∞∞∞∞∞∞∞∞

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Feng-Shui_Taça da Fortuna

A Taça da Fortuna é um grande talismã do Feng Shui simbólico. Geralmente vai sendo composta ao longo do tempo pois conta com vários elementos. A sua função é, tal como o nome indica, a de atrair boa sorte, fortuna, prestígio e abundantes ganhos financeiros.


A taça, propriamente dita, deve ser de cerâmica, de cristal ou de metal. O vidro, e sobretudo, o plástico, devem ser evitados. A taça deve ser larga, não demasiadamente profunda e, preferencialmente deve ter o rebordo mais estreito que “a barriga”, lembrando o formato de uma cabaça. Na tradição chinesa, as cabaças são muito auspiciosas por serem o receptáculo do néctar dos deuses. Diz a sabedoria popular que tudo é mais fácil a entrar numa cabaça do que sair dela, pelo que é benéfica no sentido de amealhar riquezas e de as manter. Uma taça da fortuna pode ser grande ou pequena, só depende dos gostos e possibilidades de cada um.

Após a escolha do recipiente, o passo seguinte é enche-lo até a borda, sem no entanto, transbordar. O conteúdo deve incluir os seguintes elementos:

Um envelope vermelho (que pode ou não ser decorado com símbolos auspiciosos), contendo 9 moedas da sorte, amarradas com uma fita vermelha.

Outro envelope vermelho contendo dinheiro verdadeiro e atual, perfazendo uma quantia de 988 - podem ser 9,88 , 98,80 ou 988,00 - o importante é que seja uma quantia de 988 obtida a partir da moeda do seu país ou aquela com que costuma fazer seus negócios.

Um terceiro envelope vermelho contendo terra obtida de um modo muito sui generis... quando tiver a oportunidade de visitar uma pessoa abastada, peça-lhe para colher um pouco de terra do seu jardim. Esta terra trará, simbolicamente, alguma da energia de abundância de seu antigo dono. Não tire a terra sem a permissão do proprietário, pois isso estragará toda a inteção contida na taça.

Estes três envelopes devem ser colocados dentro da taça e o resto deve ser cheio com pedras preciosas. Há que diga que os tipos de pedras devem ser escolhidos segundo o Feng Shui pessoal de cada um e que o número de variedades deve corresponder ao número da sorte do período temporal que se atravessa no momento. Porém, uma fórmula segura é usar 8 ou 9 variedades escolhidas entre as seguintes:


Jade

Quartzo hialino

Quartzo rosa

Ametista

Ágata

Citrino

Aventurina

Jaspe vermelho

Olho-de-tigre

Cornalina

Malaquite

Topázio

Howlite

Sodalite

Coral

Pérola

Lápis-lázuli

Turquesa

Resta também dizer que é costume misturar grãos de arroz com as pedras preciosas. O arroz representa a fertilidade e a abundância, especialmente para o povo chinês, pela razão evidente de este ter sido (e continuar a ser) o seu principal sustento.

Continuando a compor a taça, deve incluir ainda algumas (ou todas) as seguintes peças:


• Um par de elefantes;

• Um cavalo;

• Um nó interminável;

• O símbolo com peixes (de preferência o peixe duplo em dourado);

• Uma concha;

• Um Buda sorridente;

• Um globo de cristal;

• Moedas variadas, nacionais ou estrangeiras;

• Imagens ou figuras de divindades relacionadas com a prosperidade como sendo Luk, Fuk e Sal;

• Mantras de prosperidade, escritos com tinta dourada sobre uma fita vermelha ou sobre uma folha de papel vermelho;

• Por fim, a coroar a taça, devem ser incluídas uma ou várias peças em ouro – símbolo máximo da riqueza – ou, como alternativa, lingotes chineses dourados, que imitam o ouro verdadeiro e que foram concebidos especificamente para este efeito.

A Taça da Fortuna deve ser colocada em casa, sem que esteja demasiado à vista. Se a colocar no seu local de trabalho, cuide que fique ao abrigo de olhares indiscretos – não precisa de estar fechada num armário, mas convém que fique longe da vista de estranhos. Podem ser compostas várias taças, se isso for conveniente e recomenda-se que sejam suavemente remexidas alguns dias antes do Ano Novo, de modo a refresca-las para a época seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário