∞∞∞∞∞∞∞∞

terça-feira, 31 de julho de 2012

Dicas Práticas_Reclame aqui!



Reclame Aqui! é o espaço do consumidor na Internet. Aqui você pode exercer sua cidadania expressando sua reclamação quanto a atendimento, compra, venda, produtos e serviços.

RECLAMAÇÕES
O sistema de reclamações é aberto a qualquer cidadão que preencha corretamente o cadastro no site.


Sem qualquer custo a reclamação é publicada e um aviso é encaminhado via e-mail à parte reclamada, caso a empresa tenha seu Serviço de Atendimento ao Cliente Cadastrado no Reclame Aqui.


As empresas poderão responder a qualquer momento, publicando assim a resposta à reclamação do cidadão, bastando apenas estarem cadastradas no site (totalmente GRATUITO)

INDICE E RANKING


As reclamações cadastradas no Reclame Aqui irão gerar um ranking sempre atualizado das empresas conforme critérios de número de reclamações, tempo de resposta, ausência de resposta, índice de Solução, Número de Avaliações, nota do reclamante e índice de voltar a fazer negocio com a empresa considerados a partir do momento da publicação e da respostas das mesmas. O sistema é totalmente automatizado, não havendo interferência de operador na geração dos dados de ranking. 


BANCO DE DADOS


Os dados de empresas e consumidores que integrarem o sistema do Reclame Aqui são exclusivamente para possibilitar o acesso de ambos ao site e permitir a comunicação do Reclame Aqui com seus cadastrados.

O banco de dados do Reclame Aqui é sigiloso e não comercializável.

O Reclame Aqui fará a seu critério a divulgação na mídia e encaminhamento das reclamações aos orgãos e autoridades que possam colaborar na defesa dos interesses coletivos.


Todas as reclamações e informações constantes no Reclame Aqui são assinadas pelos interessados e de responsabilidade exclusiva destes. O Reclame Aqui não aceita participações anônimas ou registradas com apelidos. O Reclame Aqui abre o espaço para liberdade de expressão de Cidadãos e Consumidores, mantendo em seu banco de dados as informações de origem de cada mensagem, as quais publica mantendo a essência do conteúdo.

O Reclame Aqui não publica reclamações de caráter político e ideológico, contra pessoa física ou que não se baseiem em relações de consumo.


Abrindo este espaço, estamos colaborando na luta dos cidadãos por melhores relações de consumo.


Lute pelos seus direitos. 


Reclame Aqui!


O Reclame Aqui Informa que todo o seu conteudo é indexado automáticamente pelo Google e ou sites de Busca.

Equipe Reclame Aqui

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Organização Pessoal_Como alinhar um cobertor

Dicas valiosíssimas:


1. Deixe o cobertor bem esticado


2. Puxe apenas o necessário


3. Pronto!


Veja como é fácil:


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Invocação da Luz


Eu vivo dentro da Luz. 

Eu amo dentro da Luz. 

Eu rio dentro da Luz. 

EU SOU sustentado e alimentado pela Luz. 

Eu sirvo com alegria à Luz. 

Pois EU SOU a Luz. 

EU SOU a Luz. EU SOU a Luz. 

EU SOU. EU SOU. EU SOU.

Fonte: 
Livro: O que é Corpo de Luz?
Editora Pensamento

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Roda das Direções


Na Roda das Direções, estamos chegando ao norte. A estação do inverno que se aproxima, trazendo a quietude e o silêncio. Agora ouço a voz do silêncio e entro em comunhão com o ser superior que habita em mim, conecto-me com minha respiração e me abro para a sabedoria das avós, dos avôs, dos guias, vivos e espirituais. 

Trazendo através de seus conhecimentos curas para mim e para todos da comunidade, curando e fazendo as pessoas crescerem. 

É no doce Território do Silêncio que aprendo a estar aberto e a não me prender aos resultados. 

Isto é desapego e desapego é sabedoria. É nesta direção que exercito a confiança, não me deixando abalar pela incerteza. 

Saúdo a presença do Espírito do Grande Búfalo Branco , em sintonia com os ensinamentos dos anciões do Norte

São eles que me indicam quando devo ouvir, calar e falar, honrando e respeitando todas as demais formas de vida, zelando pela grande Mãe Terra.

Quando escolhemos trilhar o caminho que nos é destinado, a abundância será uma dádiva do Grande Espírito aos filhos da terra.

Sthan Xannia Tehuan Tepelt

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Tempo do Inverno


Fonte Desconhecida. 

TEMPO DO INVERNO
O NORTE
O CAMINHO DAS MUDANÇAS DE FINS E COMEÇOS




Quando chega o inverno, a semente se deita no colo da Mãe Terra e se prepara para germinar, e nesse processo ela deverá permanecer no silêncio profundo, se nutrindo de força e coragem para germinar, se desenvolver e atravessar a terra e todos os obstáculos que por ventura se colocarem em seu caminho de florescimento. Assim como a semente, os homens se recolhem dentro de si mesmos, em profundo estado de meditação e oração, para que neste estado possam obter a clareza dos próximos passos. Fortalecer a confiança e a fé na vida. Desenvolver-se enfim para atingir o estado de abundância. É hora do encontro consigo mesmo, livre de todas as cascas e máscaras, deixadas no outono. É o momento de encontrar-se com a verdade de ser quem se é.

Nesta direção que Alce Negro recebeu uma asa branca e a Sálvia. A asa simboliza o poder da clareza, paciência, persistência e coragem. A Sagrada Erva representa e traz a verdade, honestidade, força, cura para o corpo físico, limpeza e harmonia entre todos os filhos da Terra. No Norte o homem precisa aprender a parar para ouvir a mãe terra, as criaturas e seus semelhantes. É ouvindo que se pode acessar a sabedoria.

É representado pelo Búfalo Branco. O animal búfalo, que se entrega à morte para a vida da tribo. Cada pedaço de seu corpo tem utilidade para a manutenção da vida: sua carne é alimento, sua pele abrigo, seus ossos viram instrumentos diversos, seus tendões fazem cordas e seus dentes adornos. Ele se coloca a serviço da tribo. O norte é a direção do ficar de pé, da sabedoria do encontro com o próprio poder. Reverenciado pelos povos das planícies americanas como a expressão física da abundância, pois dele tudo se aproveita — carne, pele, chifres, ossos — para alimento, confecção de instrumentos, armas e utensílios domésticos, roupas, cobertores e forro para os tipis, o Búfalo é o animal símbolo do Norte. Ele traz as energias da beleza, nutrição, partilha, reverência pelo sagrado, integridade e dignidade. O Búfalo nos ensina que para alcançarmos a abundância precisamos manter relações harmoniosas com todos os seres da Criação, conservarmo-nos em estado de oração, em sintonia com o Criador, atento aos ensinamentos dos anciões do Norte. São eles que nos indicam quando devemos ouvir, calar e falar, honrando e respeitando todas as demais formas de vida, zelando pela grande Mãe Terra. A abundância é uma dádiva do Grande Espírito para aqueles filhos que escolhem trilhar o caminho que lhes é destinado, em equilíbrio e graça.

A clareza é um dos três estágios do caminho do Norte na Roda de Cura que nos leva ao Grande Mistério. Relembrando que o Norte tem, em algumas na tradições xamânica, como elemento a terra e representa o corpo físico, neste ponto existe a conexão da mente em oitavas maiores, do mental superior. Quem está no norte, caminha para a fonte geradora da Vida sente a sua alma ser inspirada a render-se e submeter-se às latentes forças divinas de seu interior como indivíduo. Acalmar as emoções, levar paz ao coração e à mente. Ampliar o pensamento, o viajante da Roda de Cura acessa a tranqüilidade e a sabedoria necessárias à conquista da clareza. Esta energia se projeta no mundo e é vivenciada de forma poderosa por meio de pensamentos, sentimentos, palavras e ações límpidas. A clareza mental superior chega a este ponto da Roda como uma energia feminina, representante da terra e do acolhimento amoroso que a Grande Mãe emana de seu Ser. Ela é o elemento que facilita os caminhos para expressar os sentimentos, emoções e pensamentos que, se contidos, sufocam, impedindo-nos de fluir normal e levemente, aliviando o estresse que é a conseqüência de carregarmos o peso de emoções aprisionadas e não colocadas para fora.

A oração é também um caminho de retorno ao sagrado impulso criador da Vida. A luz e a beleza podem estar ocultas em lugares improváveis, ensinando que os tesouros espirituais se escondem justamente naqueles aspectos cotidianos que mais nos parecem desinteressantes. A oração é o bastão do garimpeiro espiritual que faz florescer a mente superior pela oração, resplandecendo e iluminando as estradas da noite que percorremos. Buscar o caminho da oração é, finalmente, poder enxergar a beleza pela entrega ao fluxo espiritual da vida. É a direção do mestre interno, o silêncio. Onde aprendemos como orar, e sob o poder da oração, como revelar gratidão. O norte traz a qualidade da abundancia e fala da necessidade de o homem praticar sempre a ação correta para se obter a abundancia, é preciso estar atento à revelação do conhecimento divino, estar em equilibrio, ouvir a intuição e ser gentil.

Como a abundância é a herança divina, fruto das relações criativas entre o homem e a natureza, o norte nos pede para desenvolver a criatividade, estimular a atividade em todos os sistemas físicos, aquecendo e nutrindo as estruturas que vão fazer emergir a prosperidade em todos os níveis. A forma pela qual podemos viabilizar à realização dos desejos, que inclui o enriquecimento, a alegria de viver, o orgulho de si mesmo está na nossa jornada pela sabedoria dos caminhos do norte. No Norte o xamã entende os funcionamentos do Céu e da Terra. De acordo com lenda, os ensinamentos que recebemos dos ancestrais, nos dá o poder das forças da natureza e a habilidade para influenciar o curso de nossos destinos coletivos. Esta é a direção do serviço e do poder. O norte representa o corpo, a cor branca e povos pele branca. Introspecção e confiança nos seus dons, segurança, estabelecer as estruturas e a base, trabalhar o corpo, e estar aberto ao processo sem apego aos resultados das nossas ações. Problemas no fígado, insônia, nervosismo, má circulação sangüínea, são indicações sobre o quanto bloqueamos nossos canais de abundância a partir do corpo físico. Problemas de fígado, por exemplo, significam dificuldades em filtrar os tóxicos, sejam físicos ou emocionais, que nos desequilibram. Acabamos por assimilar e reter o que não nos serve e, com isso, além de mal-estar, inchamos nossa vida, não deixando espaço para que coisas melhores nos alcancem, isto é, a abundância verdadeira.

Ele trás a necessidade de introspecção para acessar os ensinamentos que nos tornam seres luminosos, sem karma e fantasmas do passado. Aprendemos a nos ver dentro e fora de cada situação. Os ensinos do Norte são os mais bonitos na Roda da Medicina. O Norte é o lugar dos mistérios; é onde aprendemos escutar e ouvir as vozes dos ancestrais. O fundamento do norte consiste em liberar a força da sabedoria. Essa força transformadora flui quando todos os membros do sistema familiar são reconhecidos, honrados e respeitados no seu devido lugar.

Os Yachas dizem que todo mundo tem um futuro, mas não são todos que têm um destino. O destino é algo que você tem que chamar para você. Não precisa ser um destino grande, mas sim um destino que tenha significado e propósito, gentileza e doçura. As lições do Norte ensinam a despertar nosso corpo luminoso, e caminhar na Terra como seres luminosos. Aqui todo o trabalho é feito procurando encontrar nossa alma, fazendo uma lista do nosso passado, pisando além da morte e do medo.

terça-feira, 24 de julho de 2012

O Poder do Silêncio


Fonte desconhecida.

Fonte: Google

Índios não tem medo do Silêncio.

Nós os índios, conhecemos o silêncio, não temos medo dele.
Na verdade, para nós ele é mais poderoso do que as palavras.
Nossos ancestrais foram educados nas maneiras do silêncio e eles nos transmitiram esse conhecimento.
"Observa, escuta, e logo atua", nos diziam.
Esta é a maneira correta de viver.
Observa os animais para ver como cuidam se seus filhotes; observa os anciões
para ver como se comportam;
Observa o homem branco para ver o que querem.
Sempre observa primeiro, com o coração e a mente quietos, e então aprenderás.
Quanto tiveres observado o suficiente, então poderás atuar.
Com vocês, brancos e pretos, é o contrário.
Vocês aprendem falando.

Dão prêmios às crianças que falam mais na escola, em suas festas, todos tratam de falar.
No trabalho estão sempre tendo reuniões nas quais todos interrompem a todos, e todos falam cinco, dez, cem vezes e chamam isso de "resolver um problema".
Quando estão numa habitação e há silêncio, ficam nervosos.
Precisam preencher o espaço com sons.
Então, falam compulsivamente, mesmo antes de saber o que vão dizer.
Vocês gostam de discutir, em sequer permitem que o outro termine uma frase.
Sempre interrompem.
Para nós isso é muito desrespeitoso e muito estúpido.
Se começas a falar, eu não vou te interromper.
Te escutarei, mas talvez deixe de escutá-lo se não gostar do que estás dizendo, mas não vou interromper-te.
Quando terminares, tomarei minha decisão sobre o que disseste, mas não te direi se não estou de acordo, a menos que seja importante.
Do contrário, simplesmente ficarei calado e me afastarei.
Terás dito o que preciso saber.
Não há mais nada a dizer.
Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês.
Deveriam pensar nas suas palavras como se fossem sementes.
Deveriam plantá-las, e permiti-las crescer em silêncio.
Nossos ancestrais nos ensinaram que a terra está sempre nos falando, e que devemos ficar em silêncio para escutá-la.
Existem muitas vozes além das nossas, muitas vozes.
Só vamos escutá-las em silêncio.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Xamã ou Terapeuta de Alinhamento Energético_8/8


por Sandra Ingerman
Livro: Resgate da Alma
Ed Vida & Consciência




Diversas formas de Cura

O Ego não é a única parte de nós que precisa libertar o passado para que possamos seguir adiante.

Muitos de nós conservamos os traumas do passado em nosso corpo.

É possível até se olhar no espelho e ver onde a energia está bloqueada e não circula.

Outro método para integrar a alma é fazer um trabalho corporal. Desde uma delicada massagem ou uma terapia corporal que exija mais manipulação muscular, ou uma acupuntura, que mantém o ch'i (energia) fluindo.

Se estivermos realmente encaminhando para integrar o corpo, mente e espírito, devemos dar atenção a todas estas áreas.

No caso de doenças graves, podemos também nos voltar para a medicina ocidental, lembrando de não entregar nosso poder para os médicos, mas trabalhar em parceria com eles.

Temos que reconhecer que o nosso corpo pode precisar de um tratamento médico, para ajudar a liberar a doença.

Nas culturas tradicionais, xamãs e outros que realizavam curas, trabalhavam juntos, eles não competiam.

O que pode curar uma pessoa, pode não curar outra.

O novo desafio hoje, é descobrir qual sistema – ou sistemas trabalhando em conjunto – terá sucesso para cada pessoa.

Fato: O compromisso e a vontade de assumir a responsabilidade por nossa cura for bastante forte, a cura virá.

Como evitar então uma nova perda de alma?

Às vezes, a perda de alma é necessária.

Se alguém se envolve num acidente de carro ou sofre outro trauma físico, por exemplo, a perda de alma ajuda a sobreviver à experiência. Se a pessoa estivesse totalmente presente, pode ser que ela não suportasse a dor e sucumbisse.

Mas em outras situações podemos ter controles.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Xamã ou Terapeuta de Alinhamento Energético_7/8


por Sandra Ingerman
Livro: Resgate da Alma
Ed Vida & Consciência



No xamanismo, a doença é um trabalho sob o ponto de vista espiritual. A doença emocional ou física é uma falta de harmonia na vida do indivíduo.

Embora o trabalho xamânico possa corrigir o que está desarmonizado, esse tratamento às vezes, precisa ser complementado com outras formas de terapia, como orientação, exercícios ou tratamento médico ou psicológico

O trabalho xamânico não é o fim do trabalho, mas sim onde ele começa.

Os clientes passam 2 horas com o praticante de xamanismo.

Qual é então a experiência depois que eles saem pela porta e estão finalmente sozinhos com eles mesmos?

Aceitação e Esquecer o Resto!

Aceitar é pegar o que eu gosto e esquecer o resto.

Esquecer o resto, inclui em não falar sobre a parte está se deixando de lado.

A vida é mudança, mas muitos de nós acredita que o ego conserva a dor, o medo, a raiva e as mágoas, quando deveríamos liberá-los e continuar a fluir, crescer e evoluir com todos os demais sistemas.

Nossos ossos eliminam antigas fraturas e se regeneram.

Nosso sangue carregam as toxinas para que os órgãos possam eliminá-los do corpo, e o novo sangue circula alimentando esses órgãos.

Quando há ruptura nesses processos, surge uma doença.

Nós temos o ego e a psique que fazem parte do nosso ser.

Nossa pisque constantemente trabalha e muda.

O ego, cuja função verdadeira é perceber o tempo e o espaço para nós, tornou-se complexo demais e nem sempre acompanha o fluxo da vida.

Sempre que a energia fica estagnada, ela provoca doença.

Se a alma for embora e o ego ficar estagnado no momento traumático, o ser não estará mais em harmonia e surgirá uma doença.

Seja física, emocional ou espiritual, o ser vai apresentar algum problema por estar estagnado. A depressão ocorre quando a energia pára de se movimentar, ou seja, fica estagnada.

Quantas vezes você conseguiu alterar um estado de consciência problemático movimentando fisicamente o seu corpo – caminhando, correndo ou se exercitando – para que a sua energia volte a fluir?

Nós experimentamos o que acreditamos.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Xamã ou Terapeuta de Alinhamento Energético_6/8


por Sandra Ingerman
Livro: Resgate da Alma
Ed Vida & Consciência




Na Ásia Central, por exmeplo, Elíade, descreve o xamã: “chama de volta a alma de crianças doentes com estas palavras: 'Volte para o seu país, para a iurta, para perto do fogo! Volte para o seu pai.....para a sua mãe”.

Os Buryat, na Ásia Central, acreditam que os cavalos são capazes de perceber a passagem da alma, ele vai se agitar, conforme a alma volta.

Estar em comunidade não apenas diminui a pressão sobre a criação das crianças, mas também sobre os relacionamentos.

Além de oferecer um lugar seguro para as crianças, as comunidades celebram importantes ritos de passagem.

Muitas destas funções se perderam na sociedade moderna, e a sua ausência pode contribuir para a perda da alma de alguns indivíduos.

O ritual do nascimento, por exemplo, mudou drasticamente. Nas sociedades antigas, a mulher era cercada por amigas e parentes durante o trabalho de parto. Este hábito foi substituído pelo isolamento da moderna tecnologia hospitalar. A prática de anestisar a mãe, para auxiliar a sua dor, teve repercuções sobre seus filhos.
Muitas crianças, cujas mães foram drogadas, muitas vezes vêm ao mundo desorientados. E ao longo da vida experimentam esta desorientação.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Xamã ou Terapeuta de Alinhamento Energético_5/8


por Sandra Ingerman
Livro: Resgate da Alma
Ed Vida & Consciência

Fonte: Google

Conforme o ser humano evolui e desenvolve tecnologias mais sofisticadas, às comunidades deram lugar às cidades, com suas multidões, seu anonimato e sua indiferença.

Nós passamos das sociedades tribais a uma cultura na qual as famílias tomaram o lugar da comunidade.

A medida que a sociedade torna-se mais móvel, os clãs familiares se dividiram em clãs menores e mais isoladas até chegarem a família nuclear.

E mais ainda, a família nuclear está se dissolvendo a membros individuais, que vivem separados.

A desintegração da comunidade em unidades, ainda mais isoladas de integração humana, tem um efeito dramático sobre a perda da alma.

O senso de comunidade tem uma importante influência sobre o trabalho xamânico e o resgate de alma.

O elemento crucial do resgate de almas xamãs, era a participação da comunidade.

Rituais e cerimônias na Ásia Central e do Norte, da América do Sul e do Norte, sociedades indo-européias, do Tibet e China, e outras partes do extremo oriente, mostram simples cerimônias no lugar integral da comunidade e a importância de ter alguém “esperando” pela volta da alma do paciente.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Xamã ou Terapeuta de Alinhamento Energético_4/8




A única coisa valiosa de um homem é a alma. É por isso que ela tem a vida eterna, seja no mundo dos céus ou no submundo. A alma é a maior força do homem, é ela que nos torna humanos, mas como faz isso, nós não sabemos. Nosso corpo nnao é nada mais do que um invólucro para o nosso poder vital”.

Intinilik, esquimó vtkahikjaling

por Sandra Ingerman
Livro: Resgate da Alma
Ed Vida & Consciência

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Xamã ou Terapeuta de Alinhamento Energético_3/8


por Sandra Ingerman
Livro: Resgate da Alma
Ed Vida & Consciência

Guardiões ou Frenquências de Luz



Os xamãs/terapeutas acreditam que cada ser humano tem um ou mais Guardiões especiais que o protegem e lhe dão poder.

Os Guardiões podem ser fadas, duendes, animais de poder, ou mesmo Frenquências de Luz.

Os Guardiões animais podem ser um urso, uma águia, um cavalo, um golfinho, um leão, entre tantos outros.

Cada animal tem a sua própria atuação e seus próprios e singulares poderes.

A Águia pode ensinar como ver o mundo de um ponto de vista afastado, aéreo ou como voar aproveitando as sutis correntes da vida.

O Leão pode nos ensinar o poder para espreitar a presa e a ferocidade na proteção dos filhotes.

A tarefa do anmal de poder é conservar a sua energia saudável – física, emocional, mental e espiritual, oferecendo proteção e apoio.

Os xamãs/terapeutas contam com eles para apoiá-los durante as jornadas espirituais.

Parte da tarefa do animal de poder é ajudar o Xamã a se orientar na realidade incomum.

O animal de poder pode oferecer informações diretas sobre o que há de errado, como aliviar a doença, ou sobre as medidas que o cliente deve tomar.

Um Xamã/terapeuta pode ter diversos animais de poder num determinado momento, ou um animal pode permanecer com ele por muitos anos ou até por toda a vida.

Em suas viagens o Xamã/terapeuta faz um mapeamento dos lugares conhecidos. Ele conhece o funcionamento daquele local e como se orientar por lá da próxima vez.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Xamã ou Terapeuta de Alinhamento Energético_2/8


por Sandra Ingerman
Livro: Resgate da Alma
Ed Vida & Consciência




Na visão xamânica do mundo, as partes vitais do self, ao abandonar o indivíduo, não vão para uma indefinida terra de ninguém.

Em vez disso, elas vivem numa vida paralela em mundos incomuns.

As partes da alma podem estar presas em lugares assustadores da realidade incomum ou podem ter encontrado mundos mais agradáveis onde desejam ficar.

De qualquer maneira, uma parte importante da cura, é resgatar as partes da alma destes mundos incomuns e trazê-las de volta para o corpo do paciente.

Vamos a comparação do trabalho de um psicólogo com a de um xamã:

Exemplo: Uma pessoa que tem problemas de personalidade múltiplas.

Visão do Psicólogo:

Pode-se dizer que essa pessoa sofreu um trauma violento que a obrigou a destacar ou dissociar algumas partes de si mesma. Estas partes destacadas, podem carregar lembranças ou aspectos de personalidade que o cliente não pode vivenciar ou expressar com segurança.

Entretanto, o psicólogo pode considerar que seu trabalho é ajudar o cliente a resgatar as partes perdidas do seu próprio inconsciente por meio de um processo de descoberta e integração.

Embora, este trabalho seja extremamente importante, o xamanismo vê diferente:

Onde estão as partes agora? Como podemos resgatá-las?

É com estas questões que o xamanismo se preocupa.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Xamã ou Terapeuta de Alinhamento Energético_1/8


por Sandra Ingerman
Livro: Resgate da Alma
Ed Vida & Consciência


A palavra Xamã, originária do povo Tungus da Sibéria, significa: “aquele que vê no escuro”.

O Xamã usa a capacidade de “ver com o olho que vê” ou “com o coração” para 'viajar' até os mundos espirituais ocultos, para obter informações e realizar as tarefas que vão curar o indivíduo ou uma comunidade inteira.

De acordo com o historiador Mircea Eliade: “A principal função do Xamã na Ásia Central e do Norte é a cura mágica. Nessas regiões pode-se encontrar diversas concepções da causa da doença, mas aquela da 'violação da alma' é a mais longe do comum. A doença é atribuída ao afastamento ou ao roubo de alma, e o tratamento em princípio resume-se a encontrá-la, capturá-la e obrigá-la a retomar seu lugar no corpo do paciente”.

Além do roubo ou da violação da alma, algumas culturas xamânicas relaciona a perda da alma com a interferência de fantasmas, além de outros seres humanos.

Na América do Sul, de acordo com Eliade, os Xamãs do Andes e do Amazonas acreditam que a alma pode se afastar se ficar assustada ou pode ser raptada por um espírito ou fantasma.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Significado dos Animais de Poder


O Animal de Poder é um arquétipo, ou manifestação simbólica, manifestação de Forças Interiores que atua como Guia ou Mentor, uma energia, uma forma que representa nossa personalidade ou comportamento (Espírito Animal / Totem). Eles aparecem para chancelar o que você está vivendo no momento, ou para alertar sobre a mudança necessária que devemos realizar em nossas vidas. Amplie as formas de se comunicar com a Essência da Criação, através de vivências específicas ao som do tambor o processo é facilitado. Conecte-se Agora! Sinta!



Abelha

ABELHA


Comunicação, trabalho intenso e com harmonia, néctar da vida, organização. É preciso procurar mais as coisas do espírito, deixando um pouco a sua maneira obsessiva de organização. Equilíbrio.



Águia

ÁGUIA

A clareza mental, a iluminação, a visão ampla, invocada para poderes xamânicos, coragem, elevação do espírito a grandes alturas. A águia nos ajuda a ver a vida num contexto mais amplo, permitindo-nos tomar decisões e definir metas com clareza e objetividade. Um dos símbolos mais bonitos dessa poderosa ave é fornecido pelos índios pueblos. Eles acreditam que a águia veio dos céus, com habilidade para passar por uma espiral através de um buraco no firmamento, ela veio de seu lar, o Sol. Ela nos mostra que devemos estar acima dos acontecimentos mundanos, vendo tudo de cima, de forma ampla, isso nos auxilia a abandonar os aspectos superficiais e ver realmente o tamanho que as coisas possuem.
Para os xamãs, a águia é sempre um aviso de iniciação, limpeza mental, a luz que vem com o nascer do Sol. As penas da águia são consideradas o mais sagrado instrumento de cura e é sempre respeitada nas cerimônias, elas têm sido usadas durante séculos por xamãs para purificar as auras das pessoas que vem a eles buscando uma forma de Cura.



Alce

ALCE

O alce americano, ou caribú para os xamãs, manda fazer cursos, estudar mais e reavaliar com antecedência o seu futuro, premeditar. Usar mais a auto-estima, defendendo-se das invejas e ofensas com sabedoria. Resistência, auto-confiança, competição, abundância, responsabilidade.


Antílope

ANTÍLOPE

A medicina do antílope é o conhecimento do círculo da vida. Conhecendo a morte, o antílope pode realmente viver. Ação é a chave e essência do viver. Se você se sente bloqueado, chame a medicina do antílope. O antílope fala faça agora, não espere mais. Tome coragem e pule, seu senso de ritmo está perfeito. O antílope significa ação inteligente.


Aranha

ARANHA

A presença da Aranha em suas visões traz a mensagem de que você é um ser infinito que continuará a tecer os caminhos da sua vida, de acordo com seu livre arbítrio e vivendo inteiramente o tempo. Foi o primeiro ser vivo que desenhou a Mandala. É o símbolo da criatividade e das artes em geral. Traz prosperidade em tudo o que faz, a teia da vida é a manifestação da magia de tecer nossos sonhos. Pense na sua vida, pense nos seus sonhos. Esta é a Avô Aranha.


Asno

ASNO

Agradeça à Deus por tudo, não reclame da vida e dos fardos que carrega. Afinal você os escolheu… Aprenda sozinho a se livrar deles. Saiba que a porta da entrada é a mesma da saída. Cuide mais do seu comportamento, ande no seu caminho e vá à luta. Não estacione e pare de transferir carmas para si mesmo.


Baleia

BALEIA

As baleias carregam todos os registros da Mãe Terra e da Mãe Água. Pede para se preocupar mais com o interno do que com o externo. Ela emite sons que equilibram o corpo emocional; simboliza as origens.


Beija-flor

BEIJA-FLOR

Os beija-flores parecem ter a vibração mais alta e suave da Natureza. São as únicas aves que voam em qualquer direção, para cima, para baixo, para trás e para os lados. O beija-flor nos estimula a encontrar a doçura e a alegria de cada situação. Se o beija-flor tem voado nas suas visões, prepare-se para rir musicalmente e apreciar muitos presentes do Criador. Mensageiro da cura, amor romântico, claridade, graça, sorte, suavidade, alegria e entusiasmo. Para alguns Nativos Brasileiros ele representa a Presença de Deus, do Criador.


Borboleta

BORBOLETA

A borboleta nos ensina a perceber todas as etapas necessárias a uma verdadeira transformação, interna ou externa. Ela passa por vários estágios, de ovo para larva, desta para casulo... E finalmente nasce. Com isso, ela nos ensina que os estágios, as etapas são importantes, indispensáveis, para que não se pule de fase sem a devida atenção ao que está sendo feito, ou seja viver cada momento. Devemos ter sempre clara a ideia do eterno ciclo de autotransformação.


Boi

BOI

Lute honestamente pelo que é seu e saiba que na vida nada se compra, as coisas devem ser conquistadas. O boi alerta que deve parar com teimosias, precisa movimentar seu corpo, não esperando que os outros façam tudo por você. Durma menos, movimente-se e medite.


Búfalo

BÚFALO


Os xamãs e índios norte-americanos chamam-no de Totanka. Considerado como guardião dos segredos, sabedoria ancestral, tolerante, procura a paz e defende sua prole. Muitos animais são sagrados, mas para a maioria das tribos indígenas norte americanas, o búfalo é o mais sagrado entre eles. Sempre foi reverenciado como símbolo da abundância plena, o que nos lembra das preces de agradecimento ao Pai Céu (Grande Mistério) por tudo o que temos nesta vida. O sinal que o búfalo nos dá é de que nada se consegue aqui sem a conexão com o Criador de todas as coisas (O Grande Espírito). Sabedoria ancestral, espiritualidade, preces, paz.



Cabra

CABRA

Nutrição do corpo e da alma, sabedoria para achar seu alimento corporal e espiritual. Pare de ficar dando cabeçadas nas pedras ou paredes, pois são duras. A cabra ensina que você pode despertar sua mente com exercícios de respiração e meditação. Determinação para atingir o topo da montanha, brincadeiras.

Cachorro
CACHORRO

A primeira coisa que nos vem à mente ao ver um cachorro é o que ele melhor simboliza: a lealdade. E isso nos faz pensar em como estamos fluindo na vida nesse aspecto. Estamos sendo leais a nós mesmos, a nossos ideais e valores? Estamos trabalhando em equipe, com lealdade a seus propósitos?

Lealdade, habilidade para amar incondicionalmente, estar a serviço do TODO.



Camelo Árabe

CAMELO

Quebre um pouquinho sua auto-resistência e se sentirá mais vivo e feliz. O camelo é tolerante, calmo, trabalhador incansável e grande amigo da rotina. Conservação, resistência, tolerância.


Cangurú

CANGURÚ

Você terá uma satisfação enorme, sentirá sua utilidade e entenderá sua missão. Dedique-se a serviços voluntários, principalmente no trabalho com criança. Tem muita coragem para seguirem frente nos momentos de fraqueza. Proteção maternal.


Capivara

CAPIVARA

O mesmo que o javali, porém com manias de perseguição. Trabalhe o medo, parando de levar sustos por quaisquer coisinhas ou barulhinhos no seu ambiente.


Carneiro

CARNEIRO

Pare de confiar nos outros e fique mais atento, olhe para os lados e tente diagnosticar os perigos, antes que caia nas armadilhas dos lobos. Pureza, inocência, mansidão, o carneiro ajuda a levar ao encontro dos sonhos.


Castor

CASTOR

O castor é o trabalhador, realizador, construtor do reino animal. Ele nos dá a grande lição do fazer, assim como nos ajuda a incorporar um forte senso de família e de lar. Com o castor, aprendemos como construir nossa vida com segurança, alegria, estratégia e equilíbrio. Na construção do seu lar, o castor sempre deixa para si muitas rotas alternativas de fuga. Na prática é uma lição a todos nós, para não ficarmos num beco sem saída, sempre existe uma saída na vida. Utilize novos canais de pensamento.


Cavalo

CAVALO

Os índios americanos diziam: Roubar cavalos é roubar poder! Esse sempre foi o símbolo maior com que se representou o cavalo nas culturas antigas, o poder pessoal. O verdadeiro poder é a sabedoria encontrada dentro do seu SER, adquirido em sua jornada. Uma outra mensagem que traz o cavalo, é de você prestar atenção, com sabedoria, se está em demasiada dependência de outra pessoa para viver, fique atento. Poder interior, liberdade de espírito, viagem xamânica e o dom da clarividência.

Cisne

CISNE

A medicina do cisne nos ensina a ser uno com os planos da consciência cósmica e confiar na proteção do Grande Mistério. Se o cisne apareceu em suas visões, ele lhe conduz para o desenvolvimento das suas capacidades intuitivas. Graça, leveza, ver o futuro, fidelidade, vida, paz, poderes intuitivos e felicidade.


Coala

COALA E PREGUIÇA

Bicho Preguiça

Dedique-se mais aos estudos, você tem uma grande bagagem a ser despertada. Então a use para seu próprio benefício, aperte o passo.


Cobra

COBRA OU SERPENTE

A cobra sabe que terá de trocar de pele e se deixar transmutar, aceitando com sabedoria o que lhe acontece de novo. Simplesmente vamos mudando, assimilando ideias e inspirações, quando notamos, não somos mais os mesmos. A serpente traz a força para nos adaptarmos a novas mudanças de vida. A força da medicina da cobra e a força da criação englobam a sexualidade, a energia psíquica, a alquimia, a reprodução e a imortalidade, a regeneração.


Coelho

COELHO OU LEBRE

Considerado pelos povos indígenas o símbolo do sustento para o reino animal, o coelho também representa a inocência, fertilidade, medo, abundância, crescimento e agilidade.


Coiote

COIOTE

O coiote sempre chama quando as coisas ficam sérias demais, sem alegria. Na tradição indígena, simboliza a capacidade de ver a si mesmo com distanciamento irônico. Ele nos anima a renovar a inocência, mesmo em meio ao caos da vida cotidiana. Ao acordar a sábia criança interior e responder ao mundo como ela o faria. Você também pode ter certeza de que o coiote ensinará uma boa lição a você sobre você mesmo. Malícia, artifício, criança interior, adaptabilidade, confiança, humor.


Condor

CONDOR

A mesma força da águia, é um dos filhos do sol no Peru, representa o Mundo Superior. Mude, voe para mais longe, saia da rotina, não tenha medo das mudanças, de um passo a mais. Enquanto as águias voam mais alto e circulam na terra, procriando sua espécie em vários lugares, o condor não sai do seu habitat, que é a Cordilheira dos Andes.


Coruja

CORUJA

A energia da coruja é simbolicamente associada com clarividência, projeção astral e magia. Ela pode ver o que não vemos, e isso é a essência da verdadeira sabedoria. A coruja é chamada de águia noturna em muitas rodas medicinais nativas. Tradicionalmente, a coruja senta no leste, o lugar da iluminação. A coruja pode trazer mensagens para você à noite, através dos sonhos ou meditação. Habilidades ocultas, ver na escuridão, a vigília, a sombra, sabedoria antiga.


Corvo

CORVO

Os antigos chefes nativos contam que o corvo enxerga simultaneamente o passado, o presente e o futuro. O corvo imerge em luz e sombra, enxergando ambas as realidades internas e externas. Se o corvo aparece nas suas visões, você acessa as leis do Grande Espírito em relação às Leis da Humanidade. O caminho primordial do corvo fala em estar atento às suas opiniões e ações. Esteja disposto a colocar em ação o que você fala, fale sua verdade, saiba sua missão na vida, e equilibre o passado, presente e futuro no agora. Guardião da magia, mistério, predições, mensageiro, dualidade, assistência espiritual.




Elefante

ELEFANTE

Precisa mudar a rotina e parar de ficar andando sempre no mesmo caminho, acumule no seu trabalho outros conhecimentos, invista em você. O elefante vai na frente, derrubando todos os obstáculos, para você passar sem medo. Simboliza a longevidade, inteligência, memória ancestral.



Elefante Branco

ELEFANTE BRANCO

Associe ao xamanismo e ao trabalho de cura búdico, como Reiki, Acupuntura, Medicina e todos os conhecimentos dos mestres do Oriente. Força, bondade, escolha de caminhos, simboliza ligações extraterrestres, mistério.


Esquilo

ESQUILO

O esquilo ensina você a planejar o futuro, para o inverno quando as árvores estão despidas e as nozes há tempo desapareceram. A principal lição que o esquilo nos dá é guardar e preservar nossa energia para o tempo em que dela precisarmos, sempre com equilíbrio. Divertimento, planos futuros, reunião, observar o óbvio.


Esturjão

ESTURJÃO

Procure ser mais determinado nos seus objetivos. Perca o medo do rio, aprenda a nadar contra as correntezas, não ande nos cantos dos rios, pois poderá acabar virando presa de águias e ursos. Determinação, sexualidade, consistência, profundidade, ensinamento.


Falcão

FALCÃO

É o grande mensageiro da vida e dos sonhos. Ao vermos um falcão voando em círculos, é aviso que estamos prontos para trilhar as jornadas xamânicas. É o grande espírito mandando mensagens para serem decodificadas. Precisão, preces ao Universo, mensageiro, olhar em sua volta, abertura, observar à distância, oportunidades, atenção.



Formiga

FORMIGA

A medicina da formiga é a estratégia da paciência. A formiga é construtora como o castor, agressiva como o texugo, tem resistência como o alce, e se sacrifica como o peru. Têm consciência de que sozinhas não são nada, mas, embora muito pequenas, junto com sua comunidade podem exercer força poderosíssima. É o sucesso por meio do esforço. Comunidade perfeita, paciência, trabalho duro, força, resistência, agressividade, exame cuidadoso, organização.


Gaivota

GAIVOTA

Busque resultados e caminhos fáceis, mudando as limitações criadas por você mesmo. Você precisa de mais liberdade para se sentir livre, sentir a vida. Pare de ficar se cobrando, acabe com o excesso de responsabilidades, premedite mais o seu futuro, faça análise e solte-se. Você nasceu para voar, ser livre e não ficar aprisionada num só território. Liberdade.


Galo

GALO

Não compre brigas à toa. Viva a vida e deixe que os outros também vivam, seja leve. O galo simboliza a sexualidade, cerimônias, altivez.


Gambá

GAMBÁ

A maior forma de proteção do gambá é de brincar de morto. Fazendo isto o gambá confunde muitos predadores que acabam achando que o jogo terminou. Muitas vezes, o rival confundido vai embora ou olha para uma outra direção por um instante, aí o gambá corre para um lugar seguro. O odor da morte é expelido a seu desejo, acrescentando a jogada de mestre, que manda os inimigos por atalhos confusos. A medicina do gambá usa muita estratégia.


Ganso

GANSO

Paternal e maternal, trabalhe seus medos, suas raivas e combata o lado histérico. Jogue fora suas preocupações ou bobagens. Aquilo que não lhe pertence, devolva aos canais de origem.


Gato

GATO

A energia do gato traz grande entendimento e segredos dos mistérios. Tem a terceira visão aberta e grande capacidade para ver tudo o que as outras pessoas não veem. É dotado de grandes poderes mágicos, densos e sutis. Entendimento sobre mistérios, poderes ocultos, sensualidade, independência, visões místicas, limpeza.


Gavião

GAVIÃO

Os povos antigos reconheceram este pássaro magnífico de rapina como mensageiro trazendo notícias para suas andanças terrestres, o Bom Caminho Vermelho, do mundo dos avós, dos ancestrais que viveram antes dele. A medicina do gavião ensina você a ser observador, a olhar seus arredores. Observe o óbvio em tudo que você faz. A vida está mandando sinais para você. A vida é a iniciação. O que está sendo solicitado é uma habilidade intuitiva para perceber a mensagem transportada dentro do grito do gavião. A força do chamado do gavião penetra o estado de inconsciência e pede para você voar e buscar a verdade dentro de sí.



Girafa

GIRAFA

A medicina da girafa ensina que você precisa esquecer um pouquinho da terra e ver mais as visões do céu. Ensinando que você deve ser uma pessoa mais intuitiva, calma e para receber as inspirações elevadas. A girafa traz a calma, inspiração para se atingir grandes alturas em sua vida, suavidade, doçura.


Golfinho

GOLFINHO

O golfinho é o guardião da respiração sagrada da vida e nos ensina como soltar as emoções através da respiração. Ouvir nossos sons internos e entendê-los é parte do que o golfinho pode nos ensinar. Imite o golfinho e ande nas ondas do riso, espalhando alegria no mundo. Pureza, iluminação do ser, telepatia, alegria, sabedoria, amor, harmonia, comunicação.


Gorila

GORILA

Para um xamã, o gorila é o guardião da terra, portanto sua medicina ensina a usar mais sua sabedoria interior e praticar sua inteligência. Ande mais longe, movimento, saia da lentidão. Sabedoria, inteligência, adaptabilidade, guardião da terra.


Gralha Azul

GRALHA AZUL

Cuidado com a sua magia mental, saiba usar a força de sua mente, pois no final tudo volta para si mesmo. Seja mais atento e mais organizado, assim saberá onde escondeu suas sementes.


Guaxinim

GUAXINIM

Os guaxinins são fascinados por água e gostam de lavar todo alimento antes de ingeri-lo. Com essa limpeza, aumentam sua sensibilidade à comida. Isso nos lembra que devemos limpar e filtrar o que engolimos, sem aceitar tudo como nos vem e sem nos intoxicarmos com o que nos dizem. Bom humor, limpeza, sobrevivência, tenacidade, inteligência, folia.


Hipopótamo

HIPOPÓTAMO

Você precisa celebrar mais com a água, pois ela refrigera alma e seus nervos. Ver este animal é também um aviso de que estão começando a serem trabalhados os seus sentidos. Portanto não tenha medo. Solte-se e esteja pronto para essas aventuras. Desenvolvimento psíquico, intuição, ligação água-terra, aterramento.


Jacaré

JACARÉ

Associamos o Jacaré ou Crocodilo, por eles terem os olhos no alto da cabeça, ao simbolismo de uma visão superior e de enxergar outros planos. Instinto de sobrevivência, o inconsciente profundo.


Jaguar

JAGUAR

O jaguar é o mensageiro entre a alma e as águas da consciência. A busca em profundas águas da consciência, mensageiro, interação entre mente e alma.



Javali

JAVALI

A medicina do javali ensina a trabalhar o chacra laríngeo. Comunicação entre pares, expressividade, inteligência.


Lagarto

LAGARTO

O lagarto é a medicina dos sonhadores. O lagarto pode estar dizendo para prestar atenção nos seus sonhos e símbolos. Faça um diário de sonhos e escreva todos que você lembra. A medicina do lagarto é o lado sombrio da realidade onde seus sonhos são revistados antes de você decidir manifestá-los fisicamente. Otimismo, adaptabilidade, regeneração, sonhos, renovação, transformação.


Leão

LEÃO

O grande Rei dos animais traz o espírito de luta e de marcar presença. Garra, poder, força, majestade, prosperidade, nobreza, coragem, saúde, liderança, segurança, autoconfiança.


Leopardo

LEOPARDO

Segundo a lenda dos xamãs, o leopardo, as onças e jaguatiricas ficam rondando-os nas curas, para não deixar os espíritos intrusos, retirados pelos mesmos, voltarem para o corpo da pessoa que está sendo curada. Quando eles o visitam em suas visões é sinal de que está recebendo muita proteção espiritual para não se perder ou desistir do caminho, portanto continue nas suas buscas com firmeza. Conhecimento do subconsciente, compreender aspectos sombrios, rapidez nas ações.



Libélula

LIBÉLULA

A libélula traz grande poder de comunicação com o mundo elementar. Quer tudo muito rápido, começa projetos e não os termina. Seja mais perseverante em seus objetivos, mantenha o foco. Você é filho dos ventos, então esteja preparado para as mudanças que virão. A libélula simboliza a ilusão, esteja alerta.


Lince

LINCE

Dizem que quando você quer descobrir um segredo, deve perguntar à medicina do lince. Infelizmente é difícil fazer com que o lince calado fale. Para ser enfrentado pela força medicinal do lince significa que você não sabe algo sobre si ou sobre os outros. O lince é o preservador de segredos de sistemas mágicos perdidos e conhecimento oculto. Ele tem a habilidade de se mover através do tempo e do espaço e aprofundar-se no Grande Silêncio para desemaranhar qualquer mistério. O lince não é guardião dos segredos, mas o conhecedor destes. Segredos, tradição, conhecimento oculto, ouvir para o crescimento.


Lobo

LOBO

Para os povos Nativos, o lobo é o mais fiel dos guias animais, o símbolo do professor da tribo, encorajando-nos a enfrentar novas idéias e projetos. O lobo é um explorador de rotas, precursor de novas idéias que volta para tribo para ensinar e compartilhar a medicina. O senso do lobo é muito aguçado e a Lua é sua aliada de força. A medicina do lobo permite o professor dentro de nós todos aparecer e ajudar os filhos da Terra a compreender o Grande Mistério da vida. Relacionamentos saudáveis, fidelidade, generosidade, união, a criança interior.



Macaco

MACACO


C
uidado com os pulos mal premeditados ou errados, observe suas ações. Inteligência, bom humor, alegria, agilidade, generosidade, ensinamento.


Morcego

MORCEGO

Tem o poder de ver a coisas ocultas, mesmo na escuridão ou com os olhos fechados. A posição do morcego de Cabeça para Baixo é relacionada com a que os bebês assumem quando vêm ao mundo através do ventre da mulher. Pode significar largar velhos hábitos e assumir uma posição na vida que prepara seu renascimento ou em alguns casos, uma iniciação. Em todos os casos, o morcego sinaliza um processo de renascimento em alguma área de você mesmo ou a morte de velhos padrões. Renascimento, iniciação, reencarnação, habilidades mágicas.


Onça Pintada

ONÇA-PINTADA

A onça é um animal que pode ao mesmo tempo nos assustar e evocar imenso respeito. É inteligente, ágil, esperta, e tem a mesma função do leopardo: ajuda energéticamente os xamãs nas curas. Espreita, proteção de espaço, silêncio, precisão.


Pantera Branca

PANTERA BRANCA (ALBINA)

O mesmo conceito que o da Pantera Negra, só que representa o símbolo da coragem e intuição xamânica. É muito ágil e traz vitórias em qualquer situação. Porém, ela avisa: tudo tem começo, meio e fim. Não se alimenta do espírito intruso, mas circula o xamã guardando sua presa para quando chegar a pantera negra, não deixando o espírito escapar do círculo. A pantera branca trabalha com as doenças do intelecto. Sua missão é trabalhar o medo das pessoas, ensinando o indivíduo a desligar-se do externo e voltar para si mesmo.


PanteraNegra

PANTERA NEGRA

A pantera negra fica rondando em círculos o curador xamã para devorar o espírito causador da dor. Logo que o xamã o expurga o assediador, ele não consegue ultrapassar o círculo da pantera, que o devora energéticamente como seu alimento. Mistério, sensualidade, beleza, sedução, força, flexibilidade, cura.


Papagaio

PAPAGAIO

A primeira coisa que nos ocorre quando pensamos nos papagaios é sua capacidade de imitação. Eles refletem tudo o que existe à volta deles, tons de voz, ruídos, gargalhadas. A energia do papagaio é como um grande espelho universal, e este não mente, apenas reflete o que existe fora dele.


Pavão

PAVÃO

Proteção psíquica, coragem, boa sorte, serenidade, chuva, beleza, graça. Pare de se sacrificar por quem não te merece, ou não merece o seu sacrifício.


Pavão Branco

PAVÃO BRANCO

O despertar da sensibilidade. Momentos de paz e tranquilidade. Porém, pare de ficar se cobrando, saia da acomodação e vá procurar auto-ajuda ou um analista. Isto irá lhe fazer bem, pois você precisa valorizar-se.


Peru

PERU

A medicina do peru ensina a ser voluntário, a fazer caridade. Jogar fora o orgulho que não serve para nada a não ser para atrapalhar sua vida material. Procure ser mais realista, puro e verdadeiro com você mesmo. Jogue fora as fantasias tolas, e não se irrite com os sons, pois às vezes nos servem de alerta, ensinando-nos a despertar para a vida. Dar e receber, transcendência, dádivas, celebração.


Pica-Pau

PICA-PAU

Este animal está ligado ao grande espírito do trovão, controla as pragas e principalmente as formigas e os cupins da alma. Invocado para chuva, regeneração, limpeza, comunicação, proteção. Seu som ao picar a árvore é ligado com os espíritos do trovão, é considerado filho do trovão.


Pinguim

PINGUIM

Está mais relacionado com os xamãs do Pólo Sul. Viver em comunidade, fidelidade, lealdade nos romances.


Pomba

POMBA BRANCA

No cristianismo simboliza o Espírito Santo, paz, comunicação, integração, mensagem. Você atingirá todas as suas metas espirituais; sorte e felicidade chegando. Paz, luz, pureza, sacrifício, notícias felizes, puras, restabelecimento da saúde.Marrons: Precisa trabalhar o perdão. Cinzas: Precisa trabalhar a mente doentia. Negras: Notícias mórbidas.


Porco

PORCO

Você precisa escapar mais das quatro paredes, levantar a antena, olhar para as pessoas e perceber suas intenções. Abandona essas paredes limitadoras, ou acabará conversando com elas. Cuide bem da sua saúde e do seu coração. Viva na completude da VIDA.


Porco-Espinho

PORCO-ESPINHO

Nas lendas, o porco-espinho exibe muitas qualidades das quais a principal é o poder da fé e da crença, ou seja, a capacidade de mover montanhas, de acreditar numa força maior, que nos faz fluir com os movimentos de nossa vida, e confiar que só o que for melhor para nosso crescimento virá ao nosso encontro. Fé, confiança, inspiração para realizações, dentro da essência.


Puma

PUMA

A medicina do puma envolve lições sobre o uso da força na liderança. É a habilidade de liderar sem insistir que os outros o sigam. A responsabilidade não é nada mais que a habilidade para responder a qualquer situação. O pânico não faz parte desta medicina. Força, iniciativa, mistério, silêncio, sobrevivência, velocidade, graça, liderança, coragem.


Raposa

RAPOSA

Ela é rastreadora dos caminhos da cura física externa. Tem a sensibilidade aguçada e mente bastante intuitiva. A medicina da raposa envolve adaptabilidade, astúcia, observação, inteligência e rapidez nos pensamentos e ações. Estes traços podem incluir também o poder de decidir rapidamente e de ter o pé no chão. Habilidade, esperteza, camuflagem, observação, integração, astúcia.


Rato

RATO

O rato é uma medicina muito poderosa para se ter nos dias modernos. Coisas que podem parecer insignificantes para uns, toma importância enorme para o rato. Eles são fixados em metodologia. Alerta, introspecção, percepção, satisfação, aceitação.


Salmão

SALMÃO

Força, perseverança, nadar contra a maré, determinação, coragem. Para os Celtas é também o símbolo da Sabedoria.


Sapo

SAPO

O sapo representa a luz da noite, é o limpador dos rios, come as larvas e os mosquitos. Evolução, limpeza, transformação, mistério, humor, ligado à chuva.


Tartaruga

TARTARUGA

Nos ensinamentos nativos americanos, a tartaruga é o símbolo mais velho do planeta Terra. A tartaruga é considerada para o xamã como sendo o símbolo da Mãe Terra. Como ela, devemos nos conectar firmemente com o Planeta, nutrindo-nos para estarmos centrados com firmeza em nosso ritmo e metas desejadas. Ela usa a água e a terra, suas duas moradas, para nos ensinar a fluir com harmonia nas situações que se apresentam. Dar chão, estabilidade, longevidade, honra, paciência, resistência, proteção, experiência, sabedoria.


Tatu

TATU

O tatu já vem vestido com uma armadura nas costas. Os limites de segurança fazem parte de seu ser. Ele também pode rolar como uma bola e nunca se deixar penetrar pelo inimigo. Ele representa a couraça da Mãe Terra, o guardião dos segredos dela. Representa também o escudo de defesa que colocamos à nossa frente, contra tudo e todos. Nos dá a armadura, limites emocionais, protege a saúde.


Texugo

TEXUGO

Agressividade, coragem, formar alianças, persistência, agir em crise.


Tigre

TIGRE

O Tigre evoca, de forma geral, as idéias de poder e ferocidade. É um animal caçador, e nisso, um símbolo da casta guerreira. O tigre devora as influencias maléficas. Símbolo de aproximação paciente, preparação cuidadosa, aproveitar oportunidades.


Touro

TOURO

Fertilidade, sexualidade, poder, liderança, proteção, força da terra, potência.



Urso

URSO

O urso entra numa caverna e hiberna, digerindo as experiências que vivenciou. Ele se reconecta com a Mãe Terra, numa introspecção intensa, para depois ressurgir na primavera da alma, num renascimento, quando tudo está brotando novamente. Nesse período nada do que está lá fora importa, apenas o refazimento, o ato de pensar sobre as atitudes tomadas, acreditando que as respostas estão dentro de nós mesmos. Introspecção, intuição, cura física, consciência, ensinamentos, curiosidade.


Urso Branco

URSO BRANCO

Símbolo da força de todos os animais de poder. Significa abertura e chegada de felicidade no corpo e na alma. Tem visão profunda, enxerga a grandes distâncias no gelo.


Urso Panda

URSO PANDA

A medicina do urso panda ensina a ficar mais atento aos perigos, a não se influenciar por aqueles que dizem ser nossos grandes amigos, pois sempre há uma intenção e o tempo mostrará isso. Ensina a cuidar bem dos segredos.


Urso Pardo

URSO PARDO

O urso pardo é o rastreador dos remédios e raízes da floresta. Ele ajuda o xamã a encontrar o remédio certo para a cura.


Urubu

URUBU

A mensagem do Urubu é de purificação, limpeza profunda. Está ligado ao fogo ou Sol em várias culturas, assim como os xamãs ele usa as energias da terra ao seu favor. Simboliza a vida e a morte, dons proféticos e mistérios.




Vaga-lume

VAGA-LUME

A medicina do vaga-lume avisa que nem tudo está perdido. Há uma luz te esperando no fim do túnel e você não está sozinho. Procure acender seu interior e tudo será luz. Iluminação, entendimento, força de vida, luz e escuridão, maravilhas.


Veado

VEADO

O veado pede para não sermos amargos na vida. Aprenda e assimile os ensinamentos com os sábios xamãs. Aprenda a viver mais solto e a celebrar a vida com a natureza. Delicadeza, sensitividade, graça, alerta, adaptabilidade, conexão coração e espírito, gentileza.


ANIMAIS MÍSTICOS



Cavalo Alado

CAVALO ALADO

Desejo de elevação, transmutação, beleza, viagem astral, novas aventuras, mistério, fascínio.

Centauro

CENTAURO

Você agora já está pronta às curas, porém continue sendo humilde. Cuidado com a boca, com a pressa e os exageros. Vá devagar. Instinto animal, ligação homem-animal, anarquia, sexualidade, fertilidade, conhecimentos de cura (Quiron).


Dragão

DRAGÃO

Pode trabalhar tanto a densidade como a sutileza. Se usar para o mal, um dia ele te queima e te abandona, afastando da sua vida todos os animais de poder, ficando totalmente sem proteção. Toda escuridão vai tomar conta e você pode virar um doente mental. Potência e força viril, proteção, kundalini, calor, mensageiro da felicidade, senhor da chuva, fecundação, força vital.




Fênix

FÊNIX

Renascimento, fascínio, animal do Sol, imortalidade da alma, elevação, purificação.



Unicórnio

UNICÓRNIO

Ele está ligado a todos os dons das artes, à psicografia, à pureza e elevação da alma. O unicórnio é a integração divina com o Grande Espírito, (Pai céu) e com a Mãe Terra. Rapidez, mansidão, pureza, espiritualidade.


Créditos das fotos:
Baleia:R. Wicklund, OAR/National Undersea Research Program (NURP); University of North Carolina at Wilmington; borboleta, falcão, javali, leão e lince: Sias van Schalkwyk; cabra: Zsolt Zatrok Dr.; cachorro: Zee Graphix; cangurús: Tom Thanachart; cavalo: Stefan Gustafsson; cisne: Mattox; cobra ou serpente e porco: Zoran Ozetsky; coiote: Kimberlee Kessler; condor: Jeff Ratcliff / FreeDigitalPhotos.net; coruja: Rob Howard; elefante branco: Tony Amaker; esturjão: Stephen Fernandes, University of Maine, ESA permit # 1595; formiga: Kliverap; gambá: Jeff Jones; golfinho: S Brumley; gorila: Julie Langford; gralha azul: Maria Corcacas; hipopótamo: Janusz Michalczuk; jacaré: Céline Mackowiak; jaguar: Scott Liddell; libélula: mcmahoncom; macaco e tigre: Wong Mei Teng; morcego e pomba branca: Lies Meirlaen; onça-pintada: Clix; pantera negra: COFFY | MOTIONDESIGN; papagaio: Thiago Martins; raposa: Nigel Clarke; salmão: Marcus Österberg; texugo: Wikipedia; touro: Christina Ericsson; unicórnio: Wikipedia; urso: Paul Flores; urso branco: Constantin Leuschner; urso panda: Margan Zajdowicz; vaga-lume: Wikipedia.