∞∞∞∞∞∞∞∞

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Interessante não?!?_Homen feito de LEGO?

Incríveis obras de arte feitas de LEGO pelo artísta norte-americano Nathan Sawaya.

A sua obra caracteriza-se pela criação de mosaicos e modelos tridimensionais em grande escala de itens do dia-a-dia empregando tijolos padrão do brinquedo Lego. As suas obras são únicas, produzidas sob encomenda por pessoas, empresas, instituições, museus e galerias.

O seu trabalho começou a chamar a atenção nos Estados Unidos da América em 2004, quando ganhou um concurso nacional para um profissional Lego Master Model Builder.

Após trabalhar para a Lego por seis meses, saiu e abriu o seu próprio estúdio de arte em Nova York, sendo oficialmente reconhecido pelo LEGO Group como um Lego Certified Professional.

Sawaya realizou a sua primeira exposição individual de arte na Primavera de 2007 no Lancaster Museum of Art.


A The Art of the Brick é a primeira grande exposição em museu nos E.U.A. centrada exclusivamente na utilização de blocos de construção LEGO como meio de Arte.


Fonte: Wikipédia e Blog Num Clique

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pense Nisso...Lápis feito de jornal


Bom exemplo de empreendimento, TreeSmart é um lápis feito de jornal enrolado sobre grafite. Uma ideia simples que virou um negócio rentável, pois o produto tem todas as vantagens do lápis comum, com os benefícios da reciclagem, não usando madeira para sua composição.




TreeSmart dedica-se à idéia de que todos somos responsáveis por nosso meio ambiente. Temos de promover a utilização racional de todos os nossos recursos naturais globais.

Lápis não são tão amigáveis como gostaríamos de pensar. Na verdade, os pais podem ficar chocados ao descobrir que os lápis, que cresceu usando, foram feitos derrubando mais de 4 bilhões de árvores em todo o mundo. Sem contar que usam produtos químicos tóxicos em fábricas que poluem o ar.






Com o lápis feito de jornal
• folhas de jornal inteiro são enroladas em torno de grafite HB de alta qualidade.
• Nenhum produto químico tóxico é adicionado.
• A cola especial usada une o jornal ao grafite de forma que fica tão duro como madeira.
• Podem ser apontados como um lápis de madeira.
• As imagens de papel de jornal são visíveis na superfície do lápis.


O lápis pode ser comprado na loja virtual americana www.abesmarket.com

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dicas Práticas_ Sacolas de supermercado viram bolsas

Transformar sacolas de supermercado em bolsas e outros objetos, feitos com crochê é impressionante, mas também não é muito simples para quem está iniciando, então seguem algumas técnicas passo a passo em vídeo, para facilitar o aprendizado:

1ª parte_Preparação do fio:


2ª parte_Início:


3ª parte:


Fonte: Blog Eliane Croche e Blog Setor Reciclagem

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Organização de Armários_Cabides



Para otimizar o espaço útil de seu armário, comece pelos cabides.

Cabides devem ser finos e fortes o suficiente para não ocupar o espaço que é da roupa e não deformar com o peso do que estiver pendurado. Por isso, sugerimos os de plástico com reforço lateral e barra para calças. Esse modelo de cabide de plástico é o que menos deforma com o tempo de uso e tem a funcionalidade adequada para armazenar sem amassar ou causar danos às roupas. Por ser de plástico não sofre oxidação, que por vezes encontramos nos cabides totalmente metálicos ou de madeira, com gancho de metal.

Para armazenar as roupas corretamente, sem causar danos, evite pendurar mais de 3 peças em um único cabide, ou seja, dois Tops (camisa, blusa) e uma parte de baixo (calça, saia) ou um Top e duas partes de baixo. O mesmo sugerimos para vestidos. No caso de ternos femininos, masculinos e conjuntos, não misture dois modelos em um mesmo cabide. Dê preferência para pendurar roupas de tecido. Peças de ½ malha, moletom, tricô e afins devem ser dobradas para evitar deformação.

Continuando a falar sobre o cabide mais funcional, evite cabides múltiplos – aqueles que tem 3 ou 4 barras – e os de presilha, que dão uma falsa sensação de otimização de espaço, mas ganham volume por suportarem várias peças e constantemente causam danos. Para que você visualize melhor suas roupas, escolha uma única cor de cabide para todas as peças. O que deve chamar atenção é a peça de roupa e não o cabide.

Quanto ao tamanho do cabide, para um armário de adultos, prefira os de largura entre 40 e 43 cm, que permitem acomodar diversos modelos de roupas; para roupas infantis, a largura não deve ser menor que 30cm.

Os cabides, se padronizados em um único modelo, auxiliam na manutenção da organização de seu armário, mas você pode usar mais de um. Aconselhamos que, para ternos e similares, se mantenham os cabides recebidos das lojas, aqueles mais angulosos, que acomodam perfeitamente a linha do ombro do paletó, sem deformá-lo.

Cabides de lavanderia? NUNCA! Não servem para armazenar. Chegando em casa, substitua pelo cabide adequado. Mas o que fazer com os cabides de lavanderia? Leve-os de volta para a reutilização na lavanderia ou use-os para pendurar camisas de seda no varal, assim não ficam marcadas com os pregadores.

Bom Trabalho!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pense Nisso...Quebrando Paradigmas

Imagine mais de 30 membros da Companhia de Ópera da Filadélfia, no meio do povo em um mercado, como transeuntes comuns e de repente começam a cantar La Traviata.

Uma gaiatice maravilhosa para você usar como exemplo do que podemos fazer para as pessoas serem felizes usando a leveza de espírito que todos temos aprisionada na caverna de Platão:



Enquanto houver utopias,a aventura humana continua!

di Sant'Anna


Fonte: Doce Limão

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Feng-Shui_Chakras

Chakras são centros energéticos do corpo. Os seres humanos contêm sete Chakras principais que estão em constante atividade, embora sua presença não seja percebida conscientemente por não meditadores. A palavra sânscrita Chakra é traduzida por roda, círculo ou movimento. As representações pictóricas desses centros de energia são formadas por figuras geométricas e pétalas. São pelos Chakras que transitam e se movem as energias sutis do corpo.

Os Chakras estão localizados dentro e fora do corpo (duplo etérico); já Kundalinî, energia da vida que ativa os Chakras se movimenta dentro do corpo.

Normalmente, os Chakras são pequenos, não apresentando mais do que 5 centímetros de diâmetro. Com a prática de mantram, Yoga, meditação, os Chakras aumentam de tamanho e sua luz se expande. Sua aparência pode ser descrita como circular, luminosa, tal qual um pequeno CD girando. Cada um tem uma cor, mantram e elemento que o estimula, seu movimento é ininterrupto, estão associados às glândulas do corpo físico e funcionam como centros de captação, contenção e distribuição de energia para todo o corpo.

Os sete Chakras estão localizados ao longo da coluna vertebral, dispostos verticalmente e cada Chakra tem funções específicas, mediante o recebimento de energias internas e externas. Temos nesses centros "nós" que impedem a subida de Kundalinî; um fica no muladhara (brahma-granthi), outro no vishnudha (vishnu-granthi) e o último no ajña chakra (rudra-granthi). Eles são conhecidos como granthi e quando são rompidos a energia se eleva. Mesmo com esses bloqueios, que é muito difícil alguém fazer bobagem com Kundalinî, sempre vá devagar em suas práticas.

Os Chakras inferiores, mais associados á matéria, são o Muladhara, o Swadhistana e o Manipura. O Médio, ou Intermediário é o Anahata, associado aos sentimentos. E os Superiores são o Vishuddha, o Ajña e o Sahashara, que estão associados ao mental e à iluminação. Sua rotatividade obedece ao sentido horário ou anti-horário, dependendo da qualidade energética de cada indivíduo.

Chakra Sentido Horário
Quando em rotação horária, o movimento é destrógeno (destro), para direita e se caracteriza por:

  • Possuir força centrífuga (coloca energia para fora);

  • ser menos suscetível a influências externas;

  • não carregar miasmas energéticos;

  • ser um pólo irradiador (de dentro para fora);

  • produzir siddhis (intuição).

  • Quem tem os Chakras em rotação horária é conhecido nos meios ocultistas como pessoa de "corpo fechado".

Chakra Sentido Anti-horário
Quando em rotação anti-horária, o movimento é sinestrógeno (sinistro), para a esquerda, com as seguintes características:

  • Possui força centrípeta (para dentro);

  • capta energia externa, mantendo o corpo astral "aberto";

  • estimula a mediunidade e sensitividade;

  • amplia a sensibilidade ao ambiente;

  • promove a aptidão para fazer diagnósticos precisos. Quando se trata de um bom médium tem poder de captação (carrega miasmas).

Quando o Chakra gira no sentido anti-horário, perde-se energia. E quem perde muita energia pode sobreviver da energia alheia, por meio de uma relação de dependência chamada na metafísica de "vampirismo".

Existem muitas práticas que fazem o Chakra girar em sentido horário ou anti-horário. É importante evitar para não misturar essas práticas.

O Tantra trabalha para que os Chakras se movimentem cada vez mais depressa. Para isso, é necessário ter consciência e adotar práticas que os estimulem, por meio do método interno ou externo.

Método interno: por meio desse método, despertamos a Kundalinî com a prática de Yoga, mantram, tai-chi, chi-kun, iai-dô, aikidô ou maithuna. As escolas tântricas trabalham mais com os métodos internos e exclusivamente com os Chakras girando no sentido horário.

Método externo: consiste no recebimento de passe magnético, de massagem, na aplicação de acupuntura, moxabustão, geoterapia (pedras) ou cromoterapia (cores). Dentre outros métodos.

Os dois métodos contribuem para o estímulo de todos os Chakras, proporcionando melhor disposição física e mental aos praticantes.

É importante mantê-los em equilíbrio, utilizando técnicas corporais (Yoga, tai-chi, dança), técnicas mentais (mantram), alimentação equilibrada. Os Chakras influenciam e são influenciados também pelo corpo físico, daí a necessidade destes cuidados.

Todos os Chakras possuem qualidades energéticas próprias que em desequilíbrio produzem determinadas doenças ou, do contrário, em situação de equilíbrio, conferem ao nosso organismo inúmeros benefícios. Contudo, o sexto Chakra pode ser mais estimulado que os demais pelo mantra Om, pois possui uma força que ajuda e atrai a subida da Kundalinî.

Conhecendo os Chakras





MULADHARA CHAKRA
Significado do nome: Fundação, ou suporte da base.

Nome ocidental: Chakra Básico.
Localização: Localizado nos órgãos genitais e na pélvis, relacionado com as gônadas (glândulas sexuais), governa o sistema reprodutor. Este Chakra anima a substância do corpo físico, é a vontade, o poder e o instinto de sobrevivência. É base da montanha, a ligação com a Terra. Concentra as energias da Kundalinî, que uma vez despertadas e controladas progridem coluna acima, seguindo um padrão geométrico similar ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de DNA, que contêm o código da vida.

Aspectos a serem compreendidos: Sobrevivência, alimento, conhecimento, auto-realização, valores (segurança financeira, coisas materiais), sexo (procriação), longevidade e prazer.

Cor: vermelho em brasa para tonificar. É a cor mais quente e densa. Aquece e estimula a circulação. Estimula o fluido da medula espinhal e o sistema nervoso simpático; energiza o ligado, estimulando os nervos e músculos. Vitaliza e organiza o corpo físico. Violeta, azul ou rosa para sedar este Chakra.

Mantra: Lam (concentrando-se nos genitais).
Elemento: Terra - o mais denso dos elementos. É uma mistura dos quatro elementos: água, fogo, ar e éter.

Fase da vida: Desde a união do espermatozóide com o óvulo, até sete ou oito anos.

Funções: É o Chakra onde nasce e reside a energia kundalínica que se movimenta em espiral, pelas nadis Ida e Píngala, e distribui por todo o corpo do indivíduo o impulso de vida: é também o centro erótico do ser.

Nadis são correntes, canais, corredores ou filamentos de energia vital que circulam por todo o corpo, alimentando a vida e movimentando os Chakras.

Semelhantes aos meridianos de acupuntura, seus pontos são chamados na China de tsubos. Seu número é de aproximadamente 72.000.

As nadis estão intimamente relacionadas aos Chakras. A nadi central é conhecido por Sushumna e encontra-se situada no centro do corpo pela coluna vertebral, que recebe o nome de meru danda. A Sushumna nasce no Muladhara Chakra, e se estende corpo acima, até unir-se ao Sahasrara Chakra (que se situa no alto da cabeça). No espaço fora do meru danda, estão dois outros nadis, denominados Ida e Pingala. Ida é o canal esquerdo, de natureza feminina, lunar, emocional e materna. Por estar associado à procriação e à purificação, também é conhecido como Ganga (o rio sagrado da índia). Pingala é o canal direito, de natureza masculina, solar, racional e dinâmica.

Algumas pessoas têm dominante a energia (nadi) lunar (emoção) e outras solar (razão). O praticante adiantado consegue manter esses temperamentos equilibrados.

Todas as nadis do corpo se originam no períneo em forma de um ovo (kanda).

Todos os sistemas místicos hindus são radicais sobre a importância de manter-se esses canais energéticos absolutamente purificados.

No capítulo Angas do maithuna trataremos dessa autopurificação, principalmente com alimentação.

DEFINIÇÃO PARA ESTUDO

  • Sushumna: nadi principal por onde Kundalinî sobe. Está relacionada à medula espinhal.

  • Ida: canal esquerdo transportador das correntes lunares, natureza feminina visual e emocional, produção de vida, energia materna, respiração esquerda que proporciona estabilidade para a vida. A narina esquerda é aberta durante o dia, equilibra a energia solar criando um equilíbrio para si, tornando-nos mais rela­xados e mais alertas mentalmente.

  • Píngala: canal direito, transporta correntes solares, natureza masculina, depósito de energia destrutiva, também purificador. A narina do lado direito é de natureza elétrica masculina, verbal e racional. Torna o corpo físico mais dinâmico (eficiente e ativo durante horas noturnas, aumentando a saúde). Quando um ca­sal tem um orgasmo, sem repressão e com consciência, algumas vezes elevam a Kundalinî, nutrindo todos os Chakras por meio de Ida e Píngala.


SWADHISTHANA CHAKRA

Significado do nome: Lugar-morada do ser ou o "fundamento de si próprio".

Nome em Português: Chakra Esplênico Umbilical.

Localização: Localizado na lombar e abaixo do umbigo no nível do púbis, está relacionado com as glândulas supra-renais, regendo a coluna vertebral e os rins. As supra-renais são constituídas por uma medula interna, coberta por um extrato chamado córtex e são responsáveis pela produção de adrenalina. Rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga. As energias como a paixão, a expansão, sensualidade e a criatividade são manifestadas por este Chakra.

Aspectos a serem compreendidos: Poder de seduzir e atrair, criatividade e relacionamento.

Cor: Laranja - tonifica; é uma cor acolhedora e estimula a alegria. É uma cor social que traz otimismo, expansividade e equilíbrio emocional. Traz confiança, automotivação e senso de comunidade (auxilia a sair do choque). Azul ou verde para sedar.

Mantra: VAM (concentrando-se abaixo do umbigo).

Elemento: Água - forma circular - três quartos da Terra são cobertos de água, três quartos do peso de uma pessoa são de água - a essência da vida. Os sons da água ampliam a vibração desse chakra, permitindo um fluxo sem obstruções.

Fase da vida: de 8 a 14 anos.

Funções: Energia de criatividade, purificação e impulso emocional; é o centro da procriação, manifesta-se sexualmente, mas sob o aspecto de sensação e prazer; fantasias e desejos sexuais. Neste Chakra inicia-se a expansão da personalidade.


MANIPURA CHAKRA

Significado do nome: Cidade das Gemas ou Cidade das pedras preciosas.

Nome em Português: Chakra Plexo Solar.

Localização: Um pouco acima do umbigo. Rege o pâncreas, glândula que possui função exócrina e endócrina e que secreta o suco pancreático, cujas enzimas ajudam a digestão das proteínas, carboidratos e gorduras. A parte endócrina da glândula é formada por pequenos grupos de células chamadas ilhotas de langerhan, produtoras da insulina, que possuem um papel importante no controle do metabolismo da glicose. a área de influência deste Chakra é o sistema digestivo: estômago, fígado e a vesícula biliar, além do sistema nervoso.

Aspetos a serem compreendidos: Escolhas, dentro do possível, do que você quer. Individualidade, poder pessoal, como você se vê, sua identidade no mundo.

Cor: Amarelo dourado para tonificar. É ativador dos nervos motores, exercendo influência no sistema nervoso. Estimula a bílis e possui ação vermífuga, diminui a função do baço, porém estimula a função do pâncreas, fígado e vesícula biliar. Fortalece as articulações, o sistema digestivo e linfático. É regenerador dos tecidos, acelerando o processo de cicatrização. Estimula a função peristáltica e o raciocínio lógico. Violeta, azul ou verde para sedar.

Mantra: RAM - o principal ponto de concentração durante a produção deste som é o umbigo. Traz longevidade.

Elemento: Fogo, auxilia a digestão e a absorção do alimento fornecendo a energia vital.

Fase da Vida: De 14 a 21 anos.

Funções: Desenvolvimento do ego e da identidade individual; impulso de liderança; praticidade; trabalho.


ANAHATA CHAKRA

Significado do nome: "Intocado" ou "Som não produzido" (batidas do coração).

Nome em português: Chakra Cardíaco.

Localização: Situa-se na região do tórax e está conectado com a glândula timo, responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. É o Chakra do coração, centro energético do amor.

A elevação das energias do Chakra do plexo solar até o coração acontece em indivíduos que estão desenvolvendo a capacidade de pensar e atuar em termos de coletividade.

Aspectos a serem compreendidos: amor, compaixão, perdão, verdade e gratidão.

Cor: Rosa, estimula o amor incondicional e verde é relaxante do sistema nervoso. A cor violeta seda esse centro.

Mantra: YAM - a concentração deverá estar centralizada no coração, desfazendo qualquer bloqueio na região cardíaca, proporcionando controle sobre o prana e a respiração.

Elemento: Ar, auxilia o funcionamento dos pulmões e do coração.

Fases da vida: 21 a 28 anos.

Funções: Intermedia os Chakras superiores e inferiores; impulso de se ligar à verdade, ao amor; reequilíbrio; altruísmo; compaixão. Este Chakra se expande em todas as direções e dimensões, como uma estrela de seis pontas.


VISHUDDHA CHAKRA

Significado do nome: Puro ou "Centro da Pureza".

Nome em português: Chakra Laríngeo.

Localização: Sobre a garganta, comunica-se com a glândula tireóide que está relacionada ao crescimento e aos processos oxidativos, e com as paratireóides que controlam o metabolismo do cálcio. Este Chakra governa pulmões, brônquios e voz. Está ligado à inspiração, à comunicação e à expressão com o mundo.

Aspectos a serem compreendidos: Comunicação interna e externa - esclarecimento que conduz ao estado divino, consciência e crenças (no que você acredita e se apega).

Cor: Azul, atua como tranqüilizante na aura e regenerador celular. Traz quietude e paz mental, estimula a busca da verdade, a inspiração, a criatividade, a compreensão, a fé (confiança na existência) e está associada à gentileza, ao contentamento, à paciência e à serenidade. Turquesa, estimula a comunicação em público. Para tonificar, laranja e violeta.

Mantra: Ham - concentra-se na garganta.

Elemento: Ar, mas num sentido mais sutil, associado ao som. Fases da vida: 28 a 35 anos.

Funções: Autoconhecimento; felicidade. Segundo o Satchakra Virupana, "quem alcança o conhecimento mediante a concentração constante da consciência neste loto, converte-se num grande sábio e encontra a paz. O indivíduo se eleva e se purifica de todos os carmas; morre-se para o passado e nasce-se novamente para a realização da unidade"

AJNÃ CHAKRA

Significado do nome: Autoridade, poder, comando intuitivo.

Nome em Português: Chakra do 3° olho ou frontal.

Localização: Entre as sobrancelhas, relaciona-se com a glândula pituitária.
Aspectos a serem compreendidos: Intuição e a consciência. Capacidade de se observar sem julgamento.

Cor: Dourado para concentração falta de memória e confiança. Violeta, tranqüilizante, calmante e purificador. Clareia e limpa a corrente psíquica do corpo e da mente, afastando problemas de obsessão mental e psicose.

Mantra: OM.

Elemento: Presença de todos os cinco elementos, com três gunas que são manas (mente), buddhi (intelecto), Ahankara e chitta (o ato de ser - o ser).

Fases da vida: 35 a 42 anos.

Funções: Austeridade; intuição; serenidade. É o chakra sede da Faculdade do Conhecimento: Buddhi: (conhecimento intuicional), Ahankara (eu), Indriyas (sentidos) e Manas (mente). É representado por um triângulo branco simbolizando a yoni e, no meio, um lingan (órgão masculino). No centro do Chakra está o yantra do som Om, o melhor objeto de meditação.

Meditando nesse centro, o praticante W a luz'; como uma chama incandescente. Fulgurante como o Sol matutino, claramente brilhante, reluz entre o 'Céu e a Terra'” Satchakra Nirupana.

SAHASRARA CHAKRA

Significado do nome: Chakra das Mil Pétalas.

Nome em português: Chakra Coronário.

Localização: No topo da cabeça. E o portal da espiritualidade, do reconhecimento da existência de Deus em nós, no outro e em todo o universo.
Aspectos a serem compreendidos: Iluminação.

Mantra: SHAM.

Elemento: Todos os elementos, inclusive o éter, em suas forças mais sutis.

Funções: Iluminação; espiritualidade plena; transcendência; manifestação do Divino. Segundo o Satchakra Nirupana: "O Lotus das mil pétalas é o mais brilhante e mais branco que a lua cheia, tem a sua cabeça apontada para baixo. Ele encanta. Seus filamentos estão coloridos pelas nuanças do Sol jovem. Seu corpo é luminoso, é aqui o objetivo final de Kundalinî após ativar os outros Chakras. O indivíduo que atinge a consciência do sétimo chakra realiza os planos da irradiação (torna-se iluminado como o Sol), das vibrações primordiais, da supremacia sobre o prana, do intelecto positivo, da felicidade, da indolência".

Fonte: texto de Otávio Leal da Humauniversidade

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dicas Práticas_ Muito além de brechó

Só o passeio já vale a pena. Em um pequeno núcleo do lado menos agitado da Granja Viana, em Cotia, placas colocadas em postes e árvores vão indicando o caminho para o Estúdio Glória, uma propriedade em meio a algumas chácaras, em uma rua estreita de terra batida. Nos dias de semana tudo lá é bastante sossegado, mas aos sábados e domingos o lugar ganha movimento com os visitantes em busca dos móveis, luminárias e objetos restaurados pela designer de interiores e cenógrafa Karina Arruda. De quebra, pode-se almoçar no restaurante simples – com comida idem – e descansar nas redes espalhadas entre as árvores.



No Estúdio Glória, peças de segunda mão ganham caráter especial com repaginação feita por Karina Arruda.

Reportagem: Marisa Vieira da costa
Produção: Ângela Caçapava
Revista Casa | O Estado de São Paulo
04 de Julho de 2010

Imagens: Blog Estúdio Glória




Na casa espaçosa que abriga o showroom, a família de Karina passava os fins de semana na década de 70. Depois, virou depósito dos móveis que a designer ia garimpando aqui e ali. “Em 2009, com o negócio dando certo, eu e meu marido resolvemos reformar a casa e nos mudamos para cá”, conta ela.

Nas várias salas de pé-direito alto e com uma iluminação natural esplêndida vinda dos janelões de vidro, dezenas de vasos de samambaias pendem das vigas aparentes. Espalhados pelos diversos ambientes, poltronas, sofás, mesas e armários de cozinha, guarda-roupas, cadeiras, bufês, fogão, geladeira. E também liquidificador, batedeira de bolo, luminárias, pequenos oratórios, jogos de xícaras, quadros. Pode aparecer um brechó, mas não é. Quase tudo o que tem por lá foi criando nos anos 50, 60, 70 e cuidadosamente restaurado. Não há peças riscadas e os tecidos dos revestimentos (alguns importados) são escolhidos por Karina.


Garimpo. “Faço um trabalho minucioso de garimpagem. Visito bazares beneficentes, percorro cidades do interior, recebo e-mails de pessoas”, diz Karina, formada em moda e design e que sempre teve o hábito de reformar móveis para sua casa e a de amigos. E com uma peculiaridade: o uso de muita cor. “Não tenho medo do vermelho, do roxo e do amarelo. É por isso que não me interesso por móveis de antiquário”.


A idéia de ampliar o trabalho e divulgar o estúdio – que se chama Gloria porque ela gosta de nomes antigos e também porque remete a coisas gloriosas – veio quando a casa da Granja Viana começou a ficar atulhada. “Bolei um bazar de dois meses. Vendi as mais de 300 peças que tinha e as pessoas queriam mais. Recomecei o trabalho de garimpagem e, depois de seis meses, fiz uma outra venda”.

No ano passado, Karina optou por deixar outros trabalho de lado e dedicar-se somente ao estúdio. “Adoro o verde e o sossego daqui, mas ir diariamente para São Paulo está ficando cansativo. Em breve vamos manter um apartamento lá e vir para cá nos fins de semana”, adiante.

Afinal, é na cidade que está o pessoal que faz a restauração dos móveis sob a orientação de Karina: tapeceiros, laqueadores, marceneiros, pintores de serralheria. “É gente da minha confiança. Não damos um ‘tapinha’ nas peças. Refazemos os revestimentos dos armários por dentro e por fora, trocamos dobradiças, restauramos puxadores. Os estofados ganham espuma, cintas e molas novas”, explica.


A designer diz que seu trabalho exige muita pesquisa, que vai desde ler livros a assistir a filmes e seriados de época. “Vejo ‘Jeannie é um Gênio’, por exemplo, e presto atenção nos móveis da época, nas cores que eram usadas. Quando reformo um sofá ou uma poltrona, misturo cores, padronagens e texturas. Uso seda com tear manual e veludo, listrados com estampados”.

Por isso, casa peça é única no Estúdio Gloria. Na coleção de inverno, karina optou por revestimentos mais quentes, como veludo, pele de vaca e adamascados. E muito marrom, preto e roxo, que aparecem nos sofás, poltronas e almofadas. “Mas, de repente, pinta um clima romântico e faço uma cadeira rosa”, brinca.

Certa de que seu trabalho também tem um lado ecológico – “tiro o lixo da rua, reciclo e valorizo o artesão” - , Karina vai começar a fazer bulas para cada uma das suas peças. “Vão estar lá a origem, a história do móvel, o material original e a maneira como ele foi restaurado”.

Ela também revende objetos de seis artistas conhecidos seus que têm tudo a ver com o espírito do Estúdio Gloria, entre eles o professor de esoterismo Luiz Neto, que cria pequenos altares. Mística, a designer faz defumações constantes na casa. “Muita coisa pode vir com energia negativa e meu trabalho inclui também esse tipo de limpeza”.


Sofá Ameba anos 50 em patchwork

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Organização de Jóias e Bijuterias



Não deixe anéis, pulseiras, correntes, brincos e pingentes guardados em saquinhos ou caixinhas na gaveta, não vai usar nem metade do que tem e as combinações serão pouco criativas.

Invista em uma caixa de jóias grande, daquelas que você deixa sobre a cômoda ou criado mudo. Seja qual for o formato, caixa, maleta ou mini-gaveteiro, o importante é que tenha muitas divisórias para manter separados brincos, anéis, pingentes, broches, correntes, colares e pulseiras. Se sua caixa tiver gavetinhas, separe os relógios em gaveta separada. É bom também que tenha ganchos, na parte interna da tampa ou nas laterais, para pendurar colares e correntes, assim não se enrolam em nós que nunca desatam. Opte pelas versões com fechadura, assim você pode trancar quando quiser.

Sabemos que para jóias e bijus não ficarem escurecidas, principalmente as de prata, é melhor colocar em caixas plásticas. Existem aquelas com diversas divisórias, como uma colméia, feitas para guardar pregos, parafusos, botões etc. É uma boa opção – possuem vários tamanhos e tem um bom preço.

Quando for comprar sua caixa de jóias e bijus, compre também aquelas flanelinhas especiais, as flanelinhas mágicas, super práticas, que já vêm com o produto para limpar metais. Elas contribuem bastante para a conservação da peça e proporcionam um brilho de coisa nova em metais e pedras.

Organizando suas jóias e bijus e facilitando a sua visualização, você terá muito mais idéias de como combiná-las com o seu visual.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Interessante, não?!?_Potes de Tetris


Você imagina as pecinhas coloridas enfeitando sua mesa de centro, ou então, sua sala?!?

Feitas em cerâmica, podem servir como vasos para plantas, porta coisas, ou simplesmente enfeite.

Produzidas pela Designer francesa de Produto Stéphanie Choplin, a ideia veio num experimento em um curso, na Estonian Academy of Arts.

Fonte: Kick Style e Behance Network

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pense Nisso...A hora do rush em Utrecht


Utrecht, capital da província holandesa homônima é assim durante a hora do rush. Um mar de bicicletas e muito transporte público. Vale a pena ouvir o silêncio e ver a harmonia do trânsito. Vale a pena pensar os caminhos que levaram a cidade a ser o que é hoje.

A Holanda do século XXI é um modelo mundial de mobilidade urbana. A participação das bicicletas é de aproximandamente 30% das viagens em todas as cidades do país. Ser um país pequeno com cidades médias certamente facilitou a implementação de uma política cicloviária que rendeu frutos e tornou-se exemplo mundo afora.

No entanto, a realidade de hoje não é fruto do acaso ou de intervenção divina, foram uma opção política construída desde os anos 1970, depois da crise do petróleo. Os reflexos macroeconomicos são claros, uma menor dependência energética holandesa possibilitou ao país construir um horizonte melhor para os seus habitantes, sem ter de mobilizar tantos recursos financeiros para queimar combustíveis fósseis.

Por conta do círculo virtuoso que a bicicleta é capaz de colocar em movimento, os holandeses não sofrem com epidemia mundial de obesidade e puderam manter suas cidades dentro da escala humana.

Fonte: Blog Transporte Ativo

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Feng-Shui_Mantras_2/2

[Origem]

Certos sons produzem diferentes conjuntos de vibrações no éter. Alguns destes, de freqüências baixas produzem reações e formam partículas de matéria, dando origem a formação de elementos. Como o microcosmo é a representação do macrocosmo, desvendando-se os segredos do micro pode-se conhecer os do macro.

Se nós fecharmos nossos olhos e tentarmos concentrar-nos ao nosso redor, o que sentimos? Todo tipo de poluição sonora. Dirigimos-nos a um local ermo, tranqüilo. Suponhamos no mato, lá também nós ouvimos o canto dos passarinhos, das cascatas, a dança das folhas das árvores ao ritmo do vento, etc. Parece quase impossível escapar do som externo.

Mas, fechando-nos num quarto a prova de som, e continuando a nossa experiência, depois de certa concentração, poderemos ouvir gradualmente a nossa respiração, o som do sangue fluindo nas veias, nas artérias, e o som do sistema nervoso.

Milhares de anos atrás os sábios e os yogis meditavam nas cavernas onde reinava o silencio absoluto. Retrairam suas mentes dos sons do corpo físico, focalizando-as nos centros de energia sutil, que chamamos de sete chakras. Estes sábios ouviram 50 diferentes vibrações dos 7 chakras e traduziram-nas através das cordas vocais, em 50 letras, dando origem ao alfabeto da língua Sânscrito.

O som de cada letra tem certa energia que ajuda controlar a performance (rendimento e atividade) dos determinados centros energéticos chamados de Chakras.

Cada uma destas 50 letras do alfabeto representa um

Rudra

- o aspecto masculino da transmutação ou transformação.

Shaktirúp

- o aspecto feminino da transmutação ou transformação.

Vishnu

- o aspecto masculino da proteção e preservação.

Shakti

- o aspecto feminino da proteção e preservação.

Rishi

- o nome do sábio que está associado a letra e suas qualidades.

Chanda

- o contexto musical que o alfabeto representa.

Bija

- semente (como a semente de manga contém uma árvore de manga, assim, as letras contêm em si a entidade que representam, como a letra "ga" é semente do Ganesh ou Ganpati).

Para manter o nosso corpo físico nós dependemos basicamente dos cinco elementos, mas para os outros revestimentos, que nos colocam em posição diferenciada aos outros reinos (animais e vegetais), nós precisamos de energias mais sutis que provem do cosmo. Estas energias estão sempre a nossa disposição mas o seu proveito depende da capacidade de nossa antena, sintonização e processamento. Os centros de controle e processamento que estão no nosso corpo sutil são chamados de Chakras.

Cada aspecto ou manifestação do brahman seja grosseira ou sutil, física ou abstrata tem a sua própria vibração. Os rishis personificaram estas vibrações em deuses e deusas. Por ex.: Brahma, Vishnu, Shiva, Fogo, Terra, Ar, Água, Ganapati, Kártikeya, Laxmí, Kalí, Durgá etc., e combinaram as letras produzindo palavras que têm poder de invocar estas entidades, e estão em total harmonia com a energia que a entidade correspondente representa.

Este conjunto de palavras chama-se MANTRA.

A emissão do som pelo homem tem quatro estágios – para, pashyanti, madhyama e vaikhari. Nos primeiros três estágios o som não é audível e o processo começa no primeiro chakra – básico. No terceiro estágio o som chega ao quarto chakra – coração, aonde o som está quase formado e no último estágio, o som é ouvido através do Quinto chakra – Laríngeo. Na Índia o Jaimuni foi primeiro a anunciar que o som é eterno e é a matriz da toda criação. O som no estado latente já existiu antes da vibração. Assim, não existe vácuo no universo tudo esta preenchido por este som estático. As propriedades do som mudam conforme a freqüência, amplitude, entonação, volume, harmonia, pronuncia, ritmo etc. A energia do som deve ser organizada e canalizada para produzir certos resultados e isto é feito através dos mantras.

Os mantras são baseados na combinação certa de letras e quando cantados de maneira especifica produzem certos efeitos no nosso organismo, não só no plano físico, mas também no plano mental e espiritual. As letras do mantra são representações das seqüências definidas do som que, para produzir o efeito desejado, devem ser pronunciadas corretamente e seguindo as regras da música – o sur (escala) e ritmo.

Ao pronunciar os mantras, certas vibrações sonoras são geradas e com a prática contínua criam o poder de trazer as energias da respectiva divindade dentro da pessoa. Quando a divindade é realizada ou é atingido o domínio sobre o mantra, o praticante recebe o poder que supostamente reside na divindade.

Para cada mantra existe um rishi (criador) e um Deus (entidade).

A palavra mantra significa: fórmula sagrada. Literalmente Man em sânscrito quer dizer mente (o revestimento da mente), em sentido amplo e Tra significa disciplinar, então, mantra seria disciplinar a mente.

Os mantras não são fórmulas mágicas nem meras sentenças com ou sem lógica. Eles ligam de maneira muito especial, os aspectos subjetivo e objetivo da realidade. Segue um exemplo para ilustrar esta função:

O rei insiste com o ministro chefe, que é avançado espiritualmente e recita mantras, para ensinar a ele o seu mantra. O ministro hesita e nega, mas o rei insiste. O ministro ordena ao guarda-costas a prender o rei. Depois de várias tentativas, sem resultado, o rei se aborrece e ordena prender o ministro. No momento seguinte, o ministro preso dá risada e explica ao rei que nos dois casos, a ordem era a mesma e quem recebeu também mas, somente em um caso, foi cumprida. Em relação ao mantra, o resultado depende do preparo espiritual de quem o recita.

As palavras e sílabas não têm só o som, mas também têm significados que não são tão aparentes para os que ouvem só o som. As palavras dos mantras recitadas corretamente tornam-se entidades vivas e transcendem o plano mental quando é compreendida a mensagem e a vibração delas.

As mesmas palavras ou sílabas podem ter significados diferentes, dependendo do contexto do mantra ou entidade.

Cada entidade tem vários aspectos, por ex.: Shiva e Vishnu tem 1000 nomes diferentes representando cada aspecto. Shiva tem conotação básica de destruição e transmutação. A destruição se torna necessária nos vários casos, desde o plano físico até no mais elevado plano espiritual, desde afastar a morte ou doenças, até a destruição de certas emoções, que são obstáculos na evolução espiritual, nestes casos ele passa a ser Rudra ou Shankar. O Vishnu tem conotação de bem estar e felicidade, mas ele manifestou-se como Rama e Krishna, para aniquilar o Ravana e Kouravas que eram representantes do mal.

Assim, mesmo as outras entidades como Durga, Ganesh, Mahakali, Shakti também têm 1000 aspectos e tantos mantras. Principalmente 40 aspectos de cada entidade são mais adorados. O mantra é selecionado baseado no objetivo e sincronicidade entre entidade, mantra e a pessoa. Para qualquer objetivo que a mente humana possa imaginar, existe um mantra próprio.

A idéia básica para trabalhar com mantras é que certos sons, quando articulados produzem efeitos no Akasha, que por sua vez colocam a fonte em comunicação com planos superiores. Quanto maior a articulação, melhor será a qualidade da comunicação. A natureza deste efeito pode ser não explicada pelo atual conhecimento da física mas existe uma relação entre o som e seu efeito no Akasha. Estes sons são conhecidos como as letras do alfabeto sânscrito e os mantras são compostos por estas letras. Como representam diferentes aspectos da energia cósmica, não são destituídos de poder, por isso antes de invocar uma força particular deve-se compreender muito bem a natureza desta força.

[Finalidade e Uso]

Os Sábios dizem que:

existe sofrimento;

existem causas de sofrimento e

existem caminhos e métodos de evitar os sofrimentos.

Todos os nossos atos são impulsionados nas profundezas das nossas mentes. Quando nossa mente não vibra em sintonia com o macrocosmo, do qual nós somos a micro partícula, vibramos de maneira egocêntrica e individual. E o resultado é sofrimento e dor.

Para simplificar, dividimos a mente em duas partes : consciente e inconsciente. A mente inconsciente é responsável pela maioría dos nossos atos. Nós não agimos, nós geralmente reagimos. Os dispositivos e meios para se viver razoavelmente com conforto têm limites bastante modestos, como uma casa, uma conta bancária, um emprego, um carro, etc., mas a necessidade de extrapolar estes meios está relacionada em proporção direta ao grau com que respondemos aos impulsos da sociedade. Reagimos aos impulsos do meio ambiente, sociedade, etc., onde vivemos. Quando não alcançamos as expectativas sofremos por causa do apego que temos para com os resultados dos nossos atos. Estas frustrações geram desvios psíquicos dando origem a todos os tipos de sofrimentos.

O único caminho para evitar a dor é ampliar a consciência. Seja através da psicanálise, astrologia, meditação ou qualquer outro método.

A prática do mantras é o meio de ampliar a consciência a fim de restabelecer o sincronismo entre o microcosmo e o macrocosmo. Como uma perdida gota d'água que se encontra com o oceano e adquire o potencial e o poder do oceano, o ser humano se funde ao onipotente e torna-se também onipotente.

Este processo, dependendo da evolução espiritual de cada um, pode durar anos ou vidas. Mas cada passo dado na direção certa proporciona ampliação da consciência e obviamente poderes sobrenaturais.

Mantra é a representação energética ou sonora da entidade. O Mantra, Yantra e Tantra são complementos um do outro e todos juntos formam um meio de estabelecer a sincronização com uma entidade divina. O yantra é a imagem pictorial da entidade e o tantra é a conduta e disciplina que se deve seguir.

Mantra é uma forma muito sutil de representação da divindade, é uma percepção, um conhecimento que não pode ser expresso em palavras, mas o yantra tem som, tato e forma. Um yantra consagrado tem vibrações, se não está dentro do alcance dos nossos ouvidos, é indiferente. Um yantra sempre emite energia como uma imagem de uma deidade. Uma oração simbólica ou sem emissão de som também tem efeito.

Estes são praticados para receber o auxílio divino de qualquer natureza, seja de ordem física, espiritual, material ou psíquica.

SHRI YANTRA

"Tan" em sânscrito significa corpo que é derivado dos cinco elementos, e "tra" significa dominar, então o tantra seria dominar o corpo e extensivamente domínio sobre os cinco elementos.

Uma explanação mais detalhada sobre yantra e tantra está fora do alcance do propósito desta obra.

[Características]

1. Quanto á quantidade de letras

· mantras com uma letra chamam-se Pind]a. Ex: TA, VA, MA

· com duas letras Kartari. Ex: YAM, RAM, LAM

· com três a nove letras Bíj mantra. Ex: STRIM, HROM, KLIM

· dez a vinte letras Mantra. Ex: OM NAMO HARI MARKAT MARKATAYA SWAHA

· mais de vinte letras Mala mantra. Ex: Trayambak Mantra

Om trayambakam yajamahe sugandhim pushtivardhanam
urvarukmiva bandhanan mrityormuxiya mamritat

(Rigveda 7/59/22 - Yajurveda 3/60)

Venero o Lord Shiva aquele que tem três olhos e é o senhor de todos os sentidos e sustenta o todo. Ele me concede a imortalidade, liberando-me da morte como o maduro pepino é destacado do seu talo.

2. Quanto ao gênero

Os mantras que terminam com:

  • VASHAT ou FAT são masculinos
  • VOUSHAT OU SWÁHÁ são femininos
  • NAMAH são neutros

Em geral os mantras masculinos são usados para ampliar a consciência, estabelecer a paz e harmonia, atrair as pessoas: os femininos para adoração, resolução de problemas familiares e mundanos e os neutros para proteção, vingança, etc. Mas esta é uma regra geral que muda conforme a entidade e o propósito em questão.

A escolha de um tipo de mantra também depende da finalidade, idade e outras correspondências.

3. Quanto aos Pranavas

- Om é recomendado para adorações de Vishnu, HRIM para Shiva e para deuses como o Sol, Indra, etc.; KLIM para Shakti e SHRIM para Laxmi e Ganesh.

- Salvo casos especiais, não deve ser colocado dois NAMAH ou SWÁHÁ num Mantra. Mas pode ser colocado mais do que um Pranava.

4. Quanto ao uso do nome

Para certas finalidades como para atrair pessoas, vingança, deixar a pessoa agitada ou calma, para eliminar o efeito dos planetas adversos, etc., é usado o nome da pessoa. Existem seis diferentes posições de se colocar o nome no mantra, conforme a finalidade de uso.

5. Quanto ao temperamento

Conforme a ocorrência de maioridade das sílabas os mantras são divididos em três categorias:

  • Quente : a, á, i, í, e, é, ka, cha, ta, pa, ya, sha, kha, tha, fa ra etc.
  • Frio : u, ú, ga, ja, da, ba, la, ri, ó, dha, gha, bha, va, ma etc.
  • Morno : lri, xa, ang, yan, na, ana, ma, sh, sa, ha etc.

Deve-se praticar o mantra quente quando está funcionando o surya nadi (respiração através da narina direta); no chandra nadi (narina esquerda) o mantra frio e na Sushumna nadi (as duas narinas) o mantra morno. Pode-se mudar a categoria de um mantra adicionando os prefixos NAMAH ou FAT.

[Mantras genéricos e pessoais]

Existem diversos mantras de cada entidade como Ganesh, Shiva, Laxmi, etc. Um mantra pode ser coletivo ou pessoal, a diferença existe em PRANPRATISHTHA ou consagração, como um templo é coletivo e o altar da sua casa é pessoal. Como um guarda pessoal oferece melhor proteção do que um guarda para a vila inteira assim, um mantra pessoal oferece melhores resultados. O mantra pessoal serve exclusivamente à pessoa para quem foi indicado e para o propósito específico dele.

As imagens dos deuses que nós vemos nos templos geralmente são feitas de pedra, somente depois da consagração é que essas pedras moldadas, passam a ter os poderes da entidade.

Assim também, um Mantra não passa de um simples conjunto de palavras ou um Yantra de uma placa de cobre. Eles começam a ter poderes somente após a consagração.

Um mantra coletivo ou genérico como GÁYATRI, MAHÁ MRATYUNJAYA, OM NAMAH SHIVÁYA já são consagrados e estão prontos para praticar. Mas os mantras pessoais necessitam de consagração que pode ser feita pela própria pessoa ou por um especialista no assunto. Por experiência, estes mantras pessoais dão resultados rápidos.

A escolha de um mantra próprio e pessoal envolve vários fatores como disposição psíquica e astrológica da pessoa, que é feita através de sinastria entre o mantra e a pessoa. Somente um mantra corretamente escolhido pode proporcionar o efeito desejado.

Os principais tópicos para sinastria são os seguintes:

a. Kulakul Chakra: verificação da origem da entidade e a pessoa.

b. Rashi Chakra: correspondência entre o signo do mantra e a pessoa.

c. Naxatra Chakra: a posição da lua (na constelação) na hora do nascimento.

d. Akadam Chakra e Akthah Chakra: determinam até que grau pode ser esperado ou alcançado o sucesso com a prática.

e. Rini Dhani Chakra: determina o tempo para sucesso.

Obs: todos os cálculos devem ser feito conforme a astrologia indiana. As posições planetárias e as casas têm uma diferença de aproximadamente 22 graus

Para os seguintes tipos de mantras não é necessário fazer a sinastria:

a. Mantras com cinco e oito letras.

b. Mantras recebidos no sonho.

c. Mantras recebidos através de praticante do sexo feminino.

d. Mala mantra.


[Prática dos Mantras]

MANTRA SIDDHI

A tentativa de incorporar as qualidades, poderes e a benção do mantra na vida, nos atos, nos pensamentos e na consciência é o mantra siddhí, que vagamente pode ser traduzido como poder ou domínio do mantra.

MANTRA JAPA

É a técnica de empenhar e concentrar a mente totalmente na repetição do mantra. Depois de certo treinamento a mente se fixa num único objetivo.

Os mantras podem ser cantados em qualquer situação mas para receber a energia deles na sua forma e projeção mais pura possível, deve-se obedecer certa disciplina em relação ao local, maneira, comportamento, alimentação etc.

Depois da escolha vem o SANKALP, a decisão de praticar o mantra. Também deve-se decidir quantas vezes e com qual freqüência o mantra vai ser recitado. A hora de começo da prática deve obedecer certas regras astrológicas para evitar as posições planetárias desfavoráveis, particularmente sol e lua em certas constelações e principalmente deve ser considerado o seguinte:

1. Mas - Mês

2. Paksha - Fase da lua

3. Tithi - Posição da lua em relação ao sol

4. Var - Dia da semana

5. Constelação - Posição da lua nas constelações

6. Lagna - Ascendente

[Pronúncia]

É muito importante a pronúncia correta. Se se chamar o Carlos de Cláudio ele nunca lhe atenderá; pior ainda se fizer uma ligação a cobrar, chamando o Raimundo de Ramiro, terá uma resposta seca – "não tem ninguém com esse nome aqui". Nos mantras, o poder consiste em vibração sonora por isso a pronúncia é de extrema importância. Muitos mantras dão resultados negativos quando não são pronunciados corretamente, porque num mantra, o mais importante é a vibração sonora.

[O significado do Mantra]

Todas as palavras que nós pronunciamos têm uma forma ou sentido, quando dissemos árvore sabemos a forma e o significado. Não conhecendo a forma ou significado de um mantra não adiantaria a repetição.

[O local]

Deve ser um local calmo, sem barulho, dentro de um templo, na beira de um rio ou mar, em cima da montanha ou uma caverna. Estes são os locais mais indicados mas em casa, um quarto decorado adequadamente com um pequeno altar com as imagens dos deuses, serve ao propósito. É recomendável o uso de incenso para purificar o ambiente.

[O assento]

Deve-se evitar o contato direto com a terra sentando-se em cima da pedra, de um tapete de madeira ou de bambu. Os mais indicados são os de pele de animal, especialmente veado e tigre, lã natural, seda amarela ou branca. O tapete de algodão é especialmente indicado para mantras de atração.

[ASAN (postura)]

No mantra yoga são usadas 32 asanas, os mais indicados são:

1. Sukhasan.

2. Samasan.

3. Siddhasan.

4. Padmasan.

5. Swsticasan.

A espinha dorsal deve ficar reta para deixar fluir a energia do prana livremente.

[Alimentação]

Os hindus geralmente não consomem nenhum produto que envolve a matança dos animais seja por razões sócio - econômicas, religiosas ou emocionais. Na pratica do mantra, qualquer violência direta ou indireta é proibida. Deve-se comer o mínimo possível e deve-se evitar a prática logo após das refeições.

[VINIYOG (apropriação)]

Deve ser feito através de VINIYOG MANTRA a apropriação do mantra para a pessoa que vai praticar. Geralmente todos mantras tem um viniyog mantra.

[DHYAN MANTRA]

A prática consiste em recitar o DHYAN MANTRA, a concentração. Depois, o próprio mantra deve ser finalizado por uma oração ou ártí, A repetição do mantra gera imensa energia psíquica que exige profunda concentração, dando a habilidade para dirigir esta energia na direção correta, geralmente, o alvo consiste em acordar a kundalini.

Depois o próprio mantra deve ser finalizado por uma oração ou árti.

ÁSANA - POSTURA

Chamado também de Guptásan ou Samasan. Sentar com as pernas cruzadas, colocando a planta do pé esquerdo na região púbica, encostando o calcanhar no chão. Coloque o pé direito sobre a perna esquerda de maneira que os calcanhares fiquem alinhados. Os braços devem ficar estendidos, o corpo ereto e a cabeça erguida. A ponta do dedo indicador encosta-se no dedão e os demais ficam estendidos.
O calcanhar do pé direito deve estar na região púbica e o esquerdo na região ilíaca. Os joelhos devem encostar o chão e a coluna e a cabeça, eretas. Os braços devem ficar estendidos, a ponta do dedo indicador encosta-se no dedão e os demais ficam estendidos.
O pé direito fica sobre a coxa esquerda e o pé esquerdo fica sobre a coxa direita. Os calcanhares situam-se de forma que fiquem encostados na barriga um de cada lado do umbigo. Corpo ereto e cabeça erguida. Os braços e mãos podem ficar como nas posturas anteriores ou como indica a figura. Esta postura também pode ser chamada de Kamlásan (postura Lotus) devido a posição das pernas que se assemelha com uma flor de Lotus.


[Um mantra pessoal]

Siddha Laxmi Mantra Consagrado e apropriado para Narayana Swami

MANTRA


OM SHRIM HRIM KLIM SHRI SIDDHA LAKSAMAYAI NAMAH

SIGNIFICADO

OM - Ver texto

SHRIM, HRIM, KLIM - Ver texto

SHRI SIDDHA LAKSAMAYAI NAMAH - Oração à deusa Laxmi.

Bij Mantra (Mantra semente) - Shrim.

Entidade - Deusa Laxmí.

Rishi - Hiranyagarbha.

Chanda ( escala métrica) - Anushtúp Chanda.

DISCIPLINA

Assento - de cor amarela - tapete ou pano grosso de lã natural, seda ou algodão.

Asana(postura) - Sukhasan.

Incenso recomendado - suave preferivelmente de rosa.

Roupa - Mínimo possível, preferivelmente um pano de cor rosa, amarela ou branca. Lavar estas roupas com as própria mãos.

Inicio - Quinta feira - data, ou data

Horário - entre 4:00 hs e 9:00 hs. Ou entre 18:00 hs e 22: 00 hs.

Direção - de manhã leste, à noite oeste.

Alimentação - Nas segundas somente vegetariana.

OBSERVAÇÃO

1. Mantra siddhi ( o domínio sobre o mantra) se completa após recitar o mantra 108 x 926 vezes. Uma vez, recitando o mantra conforme o ritual da prática acima, pode-se recitar somente o mantra durante o dia para totalizar esta quantidade. Depois providenciar o ritual do Mantra Siddhi junto com o Guru.

Depois disto, qualquer hora, só recitando o mantra terá ajuda da entidade.

2. Não revelar o mantra para ninguém. Este segredo deve ser mantido entre a entidade, o Guru e você.

3. Durante os primeiros dias vão surgir obstáculos para continuar a prática, não deve se intimidar.

4. Muitas vezes, as dúvidas em relação aos objetivos são esclarecidas durante os sonhos. Anotar os sonhos e analisar posteriormente.

PRÁTICA

Acender uma vela.

Acender o incenso.

Colocar Prasad - uma fruta ou doce ou iogurte com açúcar.

Colocar o Yantra na posição indicada.

Viniyoga Mantra (Apropriação)

Om asya Shrí Siddha Laxmi mantrasya Hiranyagarbharshi. Anushtúp chandah.

Shri mahakali mahalaxmi sarasvatyo devatah. Shri Bijam.

Param shaktih klim kilkam.

Mama sarvakleshapida pariharartha sarva dykhah

daridranashnartha sarvakaryam siddhayartham tcha.

Shri laxmimantrajape viniyogah.

Dhyan Mantra (Concentração e Invocação da Deusa Laxmi)

Brahmim tcha Bhadram Shadbhujam tcha Tchaturmukhim.

Trinetram Khadgam Shúlabhishadmtchkragadadharam.

Pitambardharam devo nanalankara vibhushitam

tejah punjadhara shreshtam dhyayedbalkumarikam.

Recitar junto o Mantra

OM SHRIM HRIM KLIM SHRI SIDDHA LAXMYEI NAMAH

Concentrar um minuto com Yantra sobre o objetivo ou pedido.

Energizar o corpo (passando as palmas em cima da vela e depois sobre o rosto e corpo).

Tomar o Prasad energizado.

ALGUNS MANTRAS E EFEITOS

BIJ MANTRA (Mantra semente) e PRANAVA

Bíj mantras ou mantras sementes representam as entidades na forma genérica e total dela. O bíj mantra SHRIM representa a Deusa Laxmi, em todos os aspectos dela ou todos os tipos de riqueza material, por exemplo: propriedades móveis e imóveis, ouro, pedras preciosas, conta bancária, etc. Para resolver os problemas relacionados com diferentes aspectos existem diferentes mantras da mesma entidade mas geralmente todos contêm o bíj mantra. Quando o bíj mantra faz parte do mantra chama se PRANAVA - que é derivado do verbo pra- nu-, significa emitir o som. Quando um pranava é incorporado num mantra ele aumenta o poder qualitativo do mantra, por isso, eles têm muita importância nos mantras.

A seguir temos alguns bíj mantras e os significado deles.

SHRIM

SH Mahalaxmi
RA Riquezas
Í Satisfação
M Felicidade.

A deusa das riquezas Mahalaxmi me proporcione satisfação e felicidade.

HROM

HR Shiva
O Abençoar
M Felicidade divina

DÚM

D Durgá
Ú Proteger
M Dar

KLÍM

KA Kám(desejos sensuais)
LA Indra
Í Satisfação
M Dar

GLOM

GA Ganesh
LA Amplitude
O Brilho
M Felicidade divina

STRÍM

SA Durgá (aspecto feminino)

TA

Livrar
RA Nirvana
Í Máyá
M Felicidade divina

Os bíj mantras e as respectivas entidades:

KRÍM Mahakali
HRÍM

Shakti

GAM Ganapati
HUM Shiv (bem estar)
SHAM Shankar (destruidor do mal)
FROM Hanuman
DAM Vishnu
YAM Fogo
LAM Terra
RAM Água

O bíj mantra OM merece uma atenção especial dos yogis e praticantes do mantras.

OM ou AUM
O som primodial da natureza sutil

O significado natural do "AUM" que é considerado em si o mantra primordial, é o poder básico do supremo que engloba a criação, preservação e a destruição - representadas por três entidades - Brahmá, Vishnu e Shiva, respectivamente. Quando é pronunciado com "A" abre a boca, com "U" estende e com "M" fecha.

Os yogis durante o estado de samádhi - nos mais altos níveis de consciência, experimentaram o mesmo sutil som do "AUM", que se propagava em todo cosmo seja micro ou macro. Ouviram o mesmo som da menor e maior manifestação da natureza, de átomos até galáxias. Chamaram este som de anhat nád - o som que se propaga por si mesmo, sem razão aparente e sem fricção de dois objetos. O AUM é este som divino e onipresente.

AUM é chamado de pranava que é derivado do verbo pra- nu-, significa emitir o som. Também é chamado de mantra semente por incorporar toda a natureza em si como a semente incorpora toda árvore em si. Quando o pranava aum é incorporado num mantra, ele aumenta o poder qualitativo do mantra.

O Maharshi Patanjali no Yogdarshan (1/28) diz: "Através do japa do OM chega-se ao estado de samádhi" mas sempre, quando se pratica o pranava deve-se ter em mente o amplo significado dele. Conforme Pranavopanishad:

"A" = Nirman (criação do universo), Rigveda, Brahma, a terra,

"U" = Sthiti (preservação do universo), Yajurveda, Vishnu, espaço,

"M" = Pralaya (transmutação do universo), Samveda, Shiva, paraíso,

Conforme Mandukya Upnishad (2/2/6) a concentração em Brahman deve-se fazer com Japa do OM. Isto é necessário para se obter o conhecimento verdadeiro e acabar com as reencarnações e se integrar nele. O pranava OM e o arco, a alma e a flecha e o Brahma e o alvo (2/2/3/4).

Amratanadopnishad (16/20) descreve que, para praticar o OM, o yogi deve escolher um local limpo e seco e sentar-se em Padmasan, Bhadrasan ou Swasticasan com a face para o norte. Durante o Pranayama nos três estados (Púrak, Kúmbhak e Retchak) deve-se concentrar no OM. Segundo o verso 23 deve-se fazer o Japa conforme preplanejado que em pouco tempo oferece resultados. É importante que o praticante evite o medo, a preguiça, muito sono, jejum e irritações. (25-29) assim, ele pode ter visão dos deuses dentro de pouco tempo, pode adquirir os poderes deles e finalmente o Nirvana.

Para começar a prática de qualquer outro Mantra é indicada a prática do OM para alguns dias, afim de purificar a mente. Muitas pessoas que começaram assim narram experiências muito interessantes como visões, benefícios materiais e resoluções dos diversos tipos de problemas especialmente psíquicos pendentes através dos sonhos.

Sempre o Japa (a prática) deve terminar com seguinte oração:

Omkara bindu samyuktam nityam dhyayanti yoginah
kamadam moxadam chaiva omkaraya namo namah

Saudações ao OMKARA, que concede tudo o que se deseja, inclusive a liberação aos yogis que meditam no OM unido com o Bindu (ponto - infinito).

GAYATRI MANTRA

Yajurveda 36,3

Om bhurbhuvah svah tatsaviturvarenyam, bhargo devasya dhimahi dhiyo yo nah pracodayat.

Om bhurbhuvah svah

Aum representa o manifesto e não-manifesto que constituem o mundo denso e sutil. A palavra loka significa mundo ou o campo de experiência ou nível de evolução espiritual. Os sábios definiram um total 14 lokas, 7 superiores e 7 inferiores.

Superiores são:- Bhur loka, Bhuvar loka, Swar loka, Mahar loka, Gyana loka, Tapo loka e Satya loka.

Inferiores são:- Pátalam, Mahátalam, Rasátalam, Talátalam, Sutalam,
Vitalam e Atalam.

Bhur - a terra, o mundo físico constituído de matéria, Bhuvar – o próximo constituído de matéria sutil e Swar - o paraíso. São os três loka onde a alma sofre o processo de reencarnação, são chamadas de vyáhritís. Nos próximos quatro loka ela desfruta o estado evoluído.

Estas três palavras místicas chamadas de vyáhritís, explica o Manu
(o pai da humanidade) são o néctar dos vedas e originárias dos mesmos.
Bhur do Rigveda, Bhuvah do Yajurveda e Swah ou Swar do Sámveda.

São as essências luminosas dos vedas, assim disse o PRAJAPATI
(o criador do universo e dos deuses).

Quando medita o Gáyatri com os vyáhritís o meditador pode visualizar e identificar conscientemente os três loka emergindo, existindo e abolindo no AUM, uma experiência gratificante. Assim os vyáhritís no Gáyatri representam em totalidade a experiência subjetiva e objetiva do homem.

O GAYATRI

tatsaviturvarenyam, bhargo devasya dhimahi dhiyo yo nah pracodayat

Nós meditamos sobre o glorioso esplendor do divino vivificante
que ele próprio ilumine nossas mentes.

O mais glorificado mantra dos vedas é o "GAYATRI" o qual é direcionado ao onipotente que propiciou a vida no universo simbolizado por "SAVITRI"- o sol, por isso, também é chamado de SAVITRI MANTRA.

Conforme os vedas o Brahmá (o criador do universo) recebeu este mantra da divindade suprema e meditando sobre o mesmo ele teve o poder para criar o universo. O Maharishi Vishwamitra compôs o Sávitrí na escala métrica (chanda) de 24 sílabas que chama-se Gáyatri, assim se popularizou como Gáyatri mantra.

O significado e a energia invocada por cada uma das 24 sílabas no contexto de Gáyatri mantra são os seguintes.

1

Ta

sucesso. triunfo.

13

Dhí

capacidade, poder de retenção.

2

Tsa

esforço, empenho.

14

Ma

prana, vida, vitalidade, espirito.

3

Vi

nutrir, sustentar, obedecer.

15

disciplina, domínio sobre desejos.

4

Tur

bem estar, benção, evolução, desenvolvimento.

16

Dhi

penitência, austeridade, determinação.

5

Va

união, conjugação.

17

Yo

premonição, prudência, sagacidade.

6

Re

amor universal.

18

Yo

vigília, satsang.

7

Nyam

riqueza material, prosperidade,

19

Nah

a criação, universo.

8

Bha

brilho, aura, luminosidade.

20

Pra

simplicidade, sem malícia.

9

Rgo

abrigo, proteção, segurança.

21

Cho

coragem, ânimo.

10

De

consciência, inteligência.

22

Da

humildade.

11

Va

controle, repressão.

23

juízo, razão, sabedoria

12

Sya

fé, devoção, fidelidade, confiança.

24

T

servir, compaixão.

Na Índia, o filho de Brahman (casta superior) não é considerado um Brahman até cerca de nove anos de idade, quando ele recebe este mantra numa grande cerimonia através do seu Guru. Após isso, ele está obrigado a seguir certa disciplina, conduta moral e religiosa e esta autorizado de participar dos rituais e cerimônias e casar com uma donzela da mesma casta.

SHIVA MANTRAS

1. Panchaxari mantra

Om namah Shivaya

2. Ashtaxari mantra

Hrim om namah Shivaya hrim

3. Rudra mantra

om namo bhagavate rudraya namah

Estes poderosos mantras são propícios para pessoas com família que não podem dispensar muito tempo com rituais. Proporcionam bem estar e felicidade em geral e levam até iluminação.

4. Maha Mritunjaya mantra

om hrom om jum sah bhurbhuvah svah

om tryambakam yajamahe, sugandhimpushtivardhanam

urvarukamiva bandhanan mrityormuxiya mamritat

bhurbhuvah svarom jum hah hrom om

(Rigveda 7/59/22 - Yajurveda 3/60)

Este mantra afasta qualquer tipo de doença e perigo de morte. O praticante deste mantra nunca vai sofrer um acidente grave ou fatal. Este mantra é considerado um dos mais queridos de Shiva.

JAIN MANTRAS

Namokar mantra

namo arihantanam
Eu reverencio os Arihantas (quem já venceu todos os inimigos internos
- ignorância, orgulho, ego, paixão, ganância, maya, sexo, raiva etc.)

namo siddhanam
Eu reverencio os Siddhas (quem atingiu moksha - consciência)

namo ayariyanam
Eu reverencio os Acharyas – Gurus

namo uvajjhayanam
Eu reverencio os Upadhyayas - Orientadores religiosos

namo loesavvasahunam
Eu reverencio os Sadhus - Sábios

aiso panca namokaro savva pavapanasayo
são capazes de eliminar todos os pecados

mangalanam cha savvesima padhama havai mangalam

Estas cinco reverencias que é a mais importante das todas as felicidades

Entre todos os auspiciosos mantras este (Namokar Mantra) é o mais importante.

O Namokar mantra é o mantra fundamental do Jainismo e pode ser recitado qualquer hora do dia. Ao recitar o mantra o aspirante reverencia as suprema energias espirituais em vez de personificações em particular e por isto não é citado nenhum nome. O objetivo é incorporar as virtudes deles na vida cotidiana.

Gyana vriddhi mantra

Mantra para ampliar a consciência

om aim om

Sankata nivarana mantra

Mantra para superar qualquer dificuldade

om a bhi ra shi ko namah

Chamatlarika mantra

Mantra milagroso

om bhikshu

Bíj Mantras dos Chakcras

Shakti - a energia da criação do universo na sua forma microcósmica tem sua sede no múladhar chakra. Ela fica aqui adormecida na forma de serpente dando duas voltas e meia. Através de Bíja Mantras esta energia pode ser ativada e elevada, atravessando os seis chakras até o último chakra- Sahasrára. Este processo chama-se, Kundalini Jagarana - Acordar a Kundalini. Durante o processo a pessoa e abençoada por seguintes Siddhis (poderes):

Principais Siddhis

Animá - Fazer o corpo de tamanho minúsculo.

Mahimá - Tornar a fazer o corpo muito grande.

Laghimá - Poder flutuar no ar.

Prapti - Controle sobre os desejos.

Prakamya - Conhecimento dos assuntos de outros lokas.

Íshita - Poder de provocar Maya (Hipnotizar)

Vashita - Imune do maya provocado por outros (incl. desejo sexual).

Khyati - Proporciona todos prazeres mundanos.

Siddhis Secundários

Anurmi - Imune de Sede, fome, tristeza, paixão, velhice e morte.

Dúrsrravan - Poder de ouvir a conversa a distancia.

Dúrdarshan – Poder se ver a distância.

Manojava - Poder de transportar o corpo a qualquer distancia.

Kámrúpa - Tornar o próprio corpo em criança,velho, mulher, animal

Parkaya Pravesh - Entrar no corpo de outra pessoa.

Svachanda Maran - Domínio sobre a própria morte.

Deva Kridanudarshan - Poder ver os atos das almas que estão no lokas (esferas) superiores para seguí-los.

Yatha sankalpa - O que deseja acontece. Materialização de objetos.

Apratihatagati - Poder ir aonde quiser.

Siddhis inferiores

Trikalagyata - Conhecer o passado, presente e futuro de qualquer pessoa, comunidade e nação.

Adavandata -Fazer o clima da própria moradia conforme a vontade

Parachittabhigyata - Ler o pensamento dos outros.

Pratishtambha - Clima não afeta o corpo.

Aparajaya - invencibilidade principalmente em discussão.

Não é o objetivo do yogi adquirir estes poderes, mas é a conseqüência de acordar a kundalini. Existem casos em que no meio do processo o yogi atraído por fama, esquece do objetivo principal e começa fazer demonstrações dos poderes adquiridos.

Fonte: Meeta Ravindra