∞∞∞∞∞∞∞∞

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Interessante, não?!?_Instalação de bambus






Para acomodar os vasos de musgos, foram usados bambus cortados e pintados com tinta metálica spray. Reparem que eles foram organizados pela altura. Mais fácil: seixos brancos fazem o papel da terra, de segurar os tubos.

Lindo, não acham?





Vi no Blog Cheiro de Mato

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Feng Shui Energético_O que é Alinhamento Energético?

Neste episódio do Reconexão falamos com Mônica Oliveira sobre a importância do autoconhecimento para ser feliz. A entrevistada é terapeuta, taróloga e sensitiva, trabalha desde 1995 com Alinhamento Energético, tendo iniciado com o xamã Aloyzio Delgado Nascimento, e após sua morte, desenvolveu a técnica aprofundando seu potencial terapêutico e dando o nome de FOGO SAGRADO.

-- FICHA TÉCNICA --

Apresentação : Deborah Leitte
Produção Reconexão: Carolina Vilares
Direção e Criação: Aryanne Rocha
Trilha :"Olha" -- Chicas
Direção Geral: Sérgio Horovitz
Coordenação de Produção: Isabela de Napoli
Produção: Maitê Medeiros
Coordenação de computação gráfica: Marcus Tulius
Computação gráfica: Marcus Tulius e Miguel Pina
Coordenador de Edição: Jorge Santana
Edição: Felipe Belfort

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dicas Práticas_Receitas Refeição Matinal


A refeição matinal é aquela que será praticada 30 minutos após a toma do Suco Desintoxicante que pode ser um Suco Verde, um Suco de Luz do Sol ou um suco de frutas com bastante folhas e sementes germinadas.

Passados os 30 minutos, tempo dos sucos agirem e fazerem a bendita faxina, já podemos então nos alimentar e começar o dia!

A proposta é evitar bebidas como café com leite e mesmices como pão com manteiga. Vamos inovar? Sair da monotonia? Então mãos à obra!

Mingau de Aveia

Ingredientes: 1 colher (sopa) de aveia integral deixada por 8 horas de molho em água filtrada (durante a noite) junto com 1 colher (sopa) de uva passa + 1 maçã ralada + 1 colher (sopa) de suco fresco de limão + 1 castanha do Pará germinada e ralada.

Preparo: Misture tudo e sirva como desjejum ou lanche. A maçã pode ser substituída pela fruta da estação de sua preferência.

Mingau de Linhaça (serve 1 adulto ou 2 crianças)

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de semente de linhaça de molho em 1/2 copo de água filtrada por toda a noite + 1 banana nanica + canela em pó a gosto + suco fresco de 1/2 lim ão. Opcional: Acrescente na decoração algumas uvas passas. Acrescente no liquidificador 1 colher sopa de cacau orgânico (desidratado ao sol).

Preparo: Coloque tudo no liquidificador e bata até obter um mingau espesso e homogêneo. Despeje no prato onde será servido o mingau. Decore com mamão e abacate picados. Sirva imediatamente.

Hum! Manjar dos Deuses!

Se você consumir somente a dosagem ideal diária de semente de linhaça pré-germinada, que é 2 colheres de sopa (adulto)/1 colher de sobremesa (criança até 12 anos), não será necessária a lavagem da semente de linhaça hidratada. Basicamente porque com este consumo diário sendo respeitado, o teor de ácido fítico presente atuará como antioxidante, ou seja, de forma benéfica.

Granola Viva

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de aveia integral deixada por 8 horas de molho em água filtrada (durante a noite) + 1/2 xícara de amendoim germinado e descascado (8 horas de molho + 8 horas na peneira, depois tirar a pele) + coco germinado e ralado no processador (8 dias submerso em água trocando-a diariamente) + 2 maçãs picadas + uva passa a gosto + 1/2 copo de leite de sementes/pessoa.

Preparo: Misture todos os ingredientes numa saladeira de vidro. Sirva em prato fundo, decore com morangos ou mamão picado e acrescente o leite de sementes.

Parece incrível, mas estas receitas são tão fortes que não sentimos necessidade de mais nada após seu consumo.

De qualquer forma, vamos às opções salgadas!


Pão Essênio

Trata-se de um pão de trigo integral germinado que é desidratado ao sol. Assim, temos inúmeras vantagens, entre elas menor teor de glúten e ainda mais digestivo. A segunda é que o amido cru não se transforma em acrilamida, substância muito danosa à saúde, presente em todos os produtos à base de trigo assado. Terceiro, trata-se de um alimento vivo, rico em enzimas e qualidade vibracional.

Importante lembrar que, em caso de celíacos, estudo na mesa radiônica revelou:

- teor de glúten no trigo antes de germinar: 22 a 25% com uma digestabilidade de 60%

- teor de glúten no trigo após germinação: 13 a 15% com uma digestabilidade de 80%

Ou seja, dependendo do grau de alergia ao glúten, é possível que alguns celíacos consigam administrar o consumo do trigo desde que previamente germinado e consumido na sua forma crua e viva.

Ingredientes: 1 xícara (chá) de trigo integral germinado (8 horas de molho em água + 16 horas na peneira sendo hidratado a cada 3 horas) + missô (ou sal marinho ou molho shoyo) a gosto + orégano (ou alecrim ou manjericão). Opcional: 1 mão de girassol germinado e 1 pitada de pimenta do reino. Às vezes acrescento 1/2 xícara (chá) de grão-de-bico germinado (8 horas de molho + 8 horas na peneira sendo hidratado a cada 3 horas, depois tirar a pele). Fica um pão mais suave e macio.

Preparo: Coloque tudo no processador até obter uma massa com liga para formar os pães e o tempero estar aprovado. Forme bolinhas de 2 dedos máximo de diâmetro. Unte um pirex com um filme de azeite. Amasse as bolinhas sobre o próprio pirex até formar umas bolachas com cerca de 5 cm de diâmetro e 2-3 mm de espessura.

Leve para desidratar ao sol. Depois que a face superior já desidratou (uns 30 minutos) vire as bolachas para desidratar a outra face. Retire do sol, deixe esfriar e armazene em potes com tampa. Se bem desidratadas dura uns 3 dias. Uso estas bolachas como pão, base para canapés e mini-pizzas.

Sobre elas pode-se usar uma manteiguinha de abacate, uma folha de alface e tomate picado com limão e orégano ou uma pastinha de sementes germinadas.

Manteiguinha de Abacate


Preparadas a partir do abacate, que considero a manteiga mais natural e saudável do mundo, você pode preparar cada dia, ou hora, uma versão diferente.

Ingredientes: 1/2 abacate maduro, ramos de salsinha bem picadinha + 1 pitada de sal marinho (ou idealmente missô) + gotas de suco fresco de limão. Opções: cebolinha bem picada, coentro e até umas raspinhas de gengibre ou cubinhos de pimentão colorido. Algumas vezes ponho um tanto de cenoura ralada para dar crocância. Enfim, esta manteiguinha tem muito espaço para a criatividade.

Preparo: Amasse com um garfo e integre bem todos os temperos. Sirva imediatamente sobre rodelas de cenoura, de abobrinha, barquinhas de alface, biscoito de linhaça ou pão essênio.

Queijo de amendoim

Ingredientes: 1 xícara (chá) de amendoim germinado e descascado (8 horas de molho + 8 horas na peneira hidratando acada 3 horas, depois tirar a pele) + 1/2 dente de alho + 1/2 cebola pequena + gotas de suco de limão + raspa da casca do limão (opcional) + azeite a gosto. Às vezes coloco umas azeitonas picadas.

Preparo: Passe tudo no processador até obter a consistência de um queijinho cremoso. Sirva sobre rodelas de cenoura, de abobrinha, barquinhas de alface, biscoito de linhaça ou pão essênio. Opções: o amendoim pode ser substituído por amêndoa, castanha de caju, do Pará ou gergelim.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e a fonte.

Recomenda-se a leitura na íntegra do Kit Alimentação Desintoxicante + Linhaça - editora Alaúde, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ideias de Organização_Estante que "cresce"

Estante projetada pelo arquiteto Marko Brajovic, modular e "adaptável" ao meio:


Educational TV program about design and architecture: "Nos Trinques" edited by a Brazilian GNT television in 2011 and presented by Guto Requena. Marko Brajovic was invited to feature an intervention by designing and installing a "growing" shelfs made by generative algoritm and installed my local craft-mans....

AMB computer programming: arch. Victor Calixto
AMB production: arch. Carmela Rocha

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Interessante, não?!?_Pen drive retrô


Este pen drive que lembra rolinhos antigos de filmes fotógráficos me parecem perfeitos para armazenar fotos digitais.

Fazendo praticamente a mesma função, só que em épocas distintas. Adorei!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pense Nisso...Feijões ou Problemas

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar precisava encontrar um sucessor.

Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas
um poderia sucedê-lo.

Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio para colocar a sabedoria dos dois à prova.

Ambos receberam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então
empreenderem a subida de uma grande montanha.

Dia e hora marcados, começa a prova.

Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar.

No meio da subida, parou e tirou os sapatos.

As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor.

Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.

Prova encerrada, todos voltam ao pé da montanha para ouvirem do monge o óbvio anúncio.

Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta ao seu oponente
como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:

"Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei" - foi a resposta.

Carregando feijões ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida.

Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento é você quem determina...

APRENDA A COZINHAR SEUS FEIJÕES!!!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dicas Práticas_Meia sem par?

Tá aí uma ótima ideia de reciclagem de meias perdidas e também pra quem não tem a menos habilidade com pincéis, arte, tinta, etc.

Sabe aquela meia que você adora e só usa de vez em quando para não gastar? Não sei se acontece com vocês, mas comigo é assim. Ou a que você mais gosta e desaparece sem deixar rastro? Aí você fica com um exemplar sem par.

É por isso que eu A-MEI esta solução de vestir o vaso com meias. Só é preciso cortar o fundo da meia para deixar a base nivelada. De arremate, faça uma vira de um ou dois dedos para dentro do vaso.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Organização dos "Recados"

Dica para organizar as prioridades e tarefas, com simplicidade e elegância.


É só pintar com um pouco de tinta fosco preta, é só demarcar um espaço para fazer um pequeno quadro negro.


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Interessante, não?!?_Casa ecológica em forma de ovo

Daihai Fei, designer chinês criou para si um casa em forma de ovo e
ecológica ainda por cima.

O designer aos 24 anos foi cursar a faculdade em Beijing. Como os custos de aluguéis são muitos caros na cidade, ele resolver construir a sua própria casa em forma de ovo e devido ao projeto se tornou uma celebridade na faculdade quando as pessoas descobriram o seu feito.

O custo do projeto? Meros US$ 960,00. O tempo? Apenas dois meses.

O que torna o projeto ecológico são os materiais empregados no desenvolvimento da casa. A estrutura é feita em bambu e revestida com alguns materiais isolantes, é o caso de sacos costurados preenchidos com serragem, sementes e capim.


Uma das coisas mais interessantes no projeto é que nessa cobertura foi adicionada água de tempos em tempos para que o capim crescesse e provesse mais resistência a casa.



Dentro da casa todos os itens necessários para se viver, uma cama, uma pia, uma estante, e até uma luminária que funciona com painéis solares instalados na área externa.



Fotos de Zhao Kang
Vi no Blog Rodrigo Barba
Fonte: 163 e Home Vaganza

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pense Nisso...Não restrinja a criatividade a nada em especial

por OSHO

Criatividade não tem nada a ver com nenhum tipo de atividade especial, com pintura, poesia, dança, canto — não tem nada a ver com nada em especial. Qualquer coisa pode ser criativa; é você que confere essa qualidade à atividade.

A atividade em si não é algo criativo nem sem criatividade. Você pode pintar um quadro sem criatividade, você pode limpar o piso sem criatividade, você pode cozinhar sem criatividade.

Criatividade é a qualidade que você acrescenta à atividade que você está realizando. Ela resulta de uma atitude, de uma abordagem íntima — de como você vê as coisas.

Portanto, a primeira coisa a lembrar é: não restrinja a criatividade a nada em especial. É a pessoa que é criativa — e, se a pessoa é criativa, qualquer coisa que ela faça...

Mesmo quando ela anda você vê que em seu jeito de andar há criatividade. Mesmo quando ela senta em silêncio, sem fazer nada — mesmo sua inatividade será uma atitude criativa.

O Buda sentado sob a figueira sem fazer nada revela-se como o maior criador que o mundo conheceu.

Quando você entender isso — que é você, a pessoa, que é criativa ou sem criatividade — então o problema de sentir-se como se você fosse alguém sem criatividade desaparece.

Nem todo mundo pode ser pintor — e também não há necessidade disso. Se todos fossem pintores, o mundo seria muito ruim; seria difícil viver! Nem todo mundo pode ser dançarino, e não há necessidade disso. Mas todos podem ser criativos.

Qualquer coisa que você faça, se a fizer com alegria, se a fizer com amor, se a sua razão de fazê-la não for puramente econômica, ela será criativa. Se algo cresce demais dentro de seu ser, se ele o faz crescer, ele é espiritual, ele é criativo, ele é divino.

Você se torna mais divino à medida que se torna mais criativo. Todas as religiões do mundo têm dito que Deus é o criador. Não sei se ele é o criador ou não, mas uma coisa eu sei: quanto mais sua criatividade aumenta, mais divino você se torna.

Quando sua criatividade atinge o auge, quando toda a sua vida se torna criativa, você vive em Deus. Assim, ele deve ser o Criador, pois as pessoas criativas são as que mais próximo dele estão.

Vi na Humauniversidade.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Feng Shui_Yin - Yang: Compreendendo a influência do patriarcado_Parte 2/2

por Milene Siqueira *

E Deus criou o céu e a terra... E da argila (terra) fez o homem, e de uma de suas costelas fez a mulher...


Imagine os ritmos e sistemas binários em nosso organismo como: respiração, pulsação, hemisférios cerebrais, glóbulos brancos e vermelhos, a imagem do DNA, etc.


Mas o descompasso é uma realidade, e é retratado até mesmo em épocas, e que moldam nossas condutas sociais:


Lá se passaram mais de três milênios, quando muitas culturas foram marcadas pelo domínio do feminino (o matriarcado-yin), período que é difícil retratar pois a ideia era essa mesma: não deixar vestígios ou disfarça-los... Pois bem, restaram os registros arqueológicos da soberania patriarcal (yang).


Para o benefício do patriarcado, tratou-se de interpretar escrituras milenares como o I Ching, atribuindo o yin à mulher e o yang ao homem, e fazer da mulher servidora do homem. Isso causou prejuízo ao yin masculino e grande sofrimento às mulheres. Porém a interpretação chinesa real não era essa. Segundo Fritjof Capra: ...os antigos chineses acreditavam que todas as pessoas, homens ou mulheres passam por fases yin e yang. A personalidade de cada homem e de cada mulher não é estática, mas um fenômeno dinâmico resultante da interação entre elementos masculinos e femininos.


Mas, dos anos 60 para cá, estamos vendo o patriarcado enfraquecer em nossa cultura, e de uma década para cá, isso fica ainda mais evidente. Fato é o grande número de pessoas já administrando suas vidas sem depender diretamente de autoridade ou de patrão; no caso das mulheres é mais explícito, pois não se depende mais do "marido financeiro"; influencia na atualidade a disponibilidade tecnológica e o habitat virtual, pois permitem maior autonomia e liberdade, é a era digital (binária); e o próprio crescimento da internet, que até é considerada território feminino, mas não só pelo número de yins que tecem redes sociais, tem diários virtuais, se comunicam, enfim, que bem sabem colher nestes sítios... mas porque a internet e o lado yin, tem em comum a tal globalidade!


Embora muitos ainda pensem e vivam com uma ideia de domínio, ou de que agora seja a revanche das mulheres, estamos é caminhando (ou melhor, engatinhando) e nos moldando a uma nova e melhor situação que não deve ser mais de domínio unilateral (ou de gênero), mas de união e equilíbrio dinâmico. Porém tudo é ainda tão novo, que está mesmo só germinando!


O que parece ser a vez das mulheres é a energia yin reverberando e que pode ser vista em homens também. As mulheres, por sua vez, tem partilhado mais das suas qualidades yang (projeção, iniciativa), e daí que se destacam em território antes habitado somente por homens.


Mas, é claro que nisso tudo, tanto homens quanto mulheres estão perdidos ao terem ainda velhos padrões para funcionar em novos campos energéticos. É até curioso, mas muitos dizem que o tempo está passando mais rápido, se notarmos que tempo é yang e que espaço é yin, veremos que há bastante sentido na expressão popular!


Os homens, que viveram há poucos anos o rígido modelo patriarcal, que eram liderança ou subordinados ao masculino, detinham o domínio como grupo de força projetiva, e então é normal que se sintam mais temerosos do que as mulheres - que vinham driblando a situação há um looooongo tempo.


Se o yang de um homem que sempre foi dominante sobre seu yin, se vê com seu yang rendidofica fácil este se aventurar em jogos, traições e vícios como tentativa sombria de pertencer ao grupo, de reafirmar seu poderio yang - atitudes inconscientes das quais a mente precisa compreender os valores reais! Em nossa cultura, homens tem relatado em consultório medo desta nova mulher que impõe seus direitos, e tem sofrido mais de baixa auto-estima e depressão, o que até pouco tempo era atribuído quase que exclusivamente às mulheres. Na verdade é a inabilidade com o yin, que foi castrado em todo o sistema patriarcal.


Lembrei-me agora de homens que há décadas atrás se suicidavam com armas de fogo por derrota patrimonial...


Mas as mulheres também sofrem nessa transição onde não há muito conhecimento e lucidez - o que é compreensível pois é esta geração que tem reescrito a história que nossos ancestrais levaram anos para qualquer mudança significativa. Nesta recente inclusão feminina no mundo corporativo e competidor (yang), ou como chefes de família, há uma tendência maior de ver mulheres com energia yang acentuada, o que as faz estarem com um maior domínio do intelecto sobre a intuição, excesso da valorização exterior, dificuldades com o lado receptivo, turbulências emocionais, e uma “dureza” sentimental e corporal.


Em muitas casas a ordem antes conhecida do homem como provedor se inverteu, e é sabido o grande número de mulheres que se sobrecarregaram de tarefas e que passaram a sustentar física e emocionalmente seus lares - aliás, uma boa parcela que apresenta quadros de endometriose representa claramente esse novo papel da provedora (yang), onde o endométrio se faz presente fora da sua região natural de expansão. A mulher pode sim prover, mas deve juntar a vibração oposta/complementar que é a de se conscientizar do mesmo sentido merecedor em receber (yin). Os homens que eram os provedores não tinham problemas, pois iam para casa receber: alimento, roupa lavada, casa arrumada, atenção, etc. A mulher pode exercer muitas atividades (yang), desde que dê atenção ao yin, que é o descanso/relaxamento proporcional. E claro, o mesmo vale para os homens.


Da preocupação, queixas e do surgimento de muitas síndromes femininas, surgiu o resgate do sagrado feminino, o que ajuda, mas nem sempre conscientizam da importância dos pólos arquetípicos.


E até da preservação da natureza depende fundamentalmente a presença do feminino - conservar, cooperar e sustentar são adjetivos YIN - e cuidar de nosso ar, águas e das florestas que já foram suficientemente desbravadas (yang) é emergencial.


Assim como é preciso educar mais sabiamente nossas crianças, meninos e meninas, que deverão se amar e cuidar deste planeta. Vejo muita confusão na educação, parece que quando educam excluem o amor, e que quando amam não educam. Educar é saber dizer sim e não, o que não exclui disto o amor que é principio único (sem dualidade). Num sentido geral, antes era tudo proibido, agora é tudo permitido, é preciso equalizar! Criança quer saber até onde pode ir, e testa o limite dos pais para aprender os seus próprios.


Referências: A Arte da Aromaterapia, Robert Tisserand

O Ponto de Mutação, Fritjof Capra

I Ching - Um Novo Ponto de Vista, Ely Britto

O Tarô Zen, de Osho - arcano maior XIV - Integração

* Milene Siqueira - aromaterapeuta inata, fala deste assunto com a naturalidade de um sábio. Criou a Arom'Arte, uma empresa que respira e transpira a aromaterapia, mas com o plus da beleza e o delicado de cada etiqueta, bula ou embalagem. É para a Arom'Arte que passo todos os internautas interessados nos produtos da Aromaterapia.

Fonte: Doce Limão

terça-feira, 12 de julho de 2011

Dicas Práticas_ Molho de Tomate Cru e Vivo

Esta receita é um manjar dos deuses, preparada somente com alimentos crus, e que deixa qualquer mestre cuca italiano com água na boca...

Bem, este molho pode ser usado no preparo de uma lasanha crua de abobrinha ou berinjela. Ou no preparo de uma macarronada crua de abobrinha, inhame, mandioquinha ou até batata inglesa.

Não esquecer que quando se usa as raízes como base da macarronada, elas precisam sempre passar pelo processo de desamidação (antes ou após ralar).

A desamidação consiste em deixar a raiz que será utilizada na receita, já descascada e picada ou ralada, de molho em água limpa por 10-15 minutos. Depois da desamidação, passar para uma peneira, lavar e deixar escorrendo. Só isso!

Receita do Molho de Tomate Natural

Ingredientes:

2 tomates crus (bem vermelhos) e picados, 10 metades de tomate seco (compra-se seco, sem óleo e temperos), 1 colher (sopa) de pimentão vermelho picado, 5 tâmaras sem caroço e 1 xícara (chá) de água morna. Para acertar a cremosidade use linhaça germinada (1 colher sopa da semente de molho por 4-8 horas em 5 colheres sopa de água filtrada) suficiente.

Opcional:

Tâmaras substituir por 1/3 xícara de polpa de goiaba vermelha (passada pela panela furada 2)

Água substituir por 1 xícara de chá forte de Flor dos Hibiscos (infusão com 1 xícara água + 1 colher sopa flor de hibiscus seca).

Preparo:

Deixe o tomate seco e as tâmaras de molho na água morna ou chá de flor dos hibiscos por uns 20-30 minutos. Coloque tudo no liquidificador e bata até textura cremosa. Tempere a gosto com sal marinho (ou missô), pimenta do reino, gotas de limão e alho.

Dura na geladeira até 48 horas.

Decore com castanha do Pará hidratada (4-8 horas de molho em água filtrada) e ralada.

Macarronada de legumes e Canapés deliciosos

Fonte: Doce Limão

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Conheça seu livro Alimentação Desintoxicante - como ativar o sistema imunológico - editora Alaúde.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Porta-treco bem planejado




Os organizadores comprados na Pottery Barn, vem com
uma lousa e espaço para guardar chaves, celulares, máquina fotográfica, cartões e documentos, o utilitário ocupa a parede de 1,5 m e deixa tudo à mão. “Este produto não está à venda no Brasil, mas qualquer marceneiro consegue adaptá-lo”, conta Maria Fernanda Rodrigues, a arquiteta responsável pelo espaço. O banco de tecido impermeável, por conta dos filhos pequenos do casal (uma menina de 3 anos e um menino de 5), e a grande mesa de madeira dão charme ao projeto. Sobre a mesa, bolsa da Coisas da Doris e objetos da Casa 8.




sexta-feira, 8 de julho de 2011

Interessante, não?!?_Pneus ou vasos?

Para os que ainda acreditam que precisam de vasos caros para montar um jardim incrível, mais uma ideia simples, simples.

Pneus antigos pintados com cores vivas e sobrepostos criam uma instalação bacana no jardim. O que acho mais interessante é que esta pode ser uma ótima maneira de criar uma barreira física entre espaços sem ter de construir um muro, por exemplo. A foto vem de longe, do Olivewood Gardens & Learning Center, um centro dedicado a educação ambiental nos Estados Unidos. Realmente não faltam lições de reciclagem na foto!

Vi no Blog Cheiro de Mato.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Feng Shui_Yin - Yang: Compreendendo o sentido vibratório da polaridade_Parte 1/2

por Milene Siqueira *

"No verdadeiro âmago de uma flor, de uma semente ou de uma folha, há um ponto do qual a energia emana e do qual o crescimento procede. Desse ponto, a semente brota, a flor desabrocha. Se examinar cuidadosamente a flor em botão, a folha ao despontar, a semente, o fruto, ou a planta, e dissecá-los até chegar ao seu núcleo, encontrará... nada.

Na verdade, há apenas uma coisa, uma energia, uma consciência, mas no momento de manifestar a si mesma torna-se yin e yang. Quando buscamos saúde e harmonia, tentamos achar esse ponto de equilíbrio entre yin e yang" - Robert Tisserand.

Yin e Yang, são palavras do taoismo chines que designam a dualidade energética.

Yin é atribuído ao feminino receptivo e Yang ao masculino projetivo, não quanto a fisiologia dos sexos, mas primordialmente como quantitativos energéticos complementares, pois tanto o homem quanto a mulher o possuem.

São dualidade mas sem polaridades demarcadas porque Yin contém Yang, Yang contém Yin, sempre.

Equalizar essas energias dentro e fora de nós, seria o ideal de harmonia: ora ceder, ora impor limites; ora iniciar, ora concluir; ora despertar, ora descansar... na constante contração (receber) e expansão (entregar). Se isto não acontece, o fluxo fica acelerado (yang) ou contido (yin).

Para exemplificar, imagine os ritmos e sistemas binários em nosso organismo como: respiração, pulsação, hemisférios cerebrais, glóbulos brancos e vermelhos, a imagem do DNA, etc.

Mas o descompasso é uma realidade, e é retratado até mesmo em épocas, e que moldam nossas condutas sociais.

Se yang é o impulso de energia, yin é a consolidação; se yang é dilatação, yin é a contração; se yang é pergunta, yin é a resposta. E então fica claro que para toda ação (yang) existe uma reação (yin), e compreende-se o axioma de que é dando (yang), que se recebe (yin).

Porém, antes de yang ser manifestação, yin é o não-manifesto. Portanto a inspiração, a intuição e a espiritualidade podem ser consideradas yin em relação a yang. Yin (terra) molda yang, e estará contida em yang (costela). Nossas inspirações (yin) precisam ser encarnadas (yang), e assim yin (res)surge, complementa. A percepção (yin) caminha um passo antes da mente (yang), que as ordena.

No simbolismo do Gênesis, antes que existisse a pergunta, yin já era a resposta!

[Alguns atributos do Yin - Yang]

YANG vibra masculino; provedor; foco/individual; competitivo; prático; extrovertido; vontade; força; mental; solar; construtivo; rápido; aterrador (conectado); quente.

YIN vibra feminino; receptivo; sistêmico/global; cooperativo; detalhista; introspectivo; sabedoria; resistência; intuitivo; lunar; instrutivo; paciência; oceânico (abrangente); frio.

O yang do homem e da mulher deve ser empreendedor, ativo e focado, mas sem perder o seu yin, que é sua sabedoria, globalidade e sensibilidade.

Esta interação é fator importante e se dá por relatividade, por isso, o movimento deve ser dinâmico, como uma dança, que oscila do ponto da nossa personalidade para com o ambiente, pessoas e situações. Se esse ritmo é harmônico, o ponto de equilíbrio se mantém. Se isso não ocorre, uma energia pode ocupar um espaço que não lhe é natural, havendo predomínio de uma sobre a outra (excesso), onde a vibração de yang será excessivamente acelerada ou de yin excessivamente contida, gerando deficiências e sobrecargas e não manifestando a potencialidade de cada uma, pois uma só se equilibra em função da outra, são antagônicas porém interdependentes.

Yin está associado a contenção, abrangência e subjetividade. Yang à aceleração, restrição e objetividade.

No homem ou na mulher, alguns sintomas de excesso de Yin são:

Acolhedor em excesso; dificuldade tomar iniciativa e decidir; ideias confusas; dificuldade em separar eventos (emocional); dificuldades financeiras quando dependa de empreender; pode ser lento, melancólico e disperso; alienação; ambiente desorganizado, acumula muitas coisas; no corpo, facilidade em reter água e pele flácida; movimentos contidos; voz baixa, opina pouco; dependência ; depressão; adiamento; pessimismo; timidez; sonolência; alta sensibilidade; vida social ou familiar árida; pouca energia; doenças crônicas (implosão).

[Alguns sintomas do excesso de Yang são]

Pode ser raivoso, explosivo e agressor; aceleração mental ; dificuldade em ver o todo (racional); desconexão interna; corpo tenso, não relaxa, falta movimento harmonioso; otimismo eufórico, quer convencer; dita condutas; rigidez moral, e portanto são muito seletivos (tendência a racismo, especismo, etc); metódico; dorme pouco; voz alta e/ou fala ininterrupta, lança palavras sem ouvir o outro; movimentos extravagantes; exaltação; impaciência; vida social ou familiar cheia; ansiedade; muita energia; doenças agudas (explosão).

Em alguns excessos há um equilíbrio natural, se, por exemplo, há muita atividade (yang) é normal que se precise dormir muito (yin), se uma pessoa está com predomínio de yang e não pratica atividades físicas tende a ter insônia, ou seja, precisa gastar yang (energia) para dormir bem ou usar elementos calmantes para compensar.

E toda vez que uma vibração chega ao seu limite, ela se transforma no seu oposto-complementar. Todos já ouvimos falar que depois da tempestade, vem a bonança! Ou de uma pessoa extremamente dócil (+yin) que estourou em yang. E é tudo equilíbrio! Que claro, pode ser compreendido a tempo de que o excesso não ocorra. Normalmente não paramos para analisar o porque de uma atitude e, se há uma deficiência, isso já faz parte da dificuldade pessoal - e quando o complementar aparece, é a natureza que de certa forma está se encarregando de nos ajudar a integrar/acolher, fazendo com que tenhamos mais compreensão e menos dificuldades!

Da boa permanência das uniões afetivas, também depende o bom equilíbrio yin/yang: o casamento entre um homem e uma mulher depende de um outro casamento mais interior e definitivo: o casamento das forças yin e yang que também agem no interior de cada um dos sexos - Ely Britto.

Uma das principais formas de aprender mais sobre nós e complementar nossa vibração é através dos relacionamentos. Mas com as mudanças sociais, a permanência das relações ficou instável, pois não prevalece tanto a dependência financeira ou a aparência social, que mantinha uniões no passado. Revela-se agora que a duração dependa de afinidades sentimentais e mentais com o parceiro, para que haja paralelamente o casamento mais importante que é o de cada um com sua própria divindade. O parceiro reflete seu interior no outro (complementando ao outro e a si mesmo). E o que irá manter uma parceria é que após a atração, sejam cultivados o diálogo, compreensão, contato físico e a disponibilidade complementar, ou seja, que se deem condições mútuas para que haja a integração.

Um dos hexagramas mais favoráveis do I Ching é o 11, quando o trigrama de Kun (terra/yin) está em cima e Chien (céu/yang) embaixo, o hexagrama da Paz, do encontro, dos movimentos que se complementam, é quando tudo prospera porque o céu está na terra!

A Integração dos 'diferentes'... do nosso feminino e masculino, do potencial de nosso pai e mãe e de nossos ancestrais em nós, do inconsciente com o consciente, da vontade com a realização, do sagrado com o profano, da ciência com a filosofia, do som com o silêncio, da amada com seu amante... e tantos outros... será sempre a união alquímica, a pura potencialidade.

* Milene Siqueira - aromaterapeuta inata, fala deste assunto com a naturalidade de um sábio. Criou a Arom'Arte, uma empresa que respira e transpira a aromaterapia, mas com o plus da beleza e o delicado de cada etiqueta, bula ou embalagem. É para a Arom'Arte que passo todos os internautas interessados nos produtos da Aromaterapia.

Fonte: Doce Limão