∞∞∞∞∞∞∞∞

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mais equilíbrio onde você dorme

Passamos um terço de nossa vida dormindo. Por isso, a energia vital que circula no quarto tem tanta importância. Estamos em contato direto com ela em uma boa parte de nossa existência.

O Feng-Shui aconselha que a força vital que entra pela porta flua suavemente pelo quarto, imantando o ambiente de energia benéfica. Mas nem sempre acontece isso. Muitas vezes, o ch’i (energia vital) entra bruscamente e atinge que está repousando. Ou a energia do quarto é perturbada pela presença muito próxima do banheiro, como no caso das suítes,

Nos banheiros, onde existe muita água, prevalece a energia yin (feminina, passiva), que enfraquece a força do ch’i.

O fluxo energético pode ser impedido por outros fatores, que você vai aprender a identificar com os exemplos que mostramos a seguir. Acompanhe agora as soluções do Feng-Shui para restaurar a energia no quarto de dormir.

[Caso 1_Pés voltados para a porta de entrada]

Problema

Esse é um caso bem comum: cama dá direto para a porta. Nessa posição, quem dorme recebe o forte impacto da entrada do ch’i no quarto. A porta aberta também suga a energia de quem dorme, que escorre pelos pés. Além disso, ter os pés voltados para a porta não é considerado um bom auspício no Feng-Shui.

Solução

Pendurar um cristal multifacetado no teto do quarto, entre a porta e a cama. O cristal faz circular o ch’i com suavidade, diminui o seu impacto sobre as pessoas e evita o escoamento de energia. Mesmo assim, os especialistas aconselham mudar a cama de posição, se possível.

[Caso 2_Janela atrás da cabeceira da cama]

Problema

Segundo o Feng-Shui, ter uma janela atrás da cama traz um sentimento de desproteção para quem está dormindo. Isso porque as pessoas sempre precisam sentir um apoio sólido atrás de si, como uma parede. Essa proteção é simbolizada na China pela tartaruga, com seu casco duro e forte. E todas as camas precisam desse apoio.

Solução

Cama com espaldar alto. Com esse recurso é possível restituir o sentimento de segurança para quem dorme sem perder a entrada de luz. É bom notar que janelas acima do espaldar e mais altas que o nível da cama não são prejudiciais.

[Caso 3_Porta do banheiro na direção da cabeceira]

Problema

As suítes não são consideradas muito auspiciosas pela técnica chinesa de harmonização. Para os chineses, os banheiros devem ser localizados longe dos quartos, pois sua influência não é vista como benéfica. No caso acima, a energia yin que vem do banheiro influi em quem dorme na cama. Para o Feng-Shui, ela enfraquece o poder de ação e decisão, ligados à energia yang dos ocupantes do quarto.

Solução

  • colocar um cristal multifacetado no batente da porta do banheiro

  • manter a porta fechada

  • manter a tampa da privada e o ralo fechados

  • colocar plantas no banheiro.

Todas essas providências podem ser tomadas nesse caso e também em todo tipo de banheiro. Ralos que se fecham podem ser encontrados em lojas de material de construção.

[Caso 4_Cabeceira da cama alinhada com a porta]

Problema

Outro caso bem comum: a cama está alinhada à porta de entrada, numa posição considerada desfavorável pelo Feng-Shui. Quem dorme não vê quem entra pela porta e assim, à noite, pode se sentir inconscientemente vulnerável. Segundo os chineses, todos nós temos uma parte animal, que vigia quem pode nos atacar. Com a cama nesse ângulo, é impossível ter uma visão ampla de quem se aproxima. Para fazer isso, seria preciso virar o pescoço para trás.

Solução

Espelho na parede da frente, refletindo quem entra. O espelho pode estar acima de uma cômoda, por exemplo, e não precisa ser grande. É suficiente que ele identifique quem se aproxima. Outro cuidado importante: o espelho deve estar num ângulo que não reflita quem está dormindo. Deve-se evitar, portanto, coloca-lo diretamente em frente à cama.

[Caso 5_Cama encostada na parede do banheiro]

Problema

Esse é um dos casos mais problemáticos do Feng-Shui, mas tem solução. Nesse exemplo, a água dos canos e ralos do banheiro faz escoar a energia de quem dorme. O barulho da água escorrendo também afeta o inconsciente de quem está dormindo e impede um repouso tranquilo. A energia do quarto torna-se muito yin.

Solução

Pintar o rodapé de vermelho. A cor vermelha corta a energia yin, pois pertence à força oposta, a energia yang. O espelho serve para afastar a influência vinda do banheiro. Colocar um espelho na parede que fica atrás da cama, da cabeceira para baixo.

[Caso 6_Banheiro em cima do quarto]

Problema

Uma grande interferência de energia: um banheiro bem em cima do quarto. Os encanamentos escoam a energia e afetam a saúde dos moradores. A influência energética dos esgotos também não é bem vista por essa técnica de harmonização. O sono é interrompido pelo uso do banheiro no andar de cima.

Solução

Pintar o teto de vermelho. Por cima dessa cor, passar camadas de tinta na cor de sua preferência. O vermelho corta a energia yin do banheiro, mas não precisa ficar aparente. Ele tem efeito mesmo debaixo de outra cor.

[Evite ter dentro do quarto]

Muitas plantas, espelhos, cores e texturas carregadas, luz bem em cima da cama, eletrônicos como computadores e TVs, objetos em baixo da cama.

[Cuidados na decoração]

Use iluminação e cores suaves, tecidos estampados com motivos delicados, poucos móveis.

[Diariamente tenha o hábito]

De abrir as janelas de manhã para abastecer o ch’i, manter o quarto arrumado, perfumar o ambiente com aramas tranquilizantes, como a lavanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário