, flores, plantas e luzes. Em apartamentos, a solução está em colocar espelhos para ampliar o ambiente e quadros que passem a sensação de profundidade.

[Caso 2_entrada com obstáculos]

Problema

Um caso muito comum: ao entrar na residência, a pessoa encontra uma parede à sua frente, no hall. Segundo o Feng Shui, essa sensação repetida constantemente pode gerar o sentimento de que a vida é muito difícil e cheia de obstáculos. O armário à esquerda prejudica a visão da sala.

Solução

Deixar a entrada mais agradável, com flores num aparador, um vaso e um tapete de boas vindas, ajudam a diminuir a sensação de impedimento. Um espelho redondo e grande dá a impressão de amplitude. O armário foi retirado do ambiente.

[Caso 3_corredor de energia entre porta e janela]

Problema

Situação desfavorável: o ch’i entra pela porta e sai da casa pela janela sem circular no ambiente. Como a porta de entrada está na área de trabalho, isso significa que o dinheiro entra e sai com facilidade das mãos dos moradores.

Solução

Foram criados todos os anteparos possíveis para impedir a fuga do ch’i. Plantas altas (como a árvore da felicidade, por exemplo), e uma cortina leve podem ser colocados diante da janela. Um vaso enfeita o aparador. O cristal multifacetado (ou prisma de água) faz circular a energia, assim como o tapete redondo.

[Caso 4_escada no meio da sala]

Problema

Situação freqüente em sobrados e apartamentos duplex. A escada em caracol suga a energia do ambiente, desvitalizando todos os oito cantos relacionados no ba-guá. E a escada não tem corrimão, dando a sensação de insegurança.

Solução

Como o centro do ambiente pertence ao elemento terra, pode-se colocar cristais (drusas), plantas, pedras e luminárias de chão perto da escada para ancorar a energia. Usa-se também pintar TODA a escada de vermelho, principalmente a caracol. O corrimão é indispensável no Feng Shui.

[Caso 5_entrada dando para a cozinha]

Problema

O elemento fogo nesta sala conjugada com a cozinha está muito estimulado: quem entra vê imediatamente o fogão. Esse excesso de energia pode causar irritação e brigas dentro de casa. A poltrona está de costas para os visitantes.

Solução

Uma planta alta e exuberante atrai o olhar e o ch’i circula em torno do cristal multifacetado. Um biombo, ou uma cortina de contas, suaviza a visão da cozinha. O tapete redondo atrai a energia para a sala e a poltrona foi colocada de modo a não impedir o fluxo do ch’i.

[Caso 6_escada de frente para a porta]

Problema

Situação freqüente nos sobradinhos geminados. A escada suga imediatamente a energia que entra na casa e não consegue circular no ambiente. Poucos móveis e objetos dão a impressão de abandono.

Solução

Plantas e luminárias trazem cor e luz à sala. Dois vasos grandes podem ser colocados ao lado da escada. Na frente dela, o tapete redondo segura a energia assim como o cristal dependurado no teto. A sensação é de vida e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário