∞∞∞∞∞∞∞∞

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dicas Práticas_Receitas Refeição Matinal


A refeição matinal é aquela que será praticada 30 minutos após a toma do Suco Desintoxicante que pode ser um Suco Verde, um Suco de Luz do Sol ou um suco de frutas com bastante folhas e sementes germinadas.

Passados os 30 minutos, tempo dos sucos agirem e fazerem a bendita faxina, já podemos então nos alimentar e começar o dia!

A proposta é evitar bebidas como café com leite e mesmices como pão com manteiga. Vamos inovar? Sair da monotonia? Então mãos à obra!

Mingau de Aveia

Ingredientes: 1 colher (sopa) de aveia integral deixada por 8 horas de molho em água filtrada (durante a noite) junto com 1 colher (sopa) de uva passa + 1 maçã ralada + 1 colher (sopa) de suco fresco de limão + 1 castanha do Pará germinada e ralada.

Preparo: Misture tudo e sirva como desjejum ou lanche. A maçã pode ser substituída pela fruta da estação de sua preferência.

Mingau de Linhaça (serve 1 adulto ou 2 crianças)

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de semente de linhaça de molho em 1/2 copo de água filtrada por toda a noite + 1 banana nanica + canela em pó a gosto + suco fresco de 1/2 lim ão. Opcional: Acrescente na decoração algumas uvas passas. Acrescente no liquidificador 1 colher sopa de cacau orgânico (desidratado ao sol).

Preparo: Coloque tudo no liquidificador e bata até obter um mingau espesso e homogêneo. Despeje no prato onde será servido o mingau. Decore com mamão e abacate picados. Sirva imediatamente.

Hum! Manjar dos Deuses!

Se você consumir somente a dosagem ideal diária de semente de linhaça pré-germinada, que é 2 colheres de sopa (adulto)/1 colher de sobremesa (criança até 12 anos), não será necessária a lavagem da semente de linhaça hidratada. Basicamente porque com este consumo diário sendo respeitado, o teor de ácido fítico presente atuará como antioxidante, ou seja, de forma benéfica.

Granola Viva

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de aveia integral deixada por 8 horas de molho em água filtrada (durante a noite) + 1/2 xícara de amendoim germinado e descascado (8 horas de molho + 8 horas na peneira, depois tirar a pele) + coco germinado e ralado no processador (8 dias submerso em água trocando-a diariamente) + 2 maçãs picadas + uva passa a gosto + 1/2 copo de leite de sementes/pessoa.

Preparo: Misture todos os ingredientes numa saladeira de vidro. Sirva em prato fundo, decore com morangos ou mamão picado e acrescente o leite de sementes.

Parece incrível, mas estas receitas são tão fortes que não sentimos necessidade de mais nada após seu consumo.

De qualquer forma, vamos às opções salgadas!


Pão Essênio

Trata-se de um pão de trigo integral germinado que é desidratado ao sol. Assim, temos inúmeras vantagens, entre elas menor teor de glúten e ainda mais digestivo. A segunda é que o amido cru não se transforma em acrilamida, substância muito danosa à saúde, presente em todos os produtos à base de trigo assado. Terceiro, trata-se de um alimento vivo, rico em enzimas e qualidade vibracional.

Importante lembrar que, em caso de celíacos, estudo na mesa radiônica revelou:

- teor de glúten no trigo antes de germinar: 22 a 25% com uma digestabilidade de 60%

- teor de glúten no trigo após germinação: 13 a 15% com uma digestabilidade de 80%

Ou seja, dependendo do grau de alergia ao glúten, é possível que alguns celíacos consigam administrar o consumo do trigo desde que previamente germinado e consumido na sua forma crua e viva.

Ingredientes: 1 xícara (chá) de trigo integral germinado (8 horas de molho em água + 16 horas na peneira sendo hidratado a cada 3 horas) + missô (ou sal marinho ou molho shoyo) a gosto + orégano (ou alecrim ou manjericão). Opcional: 1 mão de girassol germinado e 1 pitada de pimenta do reino. Às vezes acrescento 1/2 xícara (chá) de grão-de-bico germinado (8 horas de molho + 8 horas na peneira sendo hidratado a cada 3 horas, depois tirar a pele). Fica um pão mais suave e macio.

Preparo: Coloque tudo no processador até obter uma massa com liga para formar os pães e o tempero estar aprovado. Forme bolinhas de 2 dedos máximo de diâmetro. Unte um pirex com um filme de azeite. Amasse as bolinhas sobre o próprio pirex até formar umas bolachas com cerca de 5 cm de diâmetro e 2-3 mm de espessura.

Leve para desidratar ao sol. Depois que a face superior já desidratou (uns 30 minutos) vire as bolachas para desidratar a outra face. Retire do sol, deixe esfriar e armazene em potes com tampa. Se bem desidratadas dura uns 3 dias. Uso estas bolachas como pão, base para canapés e mini-pizzas.

Sobre elas pode-se usar uma manteiguinha de abacate, uma folha de alface e tomate picado com limão e orégano ou uma pastinha de sementes germinadas.

Manteiguinha de Abacate


Preparadas a partir do abacate, que considero a manteiga mais natural e saudável do mundo, você pode preparar cada dia, ou hora, uma versão diferente.

Ingredientes: 1/2 abacate maduro, ramos de salsinha bem picadinha + 1 pitada de sal marinho (ou idealmente missô) + gotas de suco fresco de limão. Opções: cebolinha bem picada, coentro e até umas raspinhas de gengibre ou cubinhos de pimentão colorido. Algumas vezes ponho um tanto de cenoura ralada para dar crocância. Enfim, esta manteiguinha tem muito espaço para a criatividade.

Preparo: Amasse com um garfo e integre bem todos os temperos. Sirva imediatamente sobre rodelas de cenoura, de abobrinha, barquinhas de alface, biscoito de linhaça ou pão essênio.

Queijo de amendoim

Ingredientes: 1 xícara (chá) de amendoim germinado e descascado (8 horas de molho + 8 horas na peneira hidratando acada 3 horas, depois tirar a pele) + 1/2 dente de alho + 1/2 cebola pequena + gotas de suco de limão + raspa da casca do limão (opcional) + azeite a gosto. Às vezes coloco umas azeitonas picadas.

Preparo: Passe tudo no processador até obter a consistência de um queijinho cremoso. Sirva sobre rodelas de cenoura, de abobrinha, barquinhas de alface, biscoito de linhaça ou pão essênio. Opções: o amendoim pode ser substituído por amêndoa, castanha de caju, do Pará ou gergelim.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e a fonte.

Recomenda-se a leitura na íntegra do Kit Alimentação Desintoxicante + Linhaça - editora Alaúde, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário